A utilização de chatbots para atendimento ao cliente nas lojas físicas do varejo
Não faz muito tempo que a Inteligência Artificial (IA) assumiu um papel de destaque jamais visto antes. Em uma pesquisa encomendada pela Microsoft, foi descoberto que a IA já faz parte da rotina de 74% das MPMEs brasileiras, e que 90% dos modelos de negócio estão buscando formas de adotar a tecnologia. A tendência para […]
atendimento Contact Center Tecnologia Omnichannel Atendimento ao Consumidor | 01/07/2024
Não faz muito tempo que a Inteligência Artificial (IA) assumiu um papel de destaque jamais visto antes. Em uma pesquisa encomendada pela Microsoft, foi descoberto que a IA já faz parte da rotina de 74% das MPMEs brasileiras, e que 90% dos modelos de negócio estão buscando formas de adotar a tecnologia.
A tendência para os próximos anos é que a ascensão da IA continue, com ela ocupando cada vez mais espaço e relevância no meio corporativo. Setores como saúde, educação, finanças, indústria, agricultura e transporte já estão sendo positivamente impactados e continuarão a se beneficiar dessa evolução. O varejo, claro, não é uma exceção.
Atualmente, apenas 5% das operações de vendas são feitas usando IA, segundo dados da Gartner. No entanto, o estudo prevê que até 2028 esse cenário se modifique e 60% das vendas sejam realizadas com Inteligência Artificial.
Muitas soluções inteligentes contribuirão para esse aumento dos indicadores, como é o caso de sistemas de recomendação personalizados, análise preditiva de estoque e automação de processos, mas uma tecnologia ainda será protagonista: os chatbots!
Hoje entenderemos mais sobre eles, e como podem ser aplicados para proporcionar um atendimento automatizado ao cliente e contribuir para o aumento das vendas.
O que é chatbot e qual sua relevância?
Os chatbots nada mais são que assistentes virtuais que simulam conversas humanas a partir de mensagens de texto. Projetados para interagir com os usuários, eles utilizam Inteligência Artificial (IA) para entender perguntas, fornecer recomendações, pesquisar produtos ou realizar tarefas específicas.
Para quem trabalha com atendimento ao cliente em lojas físicas do varejo, a rotina pode ser agitada e estressante, especialmente nos momentos em que muitos clientes decidem tirar dúvidas e entrar em contato com a empresa ao mesmo tempo. Nesses momentos, a demanda por atendimento e suporte adequado muitas vezes supera a capacidade da equipe, refletindo diretamente na experiência dos consumidores e influenciando sua tomada de decisão.
Benefícios dos chatbots
O grande benefício dos chatbots é que eles não ficam limitados a atender um só usuário, como é o caso dos humanos. Depois que configurados, eles conseguem interagir com várias pessoas simultaneamente, mesmo que estejam em diferentes partes do mundo ou realizando ações em diferentes horários (suporte 24×7).
Esse diferencial por si só já torna os chatbots um investimento interessante para as varejistas que possuem lojas online, mas a tecnologia vai além e também beneficia lojas físicas com o atendimento automatizado.
Abaixo, veja quais são essas vantagens:
- Redução do tempo de espera: em vez de esperar na fila para falar com um atendente ou funcionário, os clientes recebem ajuda imediata através de um quiosque, totem de atendimento, aplicativo ou site com chatbots. Além disso, é importante frisar que o chat pode ser incluído em plataformas como Whatsapp, redes sociais e outros canais.
- Apoio à equipe de vendas: a tecnologia oferece informações adicionais sobre produtos, faz sugestões com base nas preferências do consumidor e até mesmo ajuda na finalização da venda;
- Coleta de dados e análises: durante as interações, é possível a empresa coletar informações valiosas sobre preferências de produtos, histórico de compras e feedback, e usar disso para aprimorar soluções.
- Integração em sites e aplicativos: ao ser integrado a diferentes plataformas é possível proporcionar uma experiência mais fluida e omnichannel.
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Os chatbots pela capacidade de atender múltiplos usuários simultaneamente, ao contrário dos atendentes humanos. Uma vez configurados, eles conseguem interagir com várias pessoas ao mesmo tempo, independente da localização ou horário (suporte 24X7). Esse diferencial já é um grande atrativo para varejistas com lojas online, mas a tecnologia também traz benefícios para as lojas físicas.
Principais vantagens dos chatbots
Redução do tempo de espera: Os clientes recebem ajuda imediata através de quiosques, totens de atendimento, aplicativos ou sites com chatbots, evitando filas para falar com um atendente ou funcionário. A integração do chat em plataformas como WhatsApp, redes sociais e outros canais melhora ainda mais a acessibilidade.
Apoio à equipe de vendas: Os chatbots fornecem informações adicionais sobre produtos, fazem sugestões baseadas nas preferências dos consumidores e até ajudam na finalização das vendas.
Coleta de dados e análises: Durante as interações, as empresas podem coletar informações valiosas sobre preferências de produtos, histórico de compras e feedback, utilizando esses dados para aprimorar suas soluções.
Integração em sites e aplicativos: A integração em diversas plataformas proporciona uma experiência mais fluida e omnichannel para os clientes.
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Casos de Uso de Chatbots no Varejo
Embora os chatbots sejam usados há alguns anos, ainda existem dúvidas sobre potenciais de uso da tecnologia. Abaixo, alguns exemplos de como eles podem ser aplicados no varejo: Assistência ao cliente
Um quiosque com um tablet pode ser instalado na entrada da loja física, e assim que os clientes visitam o estabelecimento, interagem com um chatbot. Nessa interação, perguntam sobre o horário de funcionamento da loja, por exemplo, ou então pedir informações específicas sobre promoções. Além disso, totens digitais de atendimento, podem ser implementados para oferecer uma experiência ainda mais interativa e eficiente para os clientes.
Recomendação de produtos
Os clientes utilizam o aplicativo da loja nos celulares para pesquisar produtos com base nas suas necessidades. No caso de uma loja de roupas, uma cliente digita “vestidos para festa”, por exemplo, e o chatbot recomenda vários vestidos com base no estilo, cor e tamanho que ela procura.
As recomendações são feitas com base nas pesquisas anteriores e no comportamento do usuário, permitindo sugestões proativas e específicas.
Agendamento de serviços
Após a aquisição de um produto, os clientes visitam o site da loja para interagir com o chatbot e pedir informações sobre os serviços de assistência técnica. Eles também recorrem ao bot para agendar um horário para conserto, caso o item apresente falhas.
Feedback pós-compra
Após a finalização de uma compra, os clientes recebem uma mensagem de texto via WhatsApp, e-mail, SMS, ou outro canal de chat de sua preferência, pedindo feedback sobre a experiência de compra. O chatbot integrado ao aplicativo faz perguntas sobre o atendimento, qualidade dos produtos e facilidade de navegação na loja. Até mesmo redes sociais podem ser usadas para esse propósito, conforme mencionado anteriormente.
Conte com as soluções adequadas
A implementação de chatbots pode ajudar os varejistas a melhorarem o atendimento aos clientes, motivando-os consumidores a comprarem seus produtos e serviços, fidelizar com a marca e recomendar a loja para outros potenciais compradores.
Os investimentos, no entanto, não devem se limitar apenas nos chatbots. Não se o objetivo for tornar a loja uma referência no mercado. Outras tecnologias também são necessárias para tornar as operações mais inteligentes e assegurar uma experiência de compra memorável.
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