fbpx

Chamadas indesejadas: novas medidas da Anatel

As robocalls, popularmente conhecidas como chamadas indesejadas, sofreram alterações neste mês de outubro. Para diminuir as ligações inoportunas, foram editadas propostas realizadas às operadoras e também incluído obrigações nos  processos de controle e organização dos recursos de numeração.  A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), publicou no dia 03 de outubro novas regras para o telemarketing […]

Anatel Atendimento ao Consumidor Nexus | 12/10/2022

As robocalls, popularmente conhecidas como chamadas indesejadas, sofreram alterações neste mês de outubro. Para diminuir as ligações inoportunas, foram editadas propostas realizadas às operadoras e também incluído obrigações nos  processos de controle e organização dos recursos de numeração. 

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), publicou no dia 03 de outubro novas regras para o telemarketing ativo, a partir do regulamento de Procedimento para a Atribuição e Designação de Recursos de Numeração. A novidade é a coibição no direcionamento de tráfego de chamadas originadas por recursos não atribuídos, vagos ou em quarentena, assim como a modificação do número do usuário originador da chamada. O uso do prefixo 0303 se mantém obrigatório por parte das prestadoras de telecomunicações. 

Outra novidade vigente é o uso do prefixo 0500, que deve ser utilizado especificamente para entidades sem fins lucrativos as quais realizam a captação de recursos através de ligações. Para se adequar à norma, as campanhas de doação terão 90 dias para veicular o número às suas atividades cotidianas. 

 

Propostas Negadas 

A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) havia proposto que apenas novos consumidores tivessem a oportunidade de visualizar em seus celulares o prefixo 0303, o que foi negado pela Anatel. O número deverá ser empregado a todos aqueles que receberem uma ligação de telemarketing relacionada à venda. 

Retirar o nome da empresa detentora do código também foi uma das solicitações que não foram aceitas. Para a adequação da norma foi realizado um aumento no prazo, sendo este permitido até outubro de 2023. 

Resultados já podem ser vistos com as ações tomadas pela Anatel

Segundo comunicado expedido pela agência, em três meses os benefícios já começaram a aparecer.Cerca de 40% das ligações em excesso diminuíram, 13,8 bilhões das chamadas com até 3 segundos deixaram de ser realizadas e  2.649 números com prefixo 0303 já foram atribuídos para 1.744 empresas.

É possível ter uma operação de telemarketing segura e adequada?

Apesar do telemarketing ativo ser direcionado à vendas de uma forma direta, é preciso pensar na humanização das ligações e na assertividade do propósito. É preciso empatia para com o cliente que está sendo abordado e promover uma conversa que encante. Não se deve sobrecarregar os usuários com ligações desnecessárias e que não trazem vantagens às empresas. 

A Nexcore oferece a melhor experiência aos usuários ao promover uma estratégia adequada do Nexus Omni Cloud, uma plataforma Omnichannel que possui também a funcionalidade de discador adaptativo. A operação realizada pelas empresas e Contacts Centers precisam de planejamento e estudo, e a Nexcore oferece uma boa base e auxilia nas estratégias criadas pelas equipes, além de aplicar travas para que as empresas não sofram com sanções.

< Ver mais posts