Atendimento ao cliente: o que esperar em 2023
O atendimento ao cliente é a porta de entrada para qualquer negócio. É no primeiro contato que se inicia a construção de um relacionamento e uma possível fidelização do consumidor. Por este motivo, é preciso estar por dentro dos avanços tecnológicos e garantir que o seu negócio atenda às expectativas do cliente. Para o ano […]
Omnichannel | 27/01/2023
O atendimento ao cliente é a porta de entrada para qualquer negócio. É no primeiro contato que se inicia a construção de um relacionamento e uma possível fidelização do consumidor. Por este motivo, é preciso estar por dentro dos avanços tecnológicos e garantir que o seu negócio atenda às expectativas do cliente.
Para o ano de 2023, o foco do atendimento ao cliente será guiado pela oferta de uma experiência diferenciada, humanização no contato e estratégias de soluções que aconteçam de forma rápida e satisfatória. Será essencial oferecer algo além do básico.
Para ajudar no planejamento do seu negócio, separamos as principais tendências para você. Confira abaixo.
1. Plataforma omnichannel
Atualmente, os clientes entram em contato com as empresas através dos mais diversos canais de comunicação. Instagram, chat do site, e-mail, telefone, Whatsapp, entre muitos outros. Uma plataforma que conecta conversas traz uma gestão segura e eficaz das mensagens que chegam, além de proporcionar números estatísticos para a tomada de decisões.
A estratégia omnichannel é focada na jornada do cliente, onde a experiência é consistente e centralizada, independente do canal que ele escolher. Pesquisas apontam que os consumidores tendem a comprar e indicar os negócios que oferecem boa experiência e estão presentes onde eles procuram.
Ter uma comunicação acessível é um diferencial para clientes que buscam informações e querem agilidade na solução de problemas.
2. Bots de Atendimento
Para qualquer segmento e para empresas de todo o tamanho. Os chatbots e voicebots já estão presentes nos atendimentos para trazer agilidade e resolver problemas básicos do dia a dia. A tendência é que neste ano o autoatendimento cresça e supere o número de atendentes humanos disponíveis para iniciar uma primeira conversa.
Através de um assistente virtual, o negócio cria um avatar com as características da sua empresa e inclui um widget no site, no Whatsapp, Redes Sociais e demais canais. Um dos pontos fortes dessa funcionalidade é sua adaptabilidade, pois com ela é possível realizar check-ins, marcar consultas e exames, oferecer segunda via de boleto. A facilidade encanta os clientes.
Não se pode esquecer que o ideal é manter o equilíbrio. Caso o bot não consiga atender às expectativas do cliente, ele imediatamente transfere o atendimento para uma pessoa que estará apta a receber a demanda. A conexão com o cliente deve ser valorizada acima de tudo.
3. Experiência Personalizada
Oferecer uma experiência personalizada é pensar no cliente de forma empática e entender qual a sua jornada. Ao chamar seu cliente pelo nome, ele se sente único. Mas é preciso ir além disso. Entenda as suas necessidades e ofereça o que ele precisa no momento. Ser assertivo em relação às suas dores é um diferencial.
Atender em múltiplos canais é também uma experiência. Nos dias de hoje, todos são hiperconectados. Uma plataforma omnichannel, como citado anteriormente, ajuda a customizar os contatos e traz uma vivência diferenciada entre cliente e marca.
Para ser ter um direcionamento mais claro de suas ações, invista no feedback do cliente. Realize pesquisas de satisfação sobre o atendimento, produto ou serviço. É importante criar um ciclo que faça o seu cliente se sentir especial e ouvido.
4. Humanização
Automatizar não significa tirar o tom humano e desfazer a conexão emocional com o cliente. Ao contrário, a tecnologia vem para se aproximar e atender as urgências com mais agilidade.
É indispensável ter uma comunicação clara e eficaz. O diálogo humanizado consiste em um tom de voz que traga a sensação de se estar conversando com uma pessoa, de maneira fluída e simples.
Para os atendentes que dão suporte aos chatbots e voicebots, é preciso praticar a escuta ativa, ter a capacidade de compreender as necessidades do cliente e a disposição para ajudá-lo.
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Estas são tendências importantes para você incluir nas estratégias do seu atendimento. Para trazer ainda mais resultados, contrate uma plataforma completa e que tenham funcionalidades adequadas para a sua empresa. Tenha Nexus Omni Cloud.