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4 vantagens do Whatsapp integrado no atendimento ao cliente

A utilização de múltiplos canais de contato com o cliente já é uma febre no mundo, fruto da transformação digital e da necessidade dos consumidores de serem atendidos rapidamente. Dentro desse contexto, temos a utilização do WhatsApp integrado à estratégia de atendimento. Conforme novas tecnologias nascem e outras são deixadas de lado devido a terem […]

Whatsapp Satisfação do Cliente Omnichannel Atendimento ao Consumidor Nexus | 05/11/2019

A utilização de múltiplos canais de contato com o cliente já é uma febre no mundo, fruto da transformação digital e da necessidade dos consumidores de serem atendidos rapidamente. Dentro desse contexto, temos a utilização do WhatsApp integrado à estratégia de atendimento.

Conforme novas tecnologias nascem e outras são deixadas de lado devido a terem se tornado obsoletas, as empresas buscam adaptar-se e obter os melhores resultados possíveis em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.

Nesse cenário, a utilização do WhatsApp integrado às estratégias de atendimento ao cliente torna-se algo fundamental na oferta de mais um canal de contato aos consumidores de sua marca. Saiba mais no texto a seguir!

 

O WhatsApp integrado no atendimento ao cliente

O aplicativo de mensagens WhatsApp foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, permitindo o envio de mensagens e chamadas telefônicas com a utilização da internet como meio de transmissão.

Em pouco tempo se tornou um dos mais populares meios de comunicação, principalmente no Brasil , vindo a receber vários upgrades para o envio de diversos tipos de arquivos como vídeos, PDF e áudio, além de que o aplicativo se tornou multiplataforma e é gratuito para uso.

Segundo uma pesquisa realizada pela eMarketer, consultoria de marketing americana, O Whatsapp é o aplicativo mais utilizado no mundo para a troca de mensagens fora dos Estados Unidos.

Conforme os dados apresentados, no Brasil, 98% dos usuários da solução a checam todos os dias, enquanto que 65% já fazem isso logo ao acordar pela manhã.

Ao analisarmos esse estudo, fica evidente a importância de buscar a utilização do WhatsApp integrado no atendimento ao cliente com o intuito de engajar e fidelizar cada vez mais os consumidores que fazem uso dessa ferramenta.

Ao adotar o WhatsApp como um canal de comunicação oficial, as empresas demonstram aos seus clientes que são modernas e estão em busca de um atendimento de excelência, assertivo e individualizado.

Com isso, pode-se esperar o aumento no nível de satisfação dos clientes, que contam com mais um canal de contato com a empresa, permitindo que eles busquem a solução de suas demandas da forma que melhor lhes convir.

A integração

Desde 2018 o WhatsApp já conta com uma versão chamada “WhatsApp API”, que permite a integração direta de um sistema externo com os dados do aplicativo, contanto com algumas características diferenciadas que possibilitam a integração com o atendimento ao cliente.

Por meio da API da aplicação é possível acessar a todos os recursos do chamado WhatsApp Business e dessa forma utilizar suas funcionalidades de forma automatizada, aplicando chatbots, por exemplo. Entre as possibilidades estão.

Perfil de negócio

A criação de um perfil de negócios que permita o acesso do cliente a informações como nome, descrição, geolocalização, site e e-mail de forma simples e rápida.

Recursos de mensagens

Configuração de mensagens rápidas que permitam responder às questões mais frequentes sem a necessidade de escrever sempre o mesmo texto, mensagens de saudação para quando é iniciado um contato e mensagens de ausência em momentos em que não é possível o rápido retorno.

Tais soluções são fundamentais para lidar com o fluxo de contatos recebidos por uma conta comercial, que é muito maior que uma conta pessoal.

Etiquetas

Etiquetas podem ser utilizadas em contatos ou conversas como forma de organização, marcando, por exemplo, um pedido, um novo cliente, pagamentos pendentes ou qualquer outra forma que seu time achar conveniente em organizar a aplicação.

Estatísticas de mensagens

Outro recurso de integração muito interessante do WhatsApp são as estatísticas a serem acompanhadas, permitindo verificar o número de mensagens enviadas, entregues, lidas recebidas, entre outras.

Por meio desse acompanhamento é possível entender como está o atendimento via WhatsApp e aplicar melhorias ou mudanças na forma que os contatos estão sendo realizados, buscando uma maior satisfação do cliente.

Versão Web

O WhatsApp, também pode ser acessado por um navegador em um computador, o que facilita o trabalho, visto que é mais fácil digitar e estar pronto a responder a qualquer notificação.

As Vantagens

São várias as vantagens na aplicação do WhatsApp como mais um canal de comunicação da empresa, sendo que separamos alguns dos principais benefícios.

1. Agilidade no atendimento

O contato via WhatsApp é muito mais dinâmico, sendo que o cliente geralmente já está com o seu smartphone em mãos e a abertura do aplicativo é muito simples, diferentemente de ter que ficar ao telefone em uma chamada ou buscar um computador.

Além disso, o colaborador pode navegar entre as várias conversas no aplicativo e realizar o atendimento de diversos clientes ao mesmo tempo, já que nem todos respondem rapidamente.

2. Facilidade de comunicação

Como se tratam de mensagens rápidas, existe uma facilidade de comunicação entre o cliente e a empresa, sendo que sempre que surgir uma dúvida, uma reclamação ou um elogio, basta enviar uma mensagem.

Da mesma forma, é possível melhorar o acompanhamento pós-venda e as campanhas de marketing da empresa, enviando promoções e peças publicitárias diretamente ao cliente por meio de mensagens rápidas.

3. Atendimento individualizado

Como o histórico de mensagens fica salvo na aplicação, é simples realizar um atendimento personalizado, pois, se visualiza de forma rápida os últimos contatos realizados e já se pode ter uma ideia acerca do que se trata a mensagem do cliente.

Dessa forma, o cliente se sente mais acolhido, uma vez que não é preciso contar toda a sua história mais uma vez para que o atendente entenda qual é a sua situação.

4. Satisfação do cliente

Todos os pontos anteriores levam ao principal benefício da utilização do aplicativo WhatsApp integrado no atendimento ao cliente, a satisfação do consumidor, que pode contar com mais um canal de comunicação com a empresa, muito mais ágil e simples, encurtando o caminho entre o problema e a solução.

Em um mundo no qual a falta de tempo vem se tornando algo comum, a facilidade do contato rápido com as empresas é algo revolucionário no atendimento ao cliente, gerando a fidelização e o engajamento dos consumidores.

O WhatsApp integrado com o atendimento ao cliente trará todos os benefícios descritos acima e muitos outros para a sua empresa. Esperamos que ao final deste post, isso tenha ficado claro.

Essa é uma das soluções para trazer um diferencial para a sua empresa, mas existem outras que também podem melhorar seus resultados. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais !

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