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Fique por dentro das melhores técnicas de atendimento ao cliente

O bom relacionamento com o cliente, o qual garante o sucesso da empresa, está vinculado à qualidade do atendimento oferecido. Afinal, um cliente que tira suas dúvidas com a empresa e tem suas necessidades atendidas, tem altas chances de continuar apoiando aquela empresa. Nesse sentido, é importante utilizar as melhores técnicas de atendimento. Essas técnicas […]

Omnichannel Atendimento ao Consumidor | 18/06/2020

O bom relacionamento com o cliente, o qual garante o sucesso da empresa, está vinculado à qualidade do atendimento oferecido. Afinal, um cliente que tira suas dúvidas com a empresa e tem suas necessidades atendidas, tem altas chances de continuar apoiando aquela empresa. Nesse sentido, é importante utilizar as melhores técnicas de atendimento.

Essas técnicas podem se basear na jornada do consumidor e em abordagens que demonstram segurança, empatia e cordialidade. Também pode-se levar em conta o nível de capacitação da equipe de atendimento.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e descubra as principais técnicas de atendimento ao cliente. Em seguida, descubra os erros que não podem ser cometidos nesse processo. Confira!

Técnicas necessárias de atendimento

Entenda o que o cliente deseja

Fica inviável fazer um bom atendimento se a empresa não conhece o que o cliente busca. É preciso conhecer quais as motivações de ele buscar o atendimento.

Uma das técnicas de atendimentos eficazes é fazer perguntas, investigar as razões pelas quais o cliente precisa ser ajudado. Aquela pergunta “Em que posso lhe ajudar” é fundamental em todo atendimento.

Analise a jornada de compra do cliente

Muitos clientes acabam ficando impacientes por terem que repassar alguns dados básicos durante um atendimento. Para evitar esse tipo de desgaste, é importante que o atendente analise a jornada de compra do cliente.

Assim, ele consegue ter acesso ao histórico das últimas conversas, caso não seja o primeiro atendimento e, conhecer alguns dos problemas que o cliente enfrenta. Como resultado disso, o atendente consegue ser mais proativo em realizar um atendimento que ofereça inclusive a oportunidade do cliente adquirir outros serviços.

Demonstre segurança

Às vezes, o cliente tem grande disposição para adquirir um serviço ou produto. No entanto, se o atendente não passar confiança durante a abordagem ele acaba desistindo de realizar a aquisição.

Nesse sentido, uma das técnicas de atendimento é a postura de firmeza, principalmente na voz. Lembre-se, é importante sempre ter uma postura gentil para que essa firmeza não seja confundida com falta de educação.

Seja cordial e empático

Atitudes cordiais e empáticas se refletem na satisfação do cliente, afinal, é fundamental considerar que o cliente quando vai em busca de um atendimento quer sanar alguma dificuldade ou necessidade. Dessa forma, ele precisa ser bem acolhido.

Uma das técnicas infalíveis é sempre perguntar o nome do consumidor e se colocar à disposição para escutá-lo. Também vale a pena realizar um estudo com base no customer experience. Trata-se de um conjunto de elementos racionais e emocionais que estão envolvidos no contato com o cliente. Isso ajuda perceber, por exemplo, em qual momento o cliente gosta de receber um e-mail ou telefonema.

A estratégia abordada dá margem para que o atendente, em alguns momentos, deixe de lado algumas técnicas padronizadas de atendimento a fim de que consiga ficar mais próximo da posição de escuta do cliente.

Tenha amplo conhecimento sobre os serviços

Durante o atendimento, é importante convencer o cliente sobre o melhor serviço a ser oferecido para ele. Dessa maneira, caso o atendente não conheça a fundo sobre os serviços ou produtos, é bem provável que o cliente desista da compra. Para tanto, é fundamental saber detalhadamente o que é oferecido pela empresa, levando em consideração algumas desvantagens inerentes.

Esse tipo de conhecimento permite oferecer outras possibilidades para o cliente. Isto é, o atendente consegue compreender o estilo do consumidor e com isso reorientá-lo para o serviçovou produto que mais tem a ver com esse perfil. No final das contas, teremos um cliente satisfeito e a empresa faturando mais.

Erros de atendimento que devem ser evitados

Falta de qualificação da equipe

Um erro comum em atendimento ao cliente é a falta de preparo da equipe. Geralmente existem queixas sobre o palavreado utilizado, a falta de conhecimento sobre os serviços oferecidos e o estresse dos atendentes.

Atender clientes não é uma tarefa simples. Quem assume essa posição de oferecer um serviço ou produto deve estar extremamente preparado e isso pode ser conquistado por meio de um bom treinamento ou capacitação. 

Ignorar estratégias de pós-venda

O relacionamento com o cliente não termina quando ele adquire um serviço. Após essa etapa, é importante não se esquecer do consumidor, até porque a competitividade do mercado pode fazer com que o cliente migre para a concorrência.

Para evitar problemas, o atendimento pós-venda é fundamental. É preciso colocar a equipe para verificar se os clientes estão satisfeitos com os serviços desfrutados. Lembre-se: é importante ir com calma, sem parecer invasivo.

Prestar informações rasas ou imprecisas

Um dos erros fatais é quando um cliente se comunica com a central de atendimento e não consegue sanar sua dúvida, ou quando ele é transferido para outros atendentes, se tornando uma jornada árdua para encontrar o que precisa.

Para evitar esse constrangimento, é vital que os atendentes prestem informações precisas. Um bom treinamento capaz de formar um atendente experiente com as dúvidas mais recorrentes do cliente é mais necessário para se alcançar o sucesso no atendimento ao cliente.

Tratamento inadequado

O uso do “você” e “senhor e senhora”, ainda causa muito impacto na receptividade ao cliente. Essas formas de tratamento, embora sejam ignoradas por muitos, pode frustrar ou não o cliente.

Uma das técnicas utilizadas para se livrar desse erro, é o atendente averiguar a idade ou a maneira que o cliente gosta de ser tratado. Por exemplo, geralmente clientes mais jovens abominam serem chamados de senhores ou senhoras, deixando o atendimento pedante para eles. Por outro lado, pessoas mais velhas se sentem valorizadas quando têm seu nome acompanhado por um senhor/senhora. É um tratamento polido, que demonstra respeito.

Conheça um dos métodos fundamentais, o atendimento humanizado.

Único canal de atendimento

As empresas que atuam tanto fisicamente quanto virtualmente, apresentam apenas um canal de atendimento que geralmente é um número de telefone fixo ou pelo aplicativo WhatsApp. É de extrema importância ir além disso.

É fundamental que haja diferentes canais de atendimento para que os clientes possam entrar em contato quando quiserem e onde estiverem. Por isso, vale a pena investir em gestão omnichannel, a qual permite a integração de diversos canais em uma estrutura inteligente e padronizada.


Essas foram algumas técnicas de atendimento ao cliente. É importante destacar que a adoção dessas práticas não apenas facilitam a primeira compra do cliente, mas também a sua fidelização. Consumidores bem atendidos criam uma relação mais simbiótica com a empresa que faz continuar comprando até em tempos de crise.

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