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A importância do primeiro contato com o cliente

Você sabe quão importante é o primeiro contato com o cliente? Mesmo que exista uma grande competição entre empresas de atendimento ao cliente, é fundamental investir em experiências positivas e cativantes desde a primeira interação. A maneira como você aborda o cliente logo no início define a percepção que ele terá sobre sua empresa, influenciando […]

atendimento Satisfação do Cliente Atendimento ao Consumidor | 03/05/2024

Você sabe quão importante é o primeiro contato com o cliente? Mesmo que exista uma grande competição entre empresas de atendimento ao cliente, é fundamental investir em experiências positivas e cativantes desde a primeira interação. A maneira como você aborda o cliente logo no início define a percepção que ele terá sobre sua empresa, influenciando diretamente a fidelidade e a satisfação do cliente a longo prazo.  

Neste artigo, vamos explorar a fundo nas principais estratégias para garantir que o primeiro contato com o cliente seja impactante e acolhedor.  Você vai entender como uma abordagem personalizada, combinada com soluções inovadoras e a interferência humana, pode criar uma dinâmica de relacionamento forte e duradoura.  

Boa leitura!
 

Oferecendo uma Boa Primeira Impressão: O Segredo do Sucesso no Primeiro Contato com o Cliente

Para garantir uma boa primeira impressão no atendimento com o cliente, não subestime a importância do primeiro contato. Uma experiência negativa pode custar caro, já que no ano de 2023, 65% dos consumidores desistiram de finalizar uma compra após experiências negativas na hora do atendimento.

Então, como podemos garantir que esse primeiro encontro seja bem-sucedido? Separamos algumas dicas para garantir que o primeiro contato com o cliente da sua operação com o cliente seja uma experiência excelente:

 

Empatia no atendimento:

 

Antes de iniciar qualquer interação, é preciso que seu call center tenha em mente que a empatia ao ter o primeiro contato com o cliente serve como um impulsionador para gerar boas experiências no dia a dia.  Ter empatia significa colocar-se no lugar do cliente, compreendendo suas necessidades e emoções.  Portanto, é fundamental que a cultura seja em todos de uma abordagem empática e da humanização esteja incorporada em todas as camadas da sua empresa.

 

Analisar as avaliações positivas e negativas:

 

Independentemente do ramo de atuação de sua empresa, avaliações positivas são ótimos indicadores de que o atendimento e as estratégias adotadas estão funcionando. No entanto, como sua empresa deve reagir ao receber uma avaliação negativa? 

Nessas situações, a atenção aos detalhes é crucial. Primeiro, você deve identificar o contexto em que a avaliação negativa foi dada. Foi no primeiro contato com o cliente? Se sim, quais foram os possíveis motivos para a nota baixa? Pode ter sido uma experiência negativa com um agente digital, um autoatendimento com opções limitadas ou um erro foi causado no atendimento por um agente humano.  

Após a avaliação de todos os cenários, você deve repensar qual é o próximo passo que sua operação vai dar para melhorar a experiência do cliente. Se você quer evitar o trabalho manual, ter relatórios robustos e desenvolvimento de bots planejados para a persona ideal, você pode clicar aqui e saber mais.

 

First Call Resolution (FCR)

 

O FCR, ou First Contact Resolution (Resolução no Primeiro Contato), é um indicador que desempenha um papel fundamental na melhoria da boa experiência no primeiro contato com o cliente. O FCR mede a eficiência do atendimento ao cliente e a qualidade do suporte prestado. Quando um cliente entra em contato com uma empresa, seja por telefone, e-mail, chat ou pessoalmente, ele espera resolver seu problema ou obter uma resposta para sua pergunta de forma rápida e eficiente. 

Ao garantir que o FCR seja priorizado, as empresas demonstram um compromisso com a eficiência e a satisfação do cliente.  Um alto índice de FCR significa que a empresa está respondendo prontamente às demandas do cliente, evitando frustrações, transferências desnecessárias, repetições de informações ou a necessidade de múltiplas interações para alcançar uma solução. Além disso, a resolução rápida reflete positivamente na percepção do cliente sobre a empresa, reforçando a imagem de uma organização focada em oferecer um atendimento eficaz e cuidadoso. Se a primeira impressão é a que fica, por que não oferecer a melhor delas? 

 

A primeira impressão é a que fica!

 

Conforme avançamos na jornada de atendimento, entendemos que a primeira impressão é crucial na relação entre empresa e cliente. Nós da Nexcore by Selbetti, nos dedicamos em oferecer a melhor experiência desde o primeiro contato com o cliente e estamos comprometidos em ajudar sua empresa a fazer o mesmo. 

Nossa plataforma de atendimento é projetada com um único objetivo em mente: tornar cada interação inicial excepcional. Oferecemos relatórios detalhados, e insights valiosos e soluções inovadoras para que você possa transformar o atendimento ao cliente em um diferencial competitivo.   

Se você busca impressionar seus clientes logo no primeiro contato, é hora de investir em uma plataforma que atenda a todas as suas necessidades. Na Nexcore by Selbetti, nós temos a expertise para ajudar a sua empresa a se destacar. 

Quer saber como escolher uma plataforma de atendimento que impressiona seu cliente desde o primeiro contato? Fale com nossos especialistas e comece a transformar o atendimento de sua empresa.  

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