5 tendências tecnológicas de 2023 e como elas se conectam à inovação
Nos últimos anos, as organizações aceleraram sua transformação digital e se adaptaram às novas tecnologias e aos conceitos de inovação. O ano de 2023 promete trazer algumas tendências abordadas em 2022 e consolidar tudo aquilo que visa crescimento e resultado. É preciso que as corporações estejam antenadas ao movimento tecnológico do mercado, acompanhar as novidades […]
Omnichannel | 12/01/2023
Nos últimos anos, as organizações aceleraram sua transformação digital e se adaptaram às novas tecnologias e aos conceitos de inovação. O ano de 2023 promete trazer algumas tendências abordadas em 2022 e consolidar tudo aquilo que visa crescimento e resultado.
É preciso que as corporações estejam antenadas ao movimento tecnológico do mercado, acompanhar as novidades e não perder a competitividade saudável que incentiva o desenvolvimento.
Confira cinco tendências que vão revolucionar os mais diversos setores e negócios. Leia abaixo.
1. Metaverso
Muito se ouviu falar sobre a nova realidade que integra o físico e o digital. A promessa é que para este ano as experiências na internet se tornem mais imersivas, sem deixar de lado o mundo real.
Os avatares virtuais serão mais personalizáveis. Empresas e marcas devem expandir sua presença, criando pontos de vendas e prédios para trabalho. As experiências do usuário serão diferenciadas e também farão parte da vida física. Se torna obsoleto o conceito de um jogo que imita a vida real, agora começa a fazer parte de uma realidade vivenciável.
As redes sociais também abordarão mais sobre este tema. A geração Z está fortemente ligada ao metaverso e consumindo produtos e serviços de negócios que tenham os mesmos princípios e valores que o seu. Ou seja, estarão presentes onde a sua marca favorita estiver. Engajando fortemente no que compram e no que acreditam.
Os eventos se tornarão híbridos. Possivelmente serão transmitidos dentro do metaverso, das redes sociais e estarão acontecendo ao mesmo tempo em algum espaço físico.
Vale lembrar: Como a internet no início do século, o Metaverso ainda está em uma bolha. Dificil de conceituar e de dizer qual caminho ela vai levar definitivamente. Será necessário investir pesado, mas se pode apostar de forma ponderada. Não é moda, será realidade? De que maneira? Ainda vamos descobrir.
2. Inteligência Artificial – Chatbots e Voicebots
A inteligência artificial irá fazer parte do cotidiano das pessoas. A intenção é que cada vez mais os atendimentos e interações sejam automatizados. A experiência se mantém humana e focada no usuário, mas por trás disso estará um IA que vai gerenciar os processos e entregar soluções rápidas.
Os chatbots já tem se tornado uma das tecnologias mais utilizadas por empresas. Costumam estar presentes no atendimento de chats, redes sociais, e-commerces e lojas varejistas.
Para atendimentos via telefone ou necessidades que envolvam automação da voz, a solução encontrada é o voicebot. Onde uma voz simula um atendimento humano e direciona os clientes para o setor no qual ele deseja atendimento. Utiliza-se também para outras finalidades, como venda, acordos, entre outros.
Esse tipo de tecnologia vem em conjunto com relatórios e informações que auxiliam na tomada de decisões. Mais e mais a automação se tornará inteligente e vai alavancar empresas.
3. Privacidade de Dados
As corporações mais do que nunca precisarão se alinhar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A segurança da informação deverá ser uma prioridade, principalmente pelo vazamento de dados ocorrido no último ano. Os usuários estarão atentos ao compartilhamento de suas informações e exigem que tudo esteja de acordo com a lei.
Softwares que trabalham com grandes volumes de informações pessoais de usuários e também outros dados, deverão investir fortemente em um plano para evitar a eventualidade do vazamento de dados e devem alocar seu orçamento para uma boa estratégia que traga forte segurança.
4. Plataformas de solução em 360º
Para acelerar o ritmo de atendimento, aumentar o número de vendas e conectar pessoas e empresas, os negócios usarão plataformas omnichannel que operam em 360º.
O objetivo é que de apenas um lugar se possa integrar vários atendimentos, diminuir os custos operacionais da empresa e oferecer uma experiência ao cliente que se torne uma fidelização.
Uma ótima plataforma que atende a necessidade de qualquer setor, é Nexus Omni Cloud. O software conecta conversas de uma forma simples e inteligente, tem um design intuitivo e fácil de operar. Oferece também diversos relatórios e tem milhares de funcionalidades que agregam no cotidiano das empresas.
Como diz Phillip Kotler: “A melhor propaganda é feita pelos clientes satisfeitos”. Um atendimento ágil e de qualidade, com alta assertividade para a necessidade de quem procura um negócio, impacta na visão do mercado e de novos clientes.
5. Cliente no centro das atenções
O Customer Centricity não é uma nova tendência, porém começou a ser colocado em prática pelas empresas apenas no ano de 2022. O conceito passará a ser cada vez mais implantado nas empresas, até porque os clientes estão entendendo que suas necessidades devem ser atendidas como prioridade.
A jornada do consumidor será analisada para que erros fiquem no passado e que as ações de marketing entrem com mais assertividade. As dores deverão ser entendidas e resolvidas rapidamente. É fato que o investimento em departamentos de relacionamento com o cliente vai aumentar. Será preciso profissionais treinados e que tenham abordagens humanizadas.
____________________________________________________________________________________________________________
A adaptação às novas tecnologias é uma necessidade. Elas se conectam à inovação e podem trazer novos processos que irão gerar mudanças e crescimento. Quem não se adapta fica para trás, sem resultados.
Outras previsões para este ano foram dadas, como plataformas de armazenamento em nuvem, os princípios da ESG para empresas e a utilização de tokens para internet. Estes são cenários de possibilidades e oportunidades para todas as organizações que desejam aprimorar suas atividades.
Quer ficar por dentro de mais notícias como esta? Acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais.