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Whatsapp Business API: Mudanças de categorias e cobrança em 2023

O ano de 2023 traz diversas mudanças para o aplicativo mais utilizado por empresas e pessoas. A empresa responsável pelo Whatsapp Business API, a Meta, divulgou até agora as seguintes alterações:   Alteração da janela de 24 horas para 72 horas, nas conversas iniciadas pelos usuários nos pontos de entrada gratuítos, tais como: anúncios de […]

atendimento Whatsapp Atendimento ao Consumidor | 14/03/2023

O ano de 2023 traz diversas mudanças para o aplicativo mais utilizado por empresas e pessoas. A empresa responsável pelo Whatsapp Business API, a Meta, divulgou até agora as seguintes alterações:

 

  • Alteração da janela de 24 horas para 72 horas, nas conversas iniciadas pelos usuários nos pontos de entrada gratuítos, tais como: anúncios de clique para o WhatsApp ou em Páginas do Facebook. Essa mudança entrou em vigor à partir de 01/03/2023. Já a janela de 24 horas para conversas iniciadas pelos usuários diretamente no WhatsApp ou pela empresa, usando os modelos de mensagens (HSM), não sofreu nenhuma alteração.
  • Outro anúncio realizado é que, a partir do dia 1º de junho haverá uma nova forma de precificação para as conversas entre empresas e usuários dentro do período de 24 horas. As novas diretrizes incluem quatro categorias diferentes de conversas: autenticação, marketing, utilidade e serviço.

 

Preço baseado em conversas

As categorias oficializadas pela meta serão a base para as cobranças realizadas Os modelos de mensagem serão cobrados por conversas ativas (quando a empresa inicia a conversa) ou receptivas (quando o usuário é quem inicia a conversa). 

E como funcionam as novas classificações?

Conversas de Autenticação

Os modelos de autenticação são enviados pela empresa com o objetivo de verificar usuários com senhas únicas em várias etapas durante o processo de login, como verificação de conta, recuperação de conta empresarial e desafios de integridade. 

Exemplo: “A sua conta está sendo verificada. O número é xxxx-xxx.  Esse código é exclusivo e para uso pessoal.

Conversas de Marketing

Essa categoria abrange as conversas iniciadas por empresas com o objetivo de promover seus produtos ou serviços para clientes que optaram por receber ofertas relevantes. Os que não se enquadram na categoria de autenticação ou utilidade também são consideradas como parte desse grupo. Pode-se dizer que são consideradas também  interações comerciais. 

Exemplo: “Agradecemos o seu pedido! Use o código Nexcore10 para receber 10% de desconto no próximo pedido.” ou ““Nós mudamos de endereço. Venha conhecer a nova loja física!

Conversas de Utilidade

A empresa é quem envia a primeira mensagem na conversa aberta. O conteúdo está atrelado a transações, notificações pós compras e extratos de faturas recorrentes.

Exemplo:  “A transação no valor de R$450,00 reais foi realizada no seu cartão xxx.xxxx.xxx.xx”

Conversas de serviço

Quando o usuário iniciar uma conversa, seja para esclarecer uma dúvida ou para simplesmente interagir com a empresa, será  considerada uma conversa de serviço. Essas conversas só serão iniciadas caso não haja janelas de conversas abertas, e a empresa deve responder ao usuário com uma mensagem livre durante o período de 24 horas. 

No entanto, se a empresa enviar uma mensagem ou resposta ao usuário com um modelo de mensagem na janela aberta da conversa de serviço, isso iniciará uma nova conversa, que será classificada de acordo com a categoria do modelo.

Exemplo: “Olá, eu sou o Roberto e gostaria de saber sobre os produtos” ou “Bom dia, sou a Letícia e quero a segunda vida do meu boleto”. 

 

Como vai funcionar a cobrança?

As taxas de conversas iniciadas por empresas e usuários variam de acordo com o país ou região. Com exceção das conversas com ponto de entrada gratuito, todas as conversas são mensuradas em sessões fixas de 24 horas. 

A conversa começa quando a empresa  envia sua primeira mensagem, seja por iniciativa própria ou como resposta ao cliente. Durante uma sessão de 24 horas, ambos podem trocar quantas mensagens quiserem, incluindo mensagens de modelo, sem gerar cobranças adicionais. Cada sessão terá apenas uma cobrança.

Janela múltipla de categorias

Com as atualizações mais recentes, foi implementada a funcionalidade que permite abrir diversas janelas de conversas simultaneamente com um mesmo cliente, proporcionando maior flexibilidade. 

Para saber mais, consulte o texto acima e entenda quais são as novas categorias implementadas pelo Meta. 

 

Novas Diretrizes de Categoria de Modelo

A partir do dia 1º de abril de 2023, será implementado no sistema de gerenciamento de modelos, a validação da categoria do modelo, que agora faz parte da revisão de modelo para a API v16.0 e o Gerenciador do WhatsApp.

As conversas de nível gratuito atualizadas para contas selecionadas não se aplicam a empresas gerenciadas por provedores de soluções de negócios ou empresas que não dependiam dos serviços de um parceiro Meta para integrar a API local. Além disso, um novo motivo de rejeição de modelo agora está disponível, visível em webhooks de status de modelo e no Gerenciador do WhatsApp, enquanto os webhooks de status do modelo indicam se um modelo foi rejeitado por categorização incorreta.

No dia 1º de maio de 2023, novas categorias de modelo serão necessárias para todas as versões de API e validação de categoria de modelo será executada em qualquer modelo criado ou editado por meio de qualquer versão de API. Em 5 de maio de 2023, haverá a migração de categoria de modelo final, para quaisquer modelos criados ou editados na Graph API v15 ou anterior, entre 1º de abril e 1º de maio.

Por fim, em 15 de maio de 2023, o processo de recurso de categorização de modelo será encerrado e nenhum recurso será permitido para modelos migrados em 1º de abril ou após 5 de maio. 

 

Qual o motivo das mudanças? 

Segundo Kyle Jenke, o diretor de vendas e parcerias de business messaging da Meta, o objetivo é acirrar ainda mais a competição com as mensagens utilitárias do Whatsapp. Conforme ele cita em entrevista ao Mobile Time: “É bom para a notificação de entrega de pacotes e lembrete de pagamentos de contas, por exemplo”. 

Os principais concorrentes da plataforma não inclui outros aplicativos, mas sim canais de atendimento direto, como o telefone ou e-mail. 

Para exemplificarmos melhor as mudanças de políticas e precificação, as informações foram inseridas em um formato de tabela e com comparações atuais. Confira abaixo.

 

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