Descubra agora como priorizar a segurança no atendimento ao cliente mesmo de forma remota

segurança no atendimento

A segurança no atendimento é uma prática com a finalidade de proteger as informações dos clientes e evitar o vazamento de dados. Características tão importantes e que devem ser desempenhadas pelas empresas, ainda mais neste momento em que as pessoas estão trabalhando remotamente.

É preciso tomar uma série de cuidados pois o trabalho home office não permite a mesma vigilância que o trabalho presencial possui. Dessa forma, torna-se mais suscetível o roubo ou repasse de informações incorretas no atendimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça dicas de como as empresas podem cuidar melhor da segurança das informações no atendimento ao cliente. Confira!

Tenha um controle de acesso

Uma das maneiras mais simples de garantir a segurança de dados de atendimento é por meio do controle de acesso. O objetivo desse método é permitir apenas que determinado colaborador utilize informações para o atendimento.

Recomenda-se que o controle de acesso seja liberado para os colaboradores do seu respectivo setor. Ou seja, evite que um mesmo colaborador tenha senha de vários departamentos.

Também é recomendável que seja disponibilizado o acesso para o menor número de pessoas possíveis justamente para ter efetividade na preservação dos dados. Isto é, quanto mais pessoas têm a senha, maiores os riscos para a segurança.

Além disso, para garantir o mínimo de segurança no controle de acesso é importante que sejam utilizadas configurações específicas. Algumas delas são:

  • senha complexa: isso quer dizer que a senha tem que conter entre 8 e 12 caracteres e sempre composta por letras que variam entre minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais;
  • histórico de senhas: não permitir acesso caso o funcionário não repetir determinado número de vezes as senhas utilizadas;
  • bloqueio por falha de tentativa: após o funcionário realizar determinadas tentativas erradas, o sistema deve bloquear o acesso;
  • desconexão por inatividade: consiste no encerramento da sessão após algum determinado tempo sem uso.

Adotar cuidados desse tipo para o controle de acesso se torna mais fundamental nos trabalhos remotos. Isso porque nesse tipo de situação se torna mais difícil identificar quem faz o uso das ferramentas tecnológicas da empresa.

Adquira equipamentos de segurança de dados

Quando o assunto é infraestrutura da empresa, não vale a pena economizar. Isso porque sabemos que quanto mais robusta é a estrutura, menos vulnerável a empresa vai estar a erros.

Nesse sentido é importante investir em equipamentos que garantam a segurança dos dados. Isso quer dizer, por exemplo, investir em controladores de temperatura do local, adotar soluções contra furtos e além disso adquirir computadores com capacidade de processamento elevado.

É muito importante tomar essas medidas, ainda mais em situação de trabalho remoto, onde a sede da empresa geralmente tem poucos funcionários e é mais visada aos furtos ou outros tipos de ataques.

Forneça suporte aos funcionários

Com a correria para garantir que os funcionários trabalhem remotamente pode ser que muitas empresas acabem descuidando no quesito de segurança cibernética.

É preciso planejar com cautela a transição desse ambiente de trabalho e oferecer suporte aos funcionários. Estes que trabalham remotamente devem obedecer protocolos de comunicação desenvolvidos pelo setor de tecnologia da informação e serem informados sobre qualquer novidade em relação a problemas incomuns ou vazamento de dados.

Também é fundamental reforçar a comunicação com esses funcionários para garantir que o suporte seja de excelência. Isso quer dizer que os canais de comunicação interna devem ser aprimorados, incluindo reuniões de equipes com maior periodicidade.

Realize backups regularmente

O backup é a melhor opção para garantir a segurança no atendimento da empresa. Ainda mais durante o trabalho remoto, o armazenamento em nuvem de dados é altamente relevante pois tornou-se mais difícil controlar invasões, riscos internos e falhas no sistema.

Portanto, é importante programar o sistema para realizar backups diariamente e de maneira automática. Afinal, muitos colaboradores estão trabalhando de maneira remota, impossibilitados de se deslocarem até a sede da empresa.

Além de garantir maior segurança, a adoção de backups em nuvem também é uma alternativa para a redução de custos da empresa.

Proteja as redes wi-fi

As redes sem fios podem ser bastante prejudicadas e comprometerem a segurança no atendimento caso não sejam protegidas. Isso ocorre porque, sem a devida proteção, algumas pessoas não autorizadas podem obter acesso ao wi-fi de maneira simples.

Isso facilita a invasão de bancos de dados e, em consequência disso, o roubo de informações dos clientes. Uma saída para isso é criar uma senha de acesso forte que seja difícil de ser burlada por usuários mal-intencionados.

Ofereça treinamento à equipe

Diante da pandemia da Covid-19, vários golpes estão sendo aplicados na internet. Nesse sentido, é importante que os funcionários sejam treinados para poder identificar esses tipos de golpes.

Seria interessante oferecer uma capacitação que revise as normas de segurança digital estipuladas pela empresa. A essas normas é importante incluir as novas modalidades de golpes utilizadas durante esse período de crise.

Conte com auxílio da tecnologia

A tecnologia pode ajudar bastante as empresas para garantir a segurança de dados no atendimento. É o caso das empresas adotarem algumas tecnologias que já são confirmadamente auxiliares na proteção de dados.

Por exemplo, é o caso de adotar a criptografia, a qual torna as informações ilegíveis para as pessoas não autorizadas. Também vale a pena adotar a assinatura digital, que valida digitalmente os dados, e investir em certificações, as quais atestam a validade dos documentos.

Enfim, existem uma série de funcionalidades de controle digital que devem ser adotadas principalmente nesse período de trabalho remoto.

Contrate o serviço de uma empresa especializada em tecnologia de informação

Se a sua empresa ainda não adota nenhum sistema de segurança no atendimento é importante contratar o serviço o mais rápido possível. É recomendável buscar o auxílio de uma empresa que ofereça uma solução fácil, segura e personalizada. É o caso da Nexcore.

Essa empresa trabalha com o Software All In One para comunicações corporativas omnichannel. Ou seja, um sistema composto por voz, e-mail, chat, redes sociais, dentre outras ferramentas que permitem o elo perfeito entre as interações humanas e robóticas.

O modelo omnichannel reúne todos os canais de atendimento em um só lugar. Isso é vantajoso para as integrações com sistemas externos, customizações por meio de suas API’s e para as estratégias de workflow (CRM).

Quer saber de mais novidades tecnológicas para o ambiente corporativo? Conheça as soluções apresentadas no site da Nexcore!

Compartilhe este conteúdo:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Veja também: