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Tendências da Black Friday 2022: Como faturar nesta época do ano

Black Friday é uma das datas mais esperadas pela população brasileira, ao menos 50% dos consumidores pretendem comprar algo neste período voltado ao consumo. Neste ano, ela acontece no dia 25 de novembro, sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Após a pandemia, o comércio está com o investimento reforçado em lojas físicas, além […]

Omnichannel | 28/09/2022

Black Friday é uma das datas mais esperadas pela população brasileira, ao menos 50% dos consumidores pretendem comprar algo neste período voltado ao consumo. Neste ano, ela acontece no dia 25 de novembro, sempre na última sexta-feira do mês de novembro.

Após a pandemia, o comércio está com o investimento reforçado em lojas físicas, além disso, a Copa do Mundo inicia alguns dias antes da data comercial. As chances de se obter um ótimo faturamento são grandes e chegam cada vez mais perto da realidade.

Mas, como pensar além e conseguir bons resultados?

Para obter um bom lucro nesta Black Friday é preciso que os varejistas e demais empresas que tenham seus produtos e serviços alinhados às necessidades e preferências de seus consumidores. Uma pesquisa foi realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostrou que após a pandemia, a circulação dos clientes em comércios e lojas físicas aumentou em torno de 28% nos estabelecimentos de rua e 40% nos shopping centers. As vendas online e pelo e-commerce também se mantiveram em crescimento, com o aumento de 12,6% no primeiro período trimestral de 2022.

Ao se observar os dados citados, é importante levar em consideração o comportamento do consumidor para traçar uma estratégia de sucesso. Os números mostram que a previsão de vendas pode ser trabalhada nos meios físicos e digitais, com grandes chances de conversão.

Confira as tendências abaixo que trazem as principais estratégias para gerar uma boa experiência ao seu consumidor e alavancar as vendas.

1. Invista em omnicalidade

O público busca os mais diversos canais de atendimento para falar com uma marca, em períodos de promoção é normal que se fortaleça o acesso aos chats, Direct do Instagram, Whatsapp, Telegram, para verificar o preço de serviços e produtos, além da busca por mais informações.

Primeiramente o consumidor realiza uma pesquisa de valores em relação à sua intenção de compra , mas o desempate nem sempre está no preço, e sim na experiência. A omnicalidade faz com que uma pessoa escolha uma marca por conseguir se comunicar com ela, e nem sempre a concorrência oferece o melhor atendimento. A experiência faz a diferença.

2. Experimente o Social Commerce

O Social Commerce nada mais é do que a venda direta pelas Redes Sociais. Essa é uma estratégia que tem conquistado o público das mais diversas idades, mas é preciso entender em qual rede está o seu consumidor. Por exemplo, o público que utiliza o Instagram tem a faixa etária entre 16 a 29 anos, e as vendas são direcionada aos adolescentes e jovens adultos.

Enquanto isso, no Facebook houve um envelhecimento entre seus usuários, visto que jovens abandonaram a plataforma e migraram para o Tiktok e o Instagram.

As vantagens de realizar vendas pelas Redes Sociais é trazer a humanização como um diferencial, além de poder interagir com os clientes para tirar dúvidas e atender outras solicitações. Segundo pesquisa do We Are Social, os brasileiros passam em média 3 horas nas Redes Sociais todos os dias.

Quais Redes Sociais é possível utilizar?

Crie uma loja virtual e integre com a Rede Social. Estabeleça um cronograma de postagens, conheça as melhores ferramentas interativas com o público e analise as estatísticas periodicamente.

3.  Ofereça previsão de entrega

Durante a Black Friday os pedidos aumentam e a demanda de entrega do seu negócio pode passar do usual. É necessário se programar e considerar um volume maior de compras, sendo assim, verifique o estoque de produtos. Caso o seu negócio ofereça serviços e não trabalhe diretamente com entregas, saiba a disponibilidade e a quantidade de ofertas que consegue realizar.

Na era do imediatismo, a maioria das pessoas acaba comprando um produto pela rapidez de entrega e principalmente pelo valor do frete, que muitas vezes é gratuito ou com um valor muito menor ao da concorrência. Considere um valor justo para o seu consumidor e escolha de antemão como será a entrega do produto.

4.Entregue vantagens agregadas

Nesta data, as compras realizadas por impulso aumentam. O consumidor nem sempre tem a necessidade de obter o produto, mas quando encontra vantagens agregadas a ele, acaba considerando a utilidade e adquire o que lhe foi ofertado.

Os descontos são uma das vantagens mais procuradas.
O poder de influência ao ler frases como “valor pela metade do preço” ou “75% de desconto” é extremamente alto. Além disso, pessoas que não estão seguras de sua decisão mudam a linha de pensamento para uma compra positiva.

Os brindes também acabam conquistando os clientes. A experiência de se obter algo e ganhar outro item sem gastar nada a mais por aquilo, gera uma experiência de satisfação. Oferecer algo útil, como uma simples caneta ou um chaveiro, soa como um benefício a mais.

Copa do Mundo e Black Friday

O retorno de eventos presenciais movimenta ainda mais o consumo.
A Copa do Mundo que vai acontecer entre 20 de novembro e 18 de dezembro traz uma demanda ainda maior para diversos segmentos, influenciando diretamente no comportamento do consumidor. O desejo de compra será potencializado e deve ser explorado pelos negócios.

As ações comerciais e de marketing precisam tomar cuidado para não interromper jogos importantes. Vale pensar em estratégias que não casem com os jogos mais esperados pelos brasileiros e investir em horários distintos, prolongando o tempo de promoções e descontos ofertados.

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