fbpx

Chegou o RCS, a revolução das mensagens

O RCS (Rich Communications Service) é uma nova tecnologia de envio de mensagens desenvolvido pelo Google. Ele chegou para substituir o SMS e traz mais vantagens do que o disparo já conhecido pela maioria da população, além disso, a sua cobrança é realizada através da franquia de dados e não cobrada por mensagem enviada. O […]

Omnichannel | 14/09/2022

O RCS (Rich Communications Service) é uma nova tecnologia de envio de mensagens desenvolvido pelo Google. Ele chegou para substituir o SMS e traz mais vantagens do que o disparo já conhecido pela maioria da população, além disso, a sua cobrança é realizada através da franquia de dados e não cobrada por mensagem enviada.

O que é essa tecnologia que supera o SMS?

É um protocolo de comunicação que facilita o envio de mensagens e pode acontecer de um jeito instantâneo. Dentro do mobile, ele chegou para tornar a experiência do usuário mais personalizada e com maior segurança para as empresas que decidirem utilizar essa tecnologia.

O Rich Communications Service (RCS), traz o envio de mensagens interativas através do celular, onde é possível personalizar do jeito que preferir.  A utilização de botões “call to action” permite que o cliente clique e responda diretamente ao operador, pode ser direcionado para alguma URL ou liga automaticamente para o número disponibilizado.

O novo serviço foi criado pela Associação Mundial das Operadoras Móveis (GSMA) e é de domínio de mensageria do Google. Sua criação foi pensada para ajudar pessoas e empresas na troca de informações pelo telefone móvel, sem diferenciar operadoras, países ou aplicativos. Já está disponível tanto para sistema Android quanto para IOS.

Vantagens do RCS

• Cards de texto em carrossel
• Botões interativos (respostas rápidas, links e telefones)
• Vídeos
• Imagens
• GIF’s
• Áudios

Novas alternativas

• Marca totalmente verificada pelo google, com o nome e logo da empresa
• Recebimento de informações por parte do remetente
• Confirmação de leitura e recebimento
• Mensuração do número de cliques
• Recomendação de respostas rápidas

Quais são os diferenciais do RCS?

  • Mais segurança

A criptografia é de ponta a ponta entre as mensagens cliente e servidor. Novos protocolos criados também impedirão que mensagens consideradas spam cheguem até o usuário. Cada mensagem enviada passa por uma verificação prévia antes do disparo.
Além disso, a empresa terá uma verificação por parte do Google em relação à sua marca, nome e logo.

  • Elementos de interação

O sistema permite que sejam criados botões com respostas rápidas, onde o cliente aperta automaticamente e é direcionado para algum tipo de ação (telefone, URL’s ou resposta simples).

  • Personalização

O envio de mensagens terá a identidade da sua empresa, desta forma o receptor sabe imediatamente com quem está se comunicando. É possível redigir textos, imagens e demais funcionalidades de acordo com a preferência de cada negócio.

  • Recebimento de mensagens pelo Wi-Fi

Não será necessário consumir os créditos de celular caso o receptor esteja conectado ao Wi-Fi.

O futuro do envio de mensagens

O RCS tem uma abertura maior para ações de marketing, promoções e até mesmo abandono de carrinho. Ele acaba por promover uma experiência universal ao derrubar barreiras criadas anteriormente e ao oferecer ações diferenciadas no mercado com total segurança.

Segundo pesquisa da Mobile Time, o RCS se tornará o novo padrão para a troca de mensagens. Mais de 25 milhões de smartphones já utilizam essa tecnologia e operam através dela para se comunicar. Em 2025, o número deve ultrapassar os 3,9 bilhões.

Seja você também um case de sucesso!

A Nexcore oferece mais uma funcionalidade de alta qualidade e com uma tecnologia superior ao do mercado. Entre em contato conosco e surpreenda seu cliente com a tecnologia do RCS!

< Ver mais posts