O que são voicebots e quais as suas vantagens?

Voicebots

A Inteligência Artificial está revolucionando o atendimento ao público e o modo como o relacionamento com o cliente funciona. Nesse cenário, os Voicebots ganham destaque.

A personalização do atendimento tem ganhado cada vez mais valor com os clientes, sendo que quem consegue entregar a melhor experiência sai na frente dos concorrentes.

Ao longo deste post, vamos apresentar essa tecnologia para você, além de mostrar qual a diferença entre ela e os Chatbots e quais vantagens pode trazer. Fique ligado!

O que são os Voicebots

As interações por voz estão cada vez mais em voga, seja com a utilização de assistentes pessoais integrados em smartphones, seja com um hardware próprio.

Hoje, muitas organizações perceberam o valor que isso pode trazer ao atendimento, surgindo a IA alinhada aos conceitos de Chatbot para realizar atendimentos por telefone.

Podemos dizer que o Voicebot é um meio de interação automático, baseado em Inteligência Artificial, capaz de reconhecer e se expressar por meio da voz, interagindo com o usuário de forma direta.

Essa tecnologia permite uma conversa direta entre o usuário e o sistema, que reconhece as suas dúvidas, encontra as respostas adequadas e as repassa ao cliente.

Qual a diferença para um Chatbot

O Voicebot nada mais é que uma evolução direta dos Chatbots, que são as primeiras aplicações para a Inteligência Artificial dentro do atendimento ao cliente.

No entanto, como a tecnologia vem evoluindo, hoje ela permite que o sistema não apenas se comunique por meio de textos, com o reconhecimento de escrita, mas também por voz.

Como se trata de algo ainda mais complexo que os Chatbots, é preciso de um maior poder computacional, porém, com o auxílio de conceitos como o cloud computing, tal tecnologia está cada vez mais acessível.

Quais as vantagens dos Voicebots

Essa tecnologia pode trazer vários benefícios para a sua organização. Separamos algumas das principais vantagens de investir em Voicebots na sua empresa.

Aumento de produtividade

No atendimento ao cliente, boa parte das dúvidas e discussões giram ao redor dos mesmos assuntos, ou seja, seu time perde muito tempo atendendo o mesmo tipo de problema.

Se fôssemos colocar isso no papel, várias horas de trabalho por semana poderiam ser perdidas. É aqui que entra o Voicebot, impedindo essa repetição.

Ao investir nessa tecnologia, os usuários terão uma conversa inicial com o Voicebot, que identifica a dúvida e repassa a solução. Caso seja algo fora de seu alcance de compreensão, ou um assunto inédito, a ligação é repassada a um atendente.

Contudo, o sistema continua aprendendo. Sempre que se expõe a algo novo, já é capaz de auxiliar o próximo cliente que tem um problema semelhante.

Personalização do atendimento

Um atendimento comum, feito por um humano, pode trazer uma sensação de afastamento. Afinal, são vários clientes todos os dias e várias situações semelhantes.

No entanto, a personalização e uma experiência positiva têm sido alguns dos grandes diferenciais atuais, sendo fundamentais para a jornada do cliente.

O Voicebot pode contar com um grande banco de dados de atendimentos, não apenas reconhecendo o cliente, mas retomando conversas de forma simples e interativa.

Além disso, conforme a tecnologia avança, fica cada vez mais difícil diferenciar o atendimento de um Voicebot de um atendente humano, contribuindo para a aproximação com o consumidor.

Melhora nas métricas de atendimento

Outro ponto muito interessante do uso de Voicebots é a melhoria no levantamento e na análise de métricas de atendimento. Afinal, todas as conversas são gravadas.

Dentro desse banco de dados, é possível extrair conhecimento que auxilia a entender quais ações estão contribuindo para a experiência do cliente e quais pontos devem ser melhorados.

Além disso, pode-se coletar informações que auxiliem outras áreas, como a origem das ligações, para investimento em marketing, principais dúvidas, para melhorar o pit de vendas e vários outros pontos.

Algumas outras boas métricas para o acompanhamento são a quantidade de contatos recebidos, as ligações perdidas, os picos de contato, horários, entre outros.

Retenção de clientes

A tecnologia de Voicebots vai muito mais além de apenas coletar dados simples sobre as chamadas, os bots podem também realizar pontuações de acordo com o resultado final de um contato.

Além de auxiliar a reconhecer determinados padrões de comportamento dos clientes e o seu nível de satisfação, por meio dessa tecnologia, também verificamos oportunidades de negócio.

Pontuações altas identificam satisfação e boas possibilidades de mais vendas, gerando leads, conversões e fidelizando clientes com um bom atendimento. Já as chamadas com pontuação mais baixa podem ser repassadas para atendentes humanos para um melhor trabalho.

Identificação de falhas

Todas as chamadas são friamente analisadas, buscando por erros e abordagens que acabam por afastar clientes ou provocar uma experiência que não agrade ao consumidor.

Os dados são analisados e compõe relatórios completos que podem ser analisados para verificar quais são as principais falhas, visando melhorar ainda mais o atendimento realizado.

São analisados pontos como demora para resposta, tempo de silêncio, porcentagem de fala do cliente, interrupção da chamada antes da conclusão da ligação, entre outros.

Atendimento 24 horas

O setor de atendimento ao cliente é algo altamente caro de se manter fora do horário comercial, visto que são vários recursos humanos a serem custeados.

Ao investir em um Voicebot, é possível prolongar esse tempo de atendimento para 24 horas por dia, em sete dias da semana, com os mesmos custos anteriores.

Além do aumento da produtividade e de uma melhoria na experiência do cliente, que não conta com atendimento apenas em horário comercial, isso reduz os custos do setor de uma forma drástica, pois são necessários muito menos atendentes.

Para quem busca um atendimento omnichannel, os Voicebots não apenas podem contribuir para essa visão, como maximizar o poder de comunicação de uma empresa.

Chegamos ao final deste post e esperamos que você tenha compreendido não apenas o que são os Voicebots, mas a sua diferença para os Chatbots e as vantagens que essa tecnologia pode trazer para a sua organização.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente? Confira neste próximo post o valor da inteligência emocional no setor!

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