O Futuro é agora! Da só uma olhada nas tendências tecnológicas que estão bombando.

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De acordo com o site Olhar digital, as empresas estão ainda mais preocupadas em reconhecer o valor da inovação tecnológica e investir em recursos que possibilitem a automação e aperfeiçoamento de todos os processos.

 

Com a chegada da pandemia no ano de 2020, as mudanças tecnológicas que estavam acontecendo gradualmente tiveram uma aceleração drástica por conta do isolamento social.

Consequentemente milhares de empresas viram a necessidade de se readaptar migrando para o ambiente on-line, revendo suas estratégias para garantir sua sobrevivência no mercado de trabalho e para manter a qualidade e satisfação no atendimento ao cliente.

Este ano, o cenário acabou se tornando um pouco mais complexo por conta dessa adaptação à realidade pós-pandemia que trouxe mudanças no comportamento do cliente e nas tendências de consumo. Porém, o objetivo continua sendo a experiência do consumidor.

Por isso as empresas estão numa crescente busca em focar menos na produtividade e mais na qualidade de serviço!

Uma pesquisa do site Gartner mostrou que 88% dos líderes de serviço dizem que seus processos de garantia de qualidade no atendimento ao cliente (QA) atuais são ineficazes.

Mas como oferecer uma experiência excepcional e garantir um excelente atendimento? O site Consumidor Moderno identificou que o brasileiro é o cliente que mais valoriza a experiência, com 89% dizendo que experiência é o que mais impacta na decisão de compra. No mundo, 73% escolhem essa opção.

Sendo assim, compreender as necessidades do cliente e entregar o produto tornou-se algo padrão e a tendência agora será definir estratégias para experiência do cliente.

 

As 3 principais tendências tecnológicas que estão dominando o mercado

1 – Atendimento Humanizado

O primeiro da lista e o mais importante, pois, apesar de estarmos totalmente inseridos no ambiente tecnológico, a pandemia nos deixou debilitados, inseguros e mais exigentes, ou seja, um atendimento genérico não atenderá seus clientes de maneira eficaz e consequentemente trará prejuízos à empresa.

Uma pesquisa constatou que 67% dos consumidores já desligaram o telefone por se sentirem frustrados por não conseguirem falar com um ser humano.

Mas é possível unir o útil ao agradável e utilizar a tecnologia a seu favor usando chatbots humanizados, eles são personalizáveis e possuem inteligência artificial, ou seja, aprendem com as interações e perguntas do seu cliente gerando mais proximidade e criando um vínculo com seu público.

 

2 – Atendimento Omnichannel

Conhecido como atendimento ao cliente em múltiplos canais, ele te dá opção de reunir todos os canais de comunicação de sua empresa em uma única plataforma, de modo a atingir diferentes públicos e garantir uma interação eficiente.

Ele também oferece muitas possibilidades de personalização de conteúdo facilitando a criação de uma estratégia de marketing mais assertiva, um bom exemplo disso é mobile marketing.

Dados do site Ecommerce Brasil mostraram que há 236 milhões de linhas de celulares em operação no Brasil, o que revela um mercado de grande potencial, por isso o atendimento omnichannel está ganhando destaque e força no mercado, pela sua facilidade e praticidade de integrar os meios de comunicação e redes sociais resultando na automatização dos processos.

 

3 – Cybersecurity

Atualmente é o tema mais repercutido na internet por conta do aumento de invasões, roubos de dados e ataques cibernéticos que tem ocorrido desde o início da pandemia. Por tanto, em 2021, as empresas devem estar preparadas para a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), seu propósito é garantir a transparência no uso de dados de pessoas físicas em qualquer meio em que esteja inserido e estabelecer regras sobre como coletar, armazenar e compartilhar esses dados de maneira segura.

Em outras palavras, vai ser necessário certificar que o seu cliente terá seus dados protegidos, por isso o ideal é fazer o atendimento ao cliente em plataformas que sejam realmente seguras, que possuam diretrizes de proteção de dados.

Essas informações ajudaram você a enxergar novas possibilidades em sua empresa? Então, compartilhe o post em suas redes sociais!

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