6 tendências de tecnologia para 2020 que você precisa conhecer

tendências de tecnologia para 2020

Todos os dias podem surgir verdadeiras revoluções em vários setores, graças ao progresso tecnológico. Com tantas mudanças acontecendo tão rapidamente, é importante reservar um tempo para se atualizar em relação às tendências de tecnologia para 2020.

Antes de começar, é importante lembrar de que nem todas as tecnologias são ideais para a sua empresa. Como qualquer outro recurso, elas devem ser aplicadas em situações nas quais fizerem sentido, atendendo a necessidades específicas da sua forma de atuação.

Além disso, é necessário ter cautela para não cair em modismos. Não é porque uma novidade está sendo aclamada por vários setores que ela precisa ser aplicada em sua empresa. Aplique um olhar estratégico para avaliar o verdadeiro valor dessas possibilidades e como podem contribuir positivamente para os seus objetivos.

Vamos começar? Conheça a seguir as 6 tendências de tecnologia para 2020 que precisam estar em seu radar.

1. Personalização

Não é sempre que falamos de tecnologia que o assunto invariavelmente gira em torno da busca pelos dispositivos mais modernos e inovadores. Em muitos casos, falar de progresso nessa área envolve mudar a forma como tratamos as pessoas.

Para que os seus clientes se sintam valorizados e as suas chances de fidelização aumentem, é fundamental que você coloque a personalização entre as suas prioridades. Isso envolve transformar as suas soluções em algo pensado especialmente para as características e necessidades do seu cliente.

Você pode aplicar essa ideia em seu dia a dia ao realizar um estudo aprofundado sobre o perfil do público da sua empresa e considerar de que forma ele é tratado, seja em suas mensagens de marketing, seja no atendimento.

2. Soluções omnichannel

Uma das principais tendências de tecnologia para 2020 é unificar as suas ações perante os diversos canais de atuação da sua empresa. Não faz mais sentido tratar cada um como algo isolado, sendo que podem se complementar de formas a aprimorar a experiência do cliente.

Por exemplo, ao falarmos de atendimento omnichannel, a tendência é fazer com que todos os seus canais sejam capazes de atender seu público de forma contínua, independentemente do meio. Por exemplo, alguém pode iniciar um contato pelo Facebook e continuá-lo via WhatsApp sem que existam perdas de informação ou a necessidade de reiniciar o atendimento com outra pessoa.

Para aproveitar essa tendência em sua empresa, busque oportunidades de integração nela. Você não precisa se limitar apenas ao atendimento, já que essa ideia também pode ser aplicada aos produtos e serviços que você oferece aos seus clientes.

3. Assistentes de voz

Outra das tendências de tecnologia para 2020 que você deve considerar é a dos assistentes de voz. Esses “robôs”, cujo objetivo é responder às suas perguntas e pedidos, representam excelentes oportunidades para a sua empresa ter mais sucesso.

Os assistentes de voz oferecem diversas vantagens ao usuário, como a conveniência de consultar informações sem precisar digitá-las e obter respostas desenvolvidas especialmente para as suas necessidades. Quando são empregados recursos de inteligência artificial, a tendência é que o assistente de voz seja ainda mais competente.

Outra vantagem dos assistentes de voz é que esse recurso pode ser platform agnostic, ou seja, proporcionar a mesma experiência ao seu usuário independentemente do dispositivo usado por ele. Isso evita que a sua solução seja fragmentada e arrisque frustrar seu público.

4. Multiexperiência do usuário

O termo multiexperiência do usuário começou a ser utilizado como forma de chamar a atenção para a importância de unificar a experiência da sua empresa. Não faz sentido que o seu cliente tenha experiências diferentes ao usar meios variados para ter contato com seu produto. É o caso, por exemplo, de um site na internet que não funciona bem em alguns dispositivos móveis.

Outro exemplo de multiexperiência do usuário é o chamado “zero UI”, ou interface invisível. Envolve o contato com uma experiência sem interfaces, mas que atende o cliente da forma que ele precisa e espera. Um exemplo palpável disso são as lojas Amazon Go, em que os clientes entram e retiram seus produtos sem precisar enfrentar filas nem passar pelo caixa.

Tome essas ideias como inspiração ao pensar nas interfaces da experiência do seu produto. De que formas elas podem ser simplificadas e, ao mesmo tempo, aprimoradas para entregar mais valor aos seus clientes?

5. Machine learning em análise de dados

A inteligência artificial pode assumir diversas formas para aprimorar como a sua empresa funciona, contribuindo para várias áreas dela. Um exemplo é a de análise de dados a partir do machine learning, o que significa permitir que um sistema aprenda com os seus resultados para gerar diagnósticos cada vez mais estratégicos e inteligentes.

Para isso, é essencial que os dados utilizados tenham qualidade e relevância, além de contar com uma solução de machine learning realmente eficaz. Também é fundamental que você tenha objetivos bem definidos para trabalhar com esses recursos, como entender quais tipos de diagnóstico buscar e o que fazer com eles.

As três palavras fundamentais ao trabalhar com machine learning e dados são: escalabilidade, velocidade e conforto. Ou seja, as informações devem chegar de forma rápida, escalável e de maneira cômoda de serem digeridas.

6. Tecnologia blockchain

O blockchain funciona como um banco de dados descentralizado, ou seja, não fica sob o controle de uma única empresa ou solução. Isso permite que as informações cadastradas nele possam ser consultadas de maneira transparente, o que aumenta a sua confiabilidade.

Cada vez mais empresas estão enxergando no blockchain uma das tendências de tecnologia para 2020 por conta do seu potencial adaptável a diversas áreas. O termo se popularizou a partir do gerenciamento de transações de criptomoedas, mas logo se percebeu como ele pode contribuir para outros segmentos.

Outras possibilidades giram em torno do aspecto de segurança, como no cadastro e consulta de informações sobre fraudes e listas restritivas. Isso pode ser benéfico não só para a atuação interna da sua empresa como também para o seu produto ou serviço.

A partir dessas tendências de tecnologia para 2020, fica nítido o quanto várias áreas podem se beneficiar a partir do investimento nas opções certas. Em qualquer caso, é fundamental lembrar da importância de contar com soluções tecnológicas modulares, como é o caso do Nexus para comunicações corporativas omnichannel.

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