5 melhores técnicas de atendimento remoto para adotar na sua empresa

técnicas de atendimento

O relacionamento com o cliente costuma ser um fator chave para o sucesso de uma empresa. Como o momento atual é de comunicação remota, é fundamental que gestores se reinventem e adotem as melhores técnicas de atendimento. Afinal, é preciso mostrar que a satisfação do público continua sendo prioridade para o negócio.

Para ajudar sua equipe de atendimento a continuar executando uma ótima performance mesmo em home office, separamos neste texto as principais estratégias que vão fazer diferença nos resultados.

Continue a leitura, entenda a importância de se preocupar com um bom atendimento e descubra as 5 dicas que separamos para seu time.

O que são e para que servem as técnicas de atendimento?

Estamos na era da experiência do cliente. Já notou como todos usam esse conceito e o colocam como o grande diferencial competitivo para as empresas? Não basta vender ou oferecer bons serviços, é preciso criar e manter um relacionamento que traga satisfação ao consumidor.

Por isso, se engana quem pensa que atender é algo simples e que esse setor funciona quase que automaticamente. Para os gestores, investir em ferramentas inovadoras e treinamento da equipe com as melhores técnicas de atendimento é o que vai garantir conversão e fidelização.

Por falar em fidelização, ela é um dos grandes motivos para apostar muitas fichas na qualidade do relacionamento com o público. Consumidores que criam uma relação de afeto com a marca e se tornam fiéis passam não apenas a comprar mais, mas também se tornam promotores ativos dos produtos e serviços que você vende.

Técnicas de atendimento que dão resultados são constantemente atualizadas para dar conta das novas configurações sociais e preferências das pessoas. É o que acontece no momento atual de pandemia e isolamento.

Se sua empresa quer sobreviver a esse período e ainda se destacar pela assistência positiva que ofereceu aos clientes, não deixe de reinventar e adaptar seu atendimento para oferecer a melhor experiência possível.

Quais são as melhores técnicas de atendimento ao cliente?

Já que o momento é de contato remoto entre empresas e clientes, nada melhor que contar com as melhores técnicas de atendimento para prestar um serviço de qualidade mesmo a distância. Separamos 5 estratégias que sua equipe pode adotar na hora de conversar com o público. Veja abaixo.

1. Aproximação

Uma técnica de atendimento remoto que é essencial para iniciar o contato é a de aproximação. Quando a conversa não pode ser pessoalmente entre o cliente e o profissional da empresa, é comum que haja uma sensação de frieza e impessoalidade. É claro que isso não é nada bom para fazer um negócio ou resolver um problema.

Por isso, é ideal começar a comunicação com uma introdução que aproxime a pessoa e o atendente. Trocar nomes, perguntar se está tudo bem e mostrar cordialidade é essencial para “quebrar o gelo”.

Essa técnica ajuda o consumidor a lembrar que do outro lado da linha telefônica ou da tela do computador existe uma pessoa real que representa a organização. A partir daí, a conversa flui muito melhor e com mais leveza.

2. Oferecimento de soluções

Para que sua empresa trabalha? Se os profissionais de atendimento pensam que é para vender produtos e serviços, está mais do que na hora de mudar a mentalidade e passar a pensar que o grande objetivo é oferecer soluções.

No momento que vivemos, mostre ao público que seu negócio quer, acima de tudo, ajudar nas dificuldades e se mostrar disponível e acessível durante esses tempos desafiadores. Os produtos e serviços são apenas ferramentas para essa ajuda oportuna.

Atendentes devem adotar uma boa dose de empatia, colocando-se no lugar do cliente com paciência e vontade genuína de ajudar.

3. Inteligência emocional

É claro que parte significativa do relacionamento com o cliente é resolver problemas, muitas vezes, espinhosos e desconfortáveis para a empresa. Mas uma técnica de atendimento que não pode faltar no treinamento da sua equipe é a de inteligência emocional.

Você com certeza já ouviu pessoas falando que entraram em contato insatisfeitas com alguma situação de uma marca e terminaram a conversa com ainda mais irritação. Isso muitas vezes acontece por causa da falta de preparo e inteligência emocional dos atendentes.

Para o profissional de atendimento, manter a calma, a cordialidade e a empatia é fundamental. Ao estabelecer um diálogo humanizado e compreensivo é totalmente possível transformar um consumidor insatisfeito em promotor da marca.

4. Personalização das interações

Mais uma técnica de atendimento que pode fazer a diferença em tempos de isolamento social é a personalização das interações. O cenário atual tem deixado muitas pessoas com sentimentos de solidão.

Já imaginou que a forma do seu negócio se relacionar com o público pode gerar conforto, companhia e sentimento de pertencimento a alguns clientes? Por meio de atitudes simples como a personalização, o atendimento se torna mais humano e engajador. Sua empresa vai ganhar, além de clientes, muitos amigos.

5. Uso da tecnologia

Não precisamos pensar muito para notar como a tecnologia tem feito um papel central no atendimento remoto. Podemos afirmar que a qualidade do relacionamento com o cliente que podemos ter hoje seria inviável sem as ferramentas digitais, os canais de comunicação e os recursos de gestão omnichannel para empresas.

Se seu negócio ainda não havia mergulhado de cabeça em soluções tecnológicas nesse setor, você pode aproveitar esse momento para explorar ferramentas que vão potencializar suas técnicas de atendimento. Assim você aumenta a qualidade do seu relacionamento com os clientes e garante que vai sair da crise com um alto nível de satisfação do público.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para nortear sua equipe com as melhores técnicas de atendimento. Nosso objetivo foi mostrar que mesmo com profissionais home office e com contato remoto com o público é possível e necessário buscar a máxima eficiência por meio de estratégias atuais.

Agora, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Você pode instruir os membros do seu time de atendimento e ainda ajudar outros gestores com as dicas do texto.

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