Sua empresa utiliza o WhatsApp pessoal para vender?

Vamos explicar porque você deveria mudar e integrá-lo de forma segura nos canais de atendimento da sua empresa. 

O WhatsApp Business ganhou uma novidade importante no ano passado: uma API para que empresas pudessem automatizar o contato com os seus clientes e tirar melhor proveito da ferramenta na experiência e jornada de compras do cliente. A API Oficial permite que empresas respondam mensagens de seus clientes gratuitamente dentro de 24 horas, além de ajudá-las a administrar pedidos realizados pelos clientes. 

Dessa maneira, as companhias fornecem um suporte profissional pelo mensageiro e a Nexcore Tecnologia oferece uma solução para o melhor uso do recurso, um software que integra todos os canais de comunicação para melhorar a gestão e controle: o software Nexus.

A Política de Uso do próprio WhatsApp NÃO permite a integração da ferramenta às empresas não autorizadas. Você pode saber mais acessando a política interna do próprio Facebook ou continuar em nosso Blog e entender melhor as principais diferenças entre: Persona, Business e a API Oficial e como a Nexcore Tecnologia pode ajudá-lo de forma segura.

Em resumo: existem diferentes programas não oficiais que oferecem a possibilidade de enviar mensagens em massa para seus contatos. O uso desses programas é proibido pelo WhatsApp e este é um dos principais meios usados para identificar e bloquear contas infratoras. Essa prática pode fazer com que a sua empresa perca os números contratados e o histórico de relacionamento com os clientes, além de elevar o risco da sua empresa receber algum processo ou multa.

Restaram dúvidas? Vamos lá!

O que é WhatsApp persona?

O WhatsApp persona foi criado para troca de mensagens entre as pessoas, onde qualquer pessoa com um número de celular válido pode baixar o App e utilizá-lo. Além das mensagens o aplicativo também permite compartilhar sua localização, enviar arquivos, imagens, fotos e mensagem de áudio. Também é possível realizar ligações de voz e áudio.

O que é WhatsApp Business?

O Business é indicado para pequenas empresas, permite somente o uso de um celular e de um computador para atendimento simultâneo. Em uma conta comercial identificá-la como tal, além de poder incluir a descrição do seu negócio, endereço de e-mail, site e horário de funcionamento. Com o Business, assim como persona é possível enviar arquivos, fotos, imagens e mensagens de áudio, mas não é possível realizar chamadas de voz ou vídeo, a empresa pode criar respostas rápidas, onde são mensagens pré-definidas, geralmente respondendo a perguntas mais frequentes. Essa versão NÃO permite o uso de integrações com sistemas legados e as informações não podem ser transferidas ao CRM, desta forma a empresa acaba perdendo histórico de atendimento e não tem uma visão geral dos clientes.

O que é WhatsApp API?

A API do WhatsApp além de trazer todos os recursos do Business é a única versão que permite integração com os sistemas legados das empresas. A API do WhatsApp Business dá permissão para que o app possa ser utilizado em chatbots com um sistema de assistente virtual. Essa integração permite vários operadores atendendo diversos clientes simultaneamente, todas as mensagens trocadas podem ficar armazenadas, desta forma mantendo o histórico de atendimento, permite a utilização de assistentes virtuais Inteligentes, chatbots ou mesmo de sistemas de workflow para resolução em segundo nível.

Por que você deveria considerar o WhatsApp como primeira opção para conversão de vendas?

  1. É popular! Atualmente, mais de 1,3 bilhão de usuários em todo o mundo usam o WhatsApp para troca de mensagens.

  2. Tem um posicionamento geográfico muito sólido! De acordo com dados da própria plataforma, o aplicativo é usado em 128 países e através dele, mais de 60 bilhões de mensagens e 1,6 bilhão de fotos são enviadas todos os dias.

  3. Se tornou o principal meio de comunicação na América Latina! Segundo a empresa de marketing Baum Digital, 80% dos usuários latino-americanos usam o WhatsApp diariamente.

  4. É a maneira mais fácil para se comunicar com seus clientes. Permite conversas esporádicas, claras, personalizadas e eficazes.

  5. O usuário comum está mais atento às notificações de WhatsApp do que de qualquer outro meio de comunicação como e-mails ou SMS.

  6. Caso o relacionamento com um potencial cliente avance, a empresa tem a opção de se comunicar por telefone. Sem spam!

  7. O aplicativo permite não apenas enviar mensagens de texto personalizadas, mas também outros formatos de conteúdo, como imagens, áudios e vídeos. As possibilidades de melhorar a estratégia de vendas são infinitas.

WhatsApp Integrado

O software Nexus integra a sua empresa ao WhatsApp de forma segura. Saiba mais sobre o potencial de utilização do WhatsApp no Brasil:

  1. 120 milhões de usuários por mês

  2. 73% dos brasileiros estão dispostos a fazer negócios pelo WhatsApp

  3. 93% dos usuários entram no aplicativo diariamente

  4. 96% das empresas querem ter uma conta oficial no WhatsApp.

Vantagens da API Oficial

  1. Sem riscos operacionais e administrativos para sua empresa.
  2. Melhor custo x benefício do mercado.
  3. Possibilidade de contas simultâneas.
  4. Registro e armazenamento das interações.
  5. Gerenciamento e controle através de dashboard e relatório.
  6. Roteamento inteligente para filas de atendimento.
  7. Pesquisa de satisfação.
  8. Robô para automação de processos.
  9. Módulo campanha para ativo.

 

Whatsapp Persona X WhatsApp Business X API Oficial: entenda as diferenças

Muitas empresas iniciam suas estratégias de marketing conversacional sem a utilização de uma conta do WhatsApp adequada, fazendo com que seus operadores utilizem o WhatsApp pessoal ou persona. Outras empresas utilizam o WhatsApp Business e acabam não aproveitando todas as potencialidades e recursos do aplicativo. Situações como essas podem colocar a imagem da empresa em risco ou ainda perder o potencial de venda nos contatos realizados.

Foram criadas algumas políticas de uso pelo Facebook e as empresas devem seguir as orientações se quiserem operar na plataforma sem riscos. E isso, em poucas palavras, significa que as empresas não devem usar contas pessoais para vender seus produtos e entrar em contato com clientes. 


Bem, e que alternativa nos resta?

O WhatsApp criou em 2018 a API Oficial para ser integrada a softwares de gestão e a Nexcore Tecnologia pode fazer essa integração de forma segura. Quais são os benefícios?

1. Você pode criar um perfil empresarial:

Uma das grandes vantagens do WhatsApp Business API é que ele permite criar um perfil da empresa. Aqui, você pode incluir a sua logomarca, a descrição da empresa, seu endereço físico e horário de funcionamento. Além disso, você pode incluir links para seu endereço no Google Maps assim seus clientes podem ver no mapa onde fica sua empresa e como chegar lá.

2. Inclui ferramentas que facilitam a comunicação com seus clientes:

O WhatsApp Business API permite que se crie mensagens de boas-vindas e ausência para serem enviadas automaticamente quando seus clientes te contatarem. Essas ferramentas são muito úteis para que você nunca deixe uma mensagem sem resposta. Além disso, é especialmente conveniente fornecer informações aos seus clientes sobre sua empresa e seu horário de funcionamento.

3. Recurso de “respostas rápidas”:

Esta ferramenta é excelente para responder instantaneamente às perguntas mais frequentes dos seus clientes. Com essa funcionalidade, você pode ter mensagens padronizadas para responder a consultas sobre promoções especiais, prazos de entrega, meios de pagamento etc.

4. Organize seus contatos: 

Você também consegue organizar seus contatos com etiquetas personalizadas para classificá-los e encontrá-los facilmente. Você pode aproveitar esse recurso para marcar seus clientes com base na posição deles no funil de vendas. Por exemplo: potencial, oportunidade, cotação, fechamento.

Nexus: a solução ideal para alavancar suas vendas pelo WhatsApp Business com a API Oficial

Com a integração do Nexus, você estará trabalhando de forma segura e sem riscos e conta ainda com todas as demais customizações da ferramenta para personalizar ao seu negócio.

O futuro é agora. Esteja onde o seu cliente está! 

As plataformas omnichannel permitem uma nova experiência de atendimento para o cliente. Sua empresa pode unificar todas as formas de atendimento em um único lugar, seja ela e-mail, voz, WhatsApp, chat ou redes sociais, garantindo o controle e gestão da informação através de um histórico de atendimento unificado. O que isso significa? Uma visão 360º graus do cliente e uma gestão mais eficiente de sua jornada.

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