Entenda como o uso do SMS auxilia na otimização do atendimento

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Em uma época com tantos aplicativos para a troca de mensagens, o SMS se mantém relevante para o fluxo de comunicação das empresas. Engana-se quem acha o canal de mensagens, que veio muito antes do Facebook e do Instagram, defasado ou em desuso. Para o relacionamento com os consumidores, o SMS ainda reserva uma série de vantagens.

Ele pode surpreender empresas que ainda não apostam na integração de múltiplos meios de atendimento. Hoje, é cada vez mais comum o uso do SMS para viabilizar ações que não alcançaram feedbacks significativos em outros canais, abrindo o caminho para a fidelização de clientes e a chance de mantê-los engajados.

Quer saber mais? Separamos neste artigo os principais benefícios do uso do SMS para auxiliar a otimização do atendimento. Confira!

Agilidade e praticidade

Empresas que chegam rápido até os clientes são aquelas que conquistam as vendas. Então, quanto mais rápido o canal usado para conversar com os clientes, melhor. O envio de SMS corporativo se destaca nesse requisito, pois uma mensagem de SMS é lida em questão de segundos depois de recebida.

É uma oportunidade de chegar antes da concorrência e criar um relacionamento por meio de mensagens de texto curtas, além de links para páginas relacionadas à finalidade da empresa com o contato.

Em comparação a outros canais, como o atendimento telefônico e o e-mail marketing, o SMS é a maneira mais ágil de divulgar preços, ofertas e manter um relacionamento próximo com os clientes.

Comunicação permanente e personalizada

Quando um consumidor aceita passar seus dados de contato para uma empresa, ele não espera receber mensagens freneticamente ou sem um filtro de qualidade. Ao contrário, esse tipo de abordagem distancia o potencial cliente da empresa. Então, ter uma periodicidade e enviar conteúdos personalizados são detalhes importantes no atendimento.

O SMS favorece essas duas características. Em relação à personalização, com uma gestão das informações dos consumidores, é possível chamá-los pelo nome e enviar mensagens diretamente para o número pessoal deles. Isso torna a comunicação com a empresa mais pessoal e humanizada.

Em relação à periodicidade, uma boa gestão do atendimento evita que o consumidor fique com o celular cheio de mensagens enviadas pela mesma empresa. O ideal é enviar mensagens em horário comercial e segmentar o público para definir uma periodicidade para cada perfil.

Bom custo-benefício

O investimento na comunicação via SMS é relativamente baixo, quando comparado com o investimento exigido em outros canais de atendimento. Se você considerar o número de clientes que podem ser conquistados e encaminhados no funil de vendas por meio do SMS, também vai perceber que se trata de um bom custo-benefício.

O SMS não exige grandes esforços e custos de conteúdo ou pré-produções. Cada mensagem é um pequeno texto objetivo e que vai direto ao ponto dos assuntos, sem imagens, vídeos ou ações que demandam profissionais de publicidade.

É uma praticidade que evita prejuízos na verba destinada às estratégias de marketing, além de poupar o tempo que a equipe da empresa precisa dedicar a essa tarefa.

Integração com outros canais de atendimento

Empresas que ainda não usam o envio de SMS têm a chance de expandir sua rede de canais de atendimento, usando as informações adquiridas em outras plataformas para personalizar e otimizar as mensagens via SMS. Usar o novo canal é a chance de investir em uma solução omnichannel para o atendimento ao cliente.

As informações adquiridas com a estratégia de comunicação pelo SMS podem melhorar o relacionamento com o público em outros canais de atendimento. O envio de SMS também pode ajudar a direcionar os consumidores para o site da empresa, perfis nas redes sociais, entre outras plataformas, por meio de links no final das mensagens.

Vantagem competitiva sobre a concorrência

Tornar-se referência em um segmento envolve a atenção especial com os departamentos que lidam diretamente com os consumidores, como é o caso do atendimento ao cliente.

Isso porque o público não está de olho apenas nos preços. A experiência com o atendimento e suporte também é determinante para um cliente definir se vale a pena ou não voltar a comprar com você.

Hoje, o padrão de excelência no atendimento não é uma regra para a maioria das empresas. Logo, aquelas que investem nesse requisito têm a chance de conquistar clientes insatisfeitos com outras organizações.

Por meio do SMS, é possível conquistar novos clientes e criar uma percepção positiva sobre o suporte da empresa. A partir disso, fica ainda mais fácil encaminhá-los nas etapas do funil de vendas.

Contudo, para garantir uma vantagem competitiva sobre a concorrência, a sua equipe de atendimento precisa começar a pensar no que enviar para os clientes. Entenda melhor no tópico abaixo.

Diferentes tipos de abordagens

Não é qualquer mensagem que é capaz de engajar as pessoas, e o conteúdo de cada uma varia de acordo com a finalidade. Agradecimento por uma compra, pesquisa de satisfação e textos de parabéns pelo aniversário são exemplos de mensagens personalizadas. Esse tipo de mensagem é muito útil para se aproximar do consumidor.

Já o envio de mensagem em massa, enviadas simultaneamente para mais de um contato, pode ter outros objetivos, mais relacionados ao processo de vendas. Alguns exemplos são mensagens de ofertas, promoções especiais e divulgação de eventos.

Seja qual for o tipo de SMS, o mais importante é que as mensagens sejam concisas, para despertar a atenção. Uma dica que pode ajudar sua equipe inicialmente é seguir o padrão de mensagens corporativas com, no máximo, 160 caracteres.

Agora que você sabe quais são os benefícios do SMS para o atendimento ao cliente, entenda as necessidades da sua empresa com a estratégia e o perfil do seu público-alvo. Assim, você saberá qual é o melhor tipo de abordagem para despertar a atenção dos consumidores. Lembre-se de agregar valor por meio das mensagens e sempre monitorar seus resultados.

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