Veja 5 motivos para digitalizar e integrar o SAC da sua empresa

sac

Alcançar a satisfação do público-alvo da empresa é algo extremamente complexo. No entanto, se isso for conquistado a empresa consegue aumentar a sua margem de lucro. Uma das maneiras de conseguir isso é por meio de um Sistema de Atendimento ao Cliente (SAC) realmente eficaz.

O SAC dos dias de hoje exige uma gestão que abrange mais de um canal de atendimento, agilidade e eficiência. Nesse sentido é fundamental realizar a digitalização e integração desse sistema.

É sobre esse assunto que elaboramos este conteúdo. Acompanhe o texto e conheça quais são os benefícios de ter o saque digitalizado integrado e também quais são as dicas primordiais para implementar esse tipo de estratégia. Confira!

Razões para digitalizar e integrar o SAC

1.Velocidade e otimização

A base de um bom atendimento está no conhecimento da empresa sobre seu público-alvo. Isso implica em identificar suas necessidades e responder as suas demandas de forma ágil e com responsabilidade.

Nesse sentido, digitalizar e integrar o SAC requer otimização do tempo de resposta. Isso porque esse tipo de processo reduz bastante a necessidade de intervenção humana, o que aumenta a chance de resolução imediata das demandas do cliente.

Em outras palavras, o sistema trabalha de maneira independente e a qualquer momento quando solicitado pode dar uma resposta imediata. Nesse sentido, esse processo permite maximizar a eficiência no atendimento.

2.Melhora a personalização

O atendimento que privilegia a personalização acaba aumentando as chances de ter sucesso na avaliação do cliente. Nesse sentido, é importante que a empresa realize o registro dos dados do cliente, a fim de levantar os perfis e hábitos do consumidor.

Por meio da digitalização e integração do SAC, esse processo se torna mais eficiente, uma vez que o processo de coleta de dados é automático e pode ser organizado para análise do perfil do consumidor.

3.Vendas impulsionadas

Uma venda realizada da maneira tradicional vai exigir muito trabalho do colaborador. Afinal, ele precisa sondar sobre quais são os seus possíveis clientes e depois disso realizar o contato.

Nesse processo tradicional, gasta-se bastante energia e exige-se muita persistência do colaborador. Sem considerar que esse tipo de contato feito em um momento inadequado coloca todo o esforço e tempo gasto do colaborador por água abaixo.

Sendo assim, realizar a digitalização e integração do SAC faz com que o mapeamento do passo a passo do cliente, desde seu primeiro contato com a empresa até a realização da compra, seja devidamente registrado. Por ser um processo totalmente digitalizado, é possível elaborar a melhor abordagem possível.

4.Fidelização de clientes

O relacionamento com o consumidor acontece desde o primeiro contato com a empresa. Mas isso não acaba quando é realizada a etapa de compra. É preciso considerar que também o pós-venda é uma maneira de se relacionar com o consumidor.

É importante, por exemplo, levar em conta que o cliente tende a se fidelizar à empresa após ter uma boa experiência com produto e em caso de acontecer alguma coisa, ele ser bem atendido no SAC. Nesse sentido, é preciso oferecer um tratamento especial e uma experiência surpreendente para o cliente.

Por meio da digitalização e integração do SAC, é possível criar uma base de dados acessível e automatizada que ajuda a identificar quais são os principais problemas enfrentados pelos clientes principalmente no pós-venda. Fazendo dessa forma, a empresa consegue ter uma melhor abordagem para fidelizar clientes.

5.Custo baixo

É importante considerar que utilizar uma verba para qualificar funcionários e implementar um sistema de digitalização e integração do SAC não se trata de um gasto. Isso porque trata-se de um investimento, já que aplicar recursos para obtenção de plataforma e softwares para digitalizar o atendimento, é uma maneira de aumentar a eficiência da empresa.

Em segundo lugar, a abordagem feita por meio de atendimento digitalizado, por exemplo, por meio de redes sociais ou chat, é menos custoso em relação a contratar uma grande equipe para desempenhar essas tarefas.

Além disso, é importante destacar que muitas vezes o cliente consegue resolver o seu problema por meio de um chat, obtendo informações automatizadas. Isso gera grande economia no gasto com pessoal.

Como iniciar o processo de digitalização e integração do SAC

Faça investimento em gestão de dados

Para ter sucesso na implementação do processo de digitalização e integração do SAC é importante realizar uma gestão das informações fornecidas pelos clientes.

Isso pode ser feito adotando ferramentas como preenchimento de formulários ou as respostas obtidas em uma pesquisa de satisfação.

Também é importante buscar os dados referentes às informações fornecidas durante o contato com o cliente e as pegadas deixadas pelo cliente durante a jornada de compra. Dessa maneira, é possível deixar mais claro o perfil do consumidor e tornar as experiências do SAC mais eficazes.

Adote uma plataforma omnichannel

Uma maneira de tornar a experiência do cliente mais agradável é oferecer múltiplos canais de atendimento. No entanto, se essa gestão de canais for feita de maneira individualizada e manual pode deixar o trabalho muito oneroso.

Nesse sentido, é importante investir em uma solução advinda da plataforma omnichannel. Esse é um modelo de gestão centralizado que reúne os canais como e-mail, redes sociais e chatbots no mesmo local.

Dentre outras vantagens dessa plataforma, está a garantia de que as informações trocadas de forma individual possam ser integradas em um sistema, a fim de construir uma única análise da jornada de compra.

Proporcione momentos agradáveis aos clientes

De nada adianta ter um atendimento automatizado e ultra tecnológico se o SAC não oferece um atendimento empático em relação aos clientes.

Nesse sentido é fundamental oferecer treinamento aos colaboradores para que eles exercitem a empatia, a capacidade de escuta e se preparem para serem capazes de irem além dos comportamentos padronizados para atender as necessidades dos clientes.

Essas foram algumas informações sobre digitalizar e integrar o SAC da sua empresa. Além de adotar essa solução tecnológica, é importante também investir em atendimento digital humanizado. Diversas empresas tem se aberto para essa estratégia e tem obtido grande sucesso.

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