SAC 3.0: entenda a importância dessa tecnologia no atendimento ao cliente

SAC 3.0: entenda a importância dessa tecnologia no atendimento ao cliente

O comportamento do consumidor mudou nos últimos anos. As empresas precisam se adaptar a um público muito mais informado, conectado e exigente. Para suprir as novas demandas e agradar o máximo de pessoas, o atendimento ao cliente evoluiu do SAC para o SAC 3.0, mas você sabe o que, na prática, isso significa?

Consiste em aumentar a capacidade das empresas de diversificar os canais de atendimento, oferecer experiências integradas, um atendimento mais simples e próximo do cliente. Contudo, também não é só isso, pois os desafios para atrair, vender e encantar os consumidores nos dias de hoje são vários.

Neste post, você entenderá mais sobre o que é SAC 3.0, a sua importância para o atendimento ao cliente e principais vantagens. Continue e entre na discussão!

O que é SAC 3.0?

SAC, sigla para Serviço de Atendimento ao Consumidor, é um serviço popular oferecido pelas empresas para resolver chamados técnicos, responder a reclamações, tirar dúvidas e esclarecer detalhes sobre produtos. Então, o que há de novo no SAC 3.0? Se chegamos a versão 3.0, como eram as versões 1.0 e 2.0?

O Serviço de Atendimento ao Consumidor começou com a intenção de ser um socorro para os clientes resolverem problemas que não conseguiam solução nas lojas físicas. Na primeira versão, eram mais usados os telefones e as cartas para reclamações, pedidos de reembolso, entre outros chamados “emergentes”.

Com a sofisticação dos meios de comunicação e a evolução da internet, passou a ser possível atender os consumidores por sites, telefones, redes sociais, chats ao vivo, entre outros lugares. No SAC 2.0, a imensa variedade de canais foi uma revolução para a época, uma vez que tornava o atendimento rápido e mais pessoal.

No entanto, a multicanalidade ainda não possibilitava que as empresas oferecessem com facilidade um atendimento ao consumidor realimente personalizado, planejado de acordo com a experiência de cada pessoa. Um atendimento que tivesse início no site, por exemplo, dificilmente teria continuidade via telefone.

Isso exigia que o cliente passasse duas ou mais vezes seus dados a cada contato com a empresa, sem a certeza de que teria seu dilema resolvido. Ainda hoje, infelizmente essa é a norma do atendimento ao consumidor. Para tornar o atendimento mais personalizado, surge o SAC 3.0, com o foco na otimização da experiência do consumidor.

Em suma, o SAC 3.0 é a última evolução do Serviço de Atendimento ao Cliente, que tem o objetivo de fornecer uma experiência integrada entre os diversos canais de relacionamento das empresas e deixar o cliente mais satisfeito.

Qual é a importância do SAC 3.0 para o atendimento ao cliente?

Quando analisamos o panorama de surgimento do SAC 3.0, as questões ligadas aos novos hábitos dos clientes e à integração de canais online sempre estão quase em primeiro plano. Mas a sua importância também passa pela humanização da marca, o que garante a melhor experiência do cliente possível.

O atendimento humanizado é a chave para bons relacionamentos com os clientes. A sofisticação das tecnologias permite que os usuários tirem dúvidas com rapidez, o que leva muitas empresas a investirem na automação do atendimento ao cliente. Embora seja uma estratégia relevante, ela não pode significar uma comunicação rígida ou limitada.

Um bom atendimento ao cliente precisa atuar com um senso de parceria e transparência com o público. Os consumidores percebem quando a empresa atende dessa maneira, principalmente porque a norma do mercado é ainda oferecer um atendimento lento e despersonalizado.

Quais são as principais vantagens?

O panorama do SAC 3.0 é permeado de desafios para as empresas, já que a inovação agora é oferecer experiências de atendimento ao cliente integradas e fluidas. Contudo, esse novo modelo de Serviço de Atendimento ao Cliente também tem suas vantagens. Veja mais sobre as principais a seguir.

Personalização do atendimento

Para entender a capacidade de personalização do SAC 3.0, é importante saber o que é uma plataforma omnichannel. Por meio dela, os operadores de suporte ao cliente têm acesso rápido e fácil a todo o histórico de relacionamento, o que facilita o oferecimento de novos produtos, além de sanar dúvidas com maior agilidade.

Com a estratégia de omnichannel, o operador consegue dar continuidade via telefone ao mesmo atendimento que o cliente iniciou em outro canal. Quando o usuário se relaciona com um chatbot, por exemplo, o próprio sistema pode direcionar o atendimento para uma chamada na central de atendimentos.

Relacionamento com os clientes

As estratégias de relacionamento são uma preocupação para qualquer empresa que pretenda construir parcerias saudáveis e duradouras. O conceito de SAC 3.0 trabalha com a ideia de que o relacionamento não se restringe apenas a antes ou durante as vendas, pois o pós-venda é o momento fundamental para garantir a fidelização do cliente.

Portanto, todos os profissionais que lidam diretamente com o cliente precisam estar bem treinados e capacitados para desenvolver relações próximas e humanizadas com o público. É importante lembrar que todas as pessoas que entram em contato com os clientes atuam, de certa forma, como porta-vozes da empresa.

Vantagem competitiva

As empresas que mais se dedicam a oferecer ótimas experiências de compra tendem a ganhar mais credibilidade no segmento em que atuam, pois clientes satisfeitos recomendam bons serviços e produtos a amigos e familiares. Um atendimento ágil e humanizado está entre os principais critérios quando os clientes fazem essa avaliação.

Além disso, sites adaptados a todos os dispositivos (sites responsivos), com facilidades para os usuários e baixo tempo de carregamento são bem ranqueados no Google, agregando cada vez mais tráfego orgânico e oportunidades de concretizar vendas.

Portanto, o SAC 3.0 vai muito além de um serviço para tirar dúvidas ou só responder a chamados do público. Vimos que o conceito designa uma estratégia muito mais ampla, com o objetivo de criar relacionamentos mais humanizados e próximos dos consumidores, além de experiências integradas entre diversos canais de atendimento.

Agora, queremos saber um pouco da sua experiência! O SAC 3.0 já é uma realidade na sua empresa? Quais são as estratégias que têm dado certo no seu atendimento ao cliente? Deixe o seu comentário!

Compartilhe este conteúdo:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Veja também:

Receba nossas novidades

Fique bem informado e saia na frente sempre.

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados