Robôs de inteligência artificial: impactos no atendimento ao cliente

robôs de inteligência artificial

Os robôs de inteligência artificial tem conquistado cada vez mais destaque dentro das organizações nas mais variadas tarefas, sendo que é possível automatizar diversos processos com o intuito de obter uma maior produtividade.

Dentro desse contexto, o atendimento ao cliente também tem sido beneficiado, com o surgimento de cada vez mais soluções em inteligência artificial que permitem também a automação dessa rotina de trabalho, facilitando a vida dos colaboradores do setor.

Para ajudar você a entender melhor quais as mudanças que ocorrem no atendimento ao cliente, frutos do impacto da disseminação do uso de robôs de inteligência artificial, criamos este pequeno post. Continue conosco e boa leitura!

O que é inteligência artificial

Hoje, é indiscutível o papel da tecnologia na melhoria e eficiência de processos corporativos. Um dos motores da transformação digital dentro das organizações é, sem dúvida, a inteligência artificial. Contudo, você conhece realmente esse conceito?

Tecnicamente, podemos dizer que a IA, Inteligência Artificial, nada mais é que a utilização de ciência da computação, por meio de dispositivos eletrônicos, que simulem a capacidade humana de raciocinar, tomando decisões e resolvendo problemas de acordo com os dados disponíveis.

O conceito e até mesmo algumas aplicações já existem há décadas, porém, com os últimos avanços da computação, a IA hoje se desenvolve muito rapidamente, gerando uma série de soluções aplicáveis em várias áreas, inclusive no atendimento.

Como a IA se aplica ao atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente sempre foi, na maioria das empresas, um problema. Isso porque existe uma série de variáveis que prejudicam o seu desempenho, seja em um modelo ativo, no qual é realizado o contato com o cliente, seja no reativo, quando se recebe tal contato.

Quantas vezes você já tentou contato com alguma empresa, seja para cancelar um serviço, tirar uma dúvida ou buscar uma informação antes de fechar um negócio? De todas essas experiências, em quais delas você perdeu tempo e se sentiu frustrado? Provavelmente muitas, não é?

Esse sentimento de insatisfação também se aplica aos seus clientes quando o seu setor de atendimento não funciona de maneira adequada. Qual a solução nesse caso? Contratar uma grande equipe que dê conta da demanda é inviável, enquanto treinamentos podem sair caro.

Uma pesquisa recente liderada pelo Gartner, consultoria de negócios americana, afirma que entre todos os participantes, envolvendo grandes companhias, 91% pretendem investir em automação no atendimento nos próximos 3 anos, visando melhorar a experiência do cliente.

A IA veio para revolucionar a maneira como o atendimento ao cliente funciona hoje, automatizando tarefas e trazendo uma maior eficiência para o setor, fazendo com que ele deixe de se tornar um problema e vire uma solução.

Todas as ações realizadas durante o ato de vender podem ser automatizadas com a implantação de soluções de IA, melhorando o atendimento ao mesmo tempo em que facilita os processos e tarefas.

É possível dobrar a produtividade do time de vendas ao utilizar-se de inteligência artificial no atendimento ao cliente, trazendo muito mais oportunidades de negócio e permitindo que os colaboradores do setor se dediquem a outras atividades.

Quais os impactos positivos dos robôs de inteligência artificial

A IA veio para revolucionar o atendimento ao cliente, sendo que muitas coisas deixarão de funcionar da maneira com que estamos acostumados para dar lugar a novas soluções muito mais eficientes. Separamos alguns dos principais impactos positivos.

Uso de chatbots

Os chatbots têm evoluído muito nos últimos anos, sendo que já existem tecnologias capazes de “aprender” e interagir junto aos clientes de forma quase que humana, passando-se por um atendente normal.

Dessa forma, o cliente mantém um sentimento de proximidade, ao não perceber que foi atendido por uma máquina. Além disso, a aplicação dessa tecnologia permite o aumento do atendimento diante da demanda de contatos.

Aumento da agilidade

Como o atendimento principal é realizado por um sistema de IA por meio dos chatbots, eliminam-se filas, sendo que a comunicação é iniciada no momento em que o cliente realiza o contato.

Outro ponto é que o sistema tem acesso a dados quase que instantaneamente, eliminando o tempo de busca e tendo respostas rápidas para praticamente todos os questionamentos do cliente. Caso não consiga uma solução, passa o contato para um atendente humano.

Maior aproveitamento dos dados

Ao implantar um sistema de IA no atendimento ao cliente, melhora-se a coleta e processamento de dados acerca dos contatos realizados, criando um histórico eficiente de últimas reclamações, compras e demais interações.

Todas essas informações podem ser utilizadas na construção mais precisa de uma experiência do cliente, gerando análises mais eficazes e permitindo que se façam avaliações cada vez mais acertadas, criando campanhas personalizadas.

Cruzamento de informações

Por meio da IA é possível não apenas coletar dados dos mais diversos canais de atendimento existentes na empresa, mas também cruzá-los em um ambiente único, que permita verificar todos os pontos de contato com um determinado cliente.

Dessa forma, é possível construir um padrão de comportamento, definindo perfis com características similares e identificando estratégias de alcance em grupo.

Otimização do tempo

O setor de atendimento ao cliente é conhecido por ser composto por um grande contingente de colaboradores, que nem sempre conseguem dar conta de toda a demanda, visto que existem picos de contato e outras variáveis envolvidas.

Com a aplicação da IA, por meio de sistemas inteligentes e chatbots, existe uma melhoria significativa no atendimento ao cliente e no tempo disponível aos atendentes, visto que os robôs atendem a maioria dos casos simples.

Dessa forma, apenas demandas mais complexas são repassadas ao time de colaboradores, que pode se dedicar da melhor forma para atender e solucionar tais questões, trazendo uma otimização de tempo para o setor.

Chegamos ao fim deste post e esperamos que você possa ter compreendido o valor dos robôs de inteligência artificial no atendimento ao cliente e todos os impactos positivos que essa tecnologia pode trazer para a sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda em nosso próximo post como a automação é importante na gestão de relacionamento com o cliente!

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