6 impactos da automação na gestão do relacionamento com o cliente!

Relacionamento com o cliente

Conforme a cartela de consumidores aumenta, manter um nível adequado de relacionamento com o cliente se torna um desafio, já que são várias pessoas com as quais a sua empresa faz negócio ao mesmo tempo.

Contudo, ao mesmo tempo em que o número de contatos aumenta, a necessidade de um atendimento personalizado é cada vez mais importante para a grande maioria dos consumidores, trazendo um grande dilema para as organizações.

Neste post, queremos apresentar a você a automação da gestão do relacionamento com o cliente, o que é essa tecnologia, como aplicá-la e quais os seus reais impactos nos resultados de sua empresa. Continue conosco e saiba mais!

O que é a automação no relacionamento com o cliente

Conforme a cartela de clientes aumenta, torna-se cada vez mais difícil dar a devida atenção a todos eles. Com o tempo, a quantidade de reclamações pode aumentar, exigindo que uma atitude seja tomada com relação ao atendimento.

Contudo, até pouco tempo atrás, a solução seria contratar novos atendentes e aumentar a equipe de relacionamento com o cliente, o que também aumenta de forma indireta os custos e a complexidade das operações.

Hoje, graças aos avanços da tecnologia, uma nova possibilidade está diante de você e da sua empresa, a automação do relacionamento com o cliente, um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias orquestradas por um sistema único e inteligente.

A automação nada mais é que a criação de procedimentos padronizados, que otimizem recursos e realizem atividades repetitivas de forma automática, poupando o tempo de sua equipe e melhorando a produtividade. Ou seja, é possível fazer mais com menos.

Um sistema de automação do relacionamento com o cliente pode agrupar todas as informações relacionadas aos consumidores além de permitir o agendamento de várias ações, como o envio de um e-mail automático.

Quais seus principais impactos

Apostar na automação pode ser muito benéfico para a sua empresa, uma vez que são grandes as vantagens que essa tecnologia pode entregar. Vamos visualizar algumas delas.

1. Melhoria no atendimento

Uma das piores coisas que pode acontecer para a experiência de um cliente é a demora em uma resposta ou a dificuldade de ter uma solução para o problema que está enfrentando.

Quando a equipe de atendimento está sobrecarregada, existe uma dificuldade de atender com excelência a todos os clientes, além do próprio ambiente de estresse em que os colaboradores estão atuando.

Ao investir na automação, com uma solução que facilite o atendimento, temos uma grande melhoria no setor, com um impacto direto sobre a experiência do cliente e a sua satisfação.

2. Personalização

Uma empresa pode atender um número gigantesco de clientes todos os dias, o que afeta a personalização do atendimento, já que os colaboradores não conseguem reconhecer cada um dos usuários.

Por meio do uso de sistemas de automação, todos os dados de conversas anteriores do cliente com a empresa podem ser apresentados ao atendente durante o atendimento.

Dessa forma, ele não apenas já pode adiantar qual seria o assunto a ser tratado pelo cliente, como também entender melhor quais são as suas dificuldades.

3. Humanização

A compreensão dos problemas enfrentados pelos clientes e a sua rápida solução, além da orientação sobre toda e qualquer dúvida apresentada pelo consumidor, traz o que chamamos de humanização, ou seja, o entendimento da dor pela qual o usuário está passando.

A humanização vem de um diálogo atencioso com o consumidor, o que é possível graças às ferramentas tecnológicas que permitem que o time de atendimento tenha mais tempo para lidar com determinadas situações.

4. Agilidade dos processos

Tudo fica muito mais rápido com a automação na gestão do relacionamento com o cliente, já que todas as tarefas repetitivas serão automatizadas, permitindo que os colaboradores possam dedicar o seu tempo a outras atividades.

Como todos os setores passam a ser integrados, um atendimento que tenha sido iniciado pelas vendas pode ser repassado ao pós-venda de forma simples e direta, sem que os dois setores tenham de se falar, já que todas as informações já estão no sistema.

Dessa forma, temos um ganho exponencial de tempo, pois todos os processos dentro do contexto do atendimento ao cliente se tornam otimizados.

5. Redução de custos

O setor de atendimento ao cliente tem um alto custo, devido ao tamanho da equipe a ser empregada nesse trabalho. Além disso, os gastos são exponenciais de acordo com o crescimento da empresa, sendo que nem sempre os altos investimentos estão ligados à qualidade.

Ao investir na automação do setor de atendimento, temos uma redução drástica nos custos desse setor. Tecnologias como os chatbots permitem que a equipe seja reduzida ao mínimo, além de possibilitarem que o atendimento aconteça 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem o aumento do investimento.

6. Apoio à tomada de decisão

Por fim, há um dos pontos mais importantes com relação aos benefícios da automação do atendimento: temos a possibilidade de coletar e analisar dados acerca do andamento das atividades do setor, com as mais variadas métricas.

Dessa forma, temos um material rico que pode apoiar de forma direta a tomada de decisão acerca das políticas e ações da empresa em relação não apenas ao atendimento, mas à forma de atuação da empresa.

Por que o Nexus Software pode ajudar a sua empresa

O Nexus software não oferta a você apenas uma solução para a automação da gestão de um canal de atendimento ao cliente, mas uma ferramenta completa omnichannel para a integração de todos os canais de comunicação de sua empresa.

Por meio dele, é possível integrar atendimentos via WhatsApp, Telegram, Facebook, telefonia e Contact center de forma automática, iniciando um contato em qualquer plataforma e continuando em outra de forma simples.

Além disso, com o Nexus Software, você também conta com a tecnologia de chatbots, robôs de atendimento ao cliente via chat, e voicebots, a versão da mesma tecnologia integrada ao reconhecimento de voz.

Uma solução como essa pode revolucionar o atendimento ao cliente em sua empresa, automatizando processos e trazendo ganhos nas mais variadas áreas, além de todos os benefícios descritos aqui.

Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo! Podemos tirar todas as suas dúvidas.

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