Personalização dos relatórios e dashboards: entenda a importância

personalização dos relatórios

À medida que a tecnologia evolui, ganhamos meios para alcançar objetivos com mais rapidez e evitar esforços e desperdícios desnecessários. Isso permite que as empresas tenham uma gestão baseada em documentos e ferramentas de trabalho voltados especificamente para suas finalidades, como a personalização dos relatórios e dashboards.

Por exemplo, embora seja muito importante contar com uma gama de KPIs (Key Performance Indicators) para as operações de uma empresa, é possível produzir um relatório que consiga oferecer uma visualização efetiva de dados, de acordo com a sua respectiva necessidade.

A seguir, entenda melhor do que se trata a personalização de relatórios e dashboards, assim como a importância dessas estratégias para o mundo corporativo.

O que são relatórios e dashboards personalizados?

O dashboard é um painel de controle usado nas empresas para visualização de dados críticos. Geralmente, as informações sobre a empresa ficam organizadas em uma única tela, identificando os pontos mais importantes para o usuário.

O diferencial do dashboard personalizado é a possibilidade de mudar a organização das informações, que pode ser definida pelos próprios usuários, de modo que facilite a rotina de trabalho de cada um. Já o dashboard sem personalização apresenta uma organização padrão das informações, vinda de fábrica e que não pode ser modificada.

Da mesma forma acontece com a personalização dos relatórios. Existem várias maneiras de demonstrar resultados de diferentes temas. A gestão pode ser avaliada por meio de metas e indicadores, enquanto a produtividade das equipes pode ser analisada por meio de gráficos e elementos visuais.

Portanto, os relatórios personalizados apresentam uma organização das informações que pode variar de acordo com a finalidade do documento, priorizando certas métricas, agrupamentos, datas e categorias em detrimento de outras.

Qual a importância da personalização dos relatórios e dashboards?

A personalização tem a ver com mudanças necessárias para atender a necessidades específicas. Isso por si só gera inúmeras vantagens na rotina das empresas. A seguir, entenda mais sobre a importância da personalização dos relatórios e dashboards.

Otimização do tempo

O tempo que sua equipe gasta procurando informações importantes em arquivos e relatórios pode prejudicar a produtividade. Na rotina apressada que vivemos no mundo corporativo, economizar tempo é a prova de que as operações vão bem, e a personalização dos relatórios e dashboard faz parte desse objetivo.

Não adianta pegar todos os números e colocá-los em um relatório. Isso apenas dificulta a análise, fazendo com que você acabe perdendo a precisão dos dados. Relatórios precisam trazer as informações mais úteis para funcionários e diretoria. Da mesma forma, o dashboard deve priorizar as categorias de maior utilidade no dia a dia do usuário.

Transparência e controle dos processos

Uma das vantagens de relatórios personalizados é a oportunidade que diferentes profissionais têm de acessar informações importantes do seu departamento. Em outras palavras, esse documento permite que a transparência no trabalho seja algo praticado no dia a dia, e não apenas um valor para a empresa.

Os dashboards personalizados também garantem maior transparência, na medida em que centralizam as prioridades de cada funcionário para a realização de suas atividades.

Contudo, a transparência só pode ser obtida caso haja um sistema de integração das informações na empresa. Os relatórios não precisam passar por todos os departamentos, mas é importante que os líderes possam checá-los de forma clara.

Trabalhar para garantir o máximo de controle é um dos segredos de um gestor de sucesso, o que é assegurado com relatórios personalizados. É por meio de uma manutenção transparente que é possível delegar tarefas e melhorar pontos de fraquezas.

Foco nas informações mais importantes

Com relatórios personalizados, os gestores sabem quais são os principais indicadores de um projeto que precisam ser analisados. Dessa forma, os dados são avaliados com maior precisão, com a equipe focando no que realmente importa e deixando questões secundárias para outro momento.

Dar prioridade aos principais indicadores da empresa e de cada um de seus departamentos é de fundamental importância para uma gestão eficiente. Dessa maneira, as equipes podem avaliar o seu desempenho e a eficácia de seus processos, além de acompanhar o seu retorno financeiro.

Alinhamento estratégico

Com a todas as informações de um projeto centralizadas, há a garantia de uma gestão ágil e efetiva, com o alinhamento rápido de estratégias entre diferentes departamentos, ações e decisões a partir do uso de relatórios e dashboards personalizados.

Por exemplo, relatórios sobre produtividade apontam como anda o desempenho dos funcionários de diferentes departamentos na execução de tarefas. Esse documento evita que os gestores sejam pegos de surpresa por uma possível queda repentina no padrão de qualidade dos serviços e do atendimento ao cliente. Ou seja, é a solução para alinhar a empresa em prol de um objetivo único.

Redução de riscos

As informações de um relatório são necessárias para que o gestor pratique um monitoramento preditivo das operações de uma empresa. Da mesma forma, o dashboard deve garantir que o usuário tenha o total controle sobre as suas atividades. Por isso, a personalização aumenta a eficácia dos dois recursos, reduzindo a ocorrência de iniciativas equivocadas.

É possível tomar as melhores decisões baseando-se em dados previamente colhidos e apresentados, aumentando as chances de acerto. Com a utilização de relatórios e dashboards customizados, a empresa busca uma excelente maneira de diminuir riscos com decisões mal justificadas.

Todas as métricas e informações à disposição estão diretamente relacionadas aos serviços executados por uma determinada equipe, permitindo que o foco esteja exclusivamente no seu desempenho.

Um relatório personalizado apresenta apenas informações essenciais, o que evita o trabalho dobrado de um funcionário para identificar quais são os dados que realmente importam no documento. Com a análise dos relatórios personalizados, fica mais fácil definir ações preventivas em relação aos problemas e riscos da empresa.

A melhor forma de contar com a personalização dos relatórios e dashboards é por meio da contratação de um software de gestão que ofereça esses recursos. Ou seja, é importante priorizar sistemas que se adéquem para atender as particularidades da gestão da sua empresa. Como vimos, esse tipo de tecnologia pode ser um grande diferencial para seu futuro.

Se deseja contar com um software que ofereça a personalização dos relatórios e dashboards, entre em contato conosco para conhecer o Nexus e entender todos os seus diferenciais.

Compartilhe este conteúdo:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Veja também:

Receba nossas novidades

Fique bem informado e saia na frente sempre.

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados