Veja 8 benefícios de um software omnichannel no marketing da empresa!

omnichannel

O omnichannel é uma estratégia de convergência que faz a integração de todos os canais de comunicação da empresa. Entre seus objetivos estão melhorar a experiência do consumidor, contribuir para otimizar os processos da empresa e, inclusive, reduzir os custos.

Essa estratégia somente pode ser desempenhada com sucesso por meio de um aparato tecnológico: o software omnichannel. Essa solução permite realizar o gerenciamento, a atualização de banco de dados e a execução de tarefas em tempo real e sob demanda.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e descubra os reais benefícios de investir em um software omnichannel. Boa leitura!

1. Confiabilidade das informações

O software omnichannel permite que todas as informações fiquem centralizadas em uma única plataforma. Sendo assim, durante o atendimento, o cliente não precisa, por exemplo, ficar repetindo seus dados para cada diferente canal que ele entra em contato.

Com o uso do software, a empresa promove ao cliente a sensação de que ela está de fato trabalhando com um sistema organizado e seguro. Além disso, do ponto de vista da gestão do software, é possível verificar o histórico do cliente e atualizá-lo com informações a qualquer instante. Assim, as equipes de atendimento estarão cientes de toda a jornada do consumidor.

2. Ampliação do engajamento dos clientes

A empresa não precisa apenas desenvolver bons produtos ou serviços. Para ser amplamente reconhecida, ela também deve conquistar o engajamento de seus clientes. E uma das maneiras de conseguir isso é oferecendo um bom atendimento.

O software omnichannel consegue favorecer essa estratégia, uma vez que reúne informações importantes sobre os clientes. Por exemplo, a partir dos dados levantados pelo software, o gestor consegue verificar quais são as dores e as demandas de cada consumidor.

Com isso, torna-se mais fácil e assertivo direcionar as estratégias que são mais voltadas para aquela persona do negócio. Assim, as chances de o cliente ficar insatisfeito com a empresa são reduzidas drasticamente.

3. Redução de custos

O gasto com pessoal é consideravelmente elevado para grande parte das empresas. Não é à toa que, hoje em dia, as organizações têm buscado soluções tecnológicas a fim de substituir parte do quadro de funcionários.

Sem contar que as tecnologias conseguem desenvolver tarefas de modo muito mais rápido e eficiente. Por isso que a utilização do software omnichannel é uma maneira de reduzir os custos operacionais. Com esse tipo de software, a empresa não precisa investir em outras plataformas para fazer a gestão de operação do atendimento nem contar com grandes equipes para fazer o gerenciamento dos diferentes canais.

4. Integração de canais

Um software omnichannel oferece a possibilidade de que múltiplos canais sejam integrados em uma única interface. Isso quer dizer que um único operador pode atender mais de um cliente nos mais diversos canais disponibilizados pela empresa. Isso é extremamente importante para a experiência do consumidor e para o negócio, pois há o benefício de uma comunicação inteligente e rápida.

5. Relatórios detalhados

Trabalhar com relatórios, hoje em dia, é uma ótima maneira de fazer o tratamento de dados. Isso garante estudar possíveis tendências do mercado consumidor e também solucionar erros, entre outros fatores.

Por meio do software omnichannel, é possível emitir relatórios detalhados a qualquer tempo e para os mais diversos períodos. Um software omnichannel disponibiliza os dados dos clientes de forma automática, facilitando a compreensão de cada pessoa que entra na empresa.

É possível, por exemplo, emitir um relatório de resultados parciais ou totais de uma determinada atividade. É o caso do serviço de atendimento ao cliente ser gerenciado pelos dados oferecidos pelos relatórios. Isso ajuda bastante a otimizar os processos e, certamente, a melhorar o atendimento ao consumidor.

6. Padronização nos atendimentos

Uma plataforma que realiza a integração de todas as informações do atendimento ajuda a desenvolver uma padronização na empresa. Assim, é possível atender os clientes de uma única forma. Também há a possibilidade de realizar o acompanhamento da satisfação do consumidor quanto à empresa, tanto nas redes sociais quanto nos chatbots. Isso tudo somente é possível com o uso do software omnichannel.

7. Comunicação interna favorecida

A comunicação interna é extremamente relevante no momento de organizar as estratégias para oferecer aos consumidores um atendimento de qualidade. Sendo assim, uma empresa que conta com diversos atendentes precisa ter uma comunicação alinhada e simplificada, capaz de oferecer uma excelente experiência ao cliente.

Com a capacidade de integrar os vários canais de comunicação da empresa, o software omnichannel facilita também a comunicação interna. Por exemplo, o software evita situações em que o atendente precisa iniciar novos protocolos ou chamados toda vez que o cliente retornar o atendimento.

Também evita problemas quando o cliente informou seus dados, de forma distribuída, em mais de um canal da empresa. Com a utilização do software, o contato é feito instantaneamente entre os atendentes, os quais têm a mesma base de dados atualizada.

8. Interface segura e intuitiva

Muitas vezes, os gestores têm dificuldades de realizar o gerenciamento de informações de atendimento porque a interface do programa é pouco convidativa ou estratégica. Nesse sentido, o software omnichannel pode ser programado para oferecer uma interface mais intuitiva, simples e que facilita a operacionalização.

O software omnichannel pode ser organizado a fim de facilitar o entendimento do operador de acordo com as necessidades dos seus atendimentos aos clientes. Sem contar que esse tipo de software garante a segurança das informações, permitindo o bom fluxo do atendimento no que se refere aos dados e transações financeiras.

Dessa maneira, é possível simplificar o trabalho dos atendentes e gestores, possibilitando a entrega de uma experiência melhor ao consumidor.

Essas foram algumas informações sobre o software omnichannel. Por fim, destacamos que, para ter essa tecnologia na sua empresa, é importante contar com ajuda especializada. É o caso, por exemplo, de buscar a Nexcore Tecnologia. Nós podemos oferecer um software sob medida para as necessidades do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções? Entre em contato com a Nexcore. Nós providenciamos um software omnichannel voltado para a venda através do MKT, por exemplo, que pode ser customizado conforme o projeto do cliente.

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