6 estratégias de marketing de relacionamento para você adotar

Com cada vez mais alternativas para escolherem em diversos segmentos, as pessoas podem optar por aquelas marcas que se posicionam de forma mais próxima a elas. A solução para isso está em posicionar a sua empresa de forma mais próxima a essas pessoas. Você já ouviu falar em marketing de relacionamento?

Tendo esse contexto em mente, fica nítida a importância de procurar estabelecer um relacionamento significativo com os seus clientes. Eles precisam se sentir valorizados e ter as suas particularidades respeitadas. Tudo isso deve ser refletido em suas iniciativas de marketing.

O termo marketing de relacionamento se refere a um conjunto de estratégias voltadas a aprimorar a conexão da sua empresa com o seu público. São ações desenvolvidas com o objetivo de fazer com que o seu público se sinta importante e acolhido, tanto clientes atuais como futuros.

O que acha de colocar essa ideia em prática? Confira a seguir 6 estratégias de marketing de relacionamento para você adotar em sua empresa!

1. Conheça bem o seu público

O passo fundamental para começar a trabalhar com estratégias de marketing de relacionamento é conhecer bem as pessoas com quem a sua empresa deseja interagir. Isso significa entender o perfil desse público, as suas necessidades, motivações e desejos.

Isso porque você deverá desenvolver a sua abordagem a partir desses detalhes. Sem saber quem é a sua audiência, o seu marketing de relacionamento não terá um foco bem-definido, e isso vai na contramão do que esse tipo de estratégia pede.

Essas informações devem partir de fontes confiáveis. Ou seja, busque dados em seu histórico de clientes, pesquisas de mercado e meios equivalentes. Dessa forma, será possível se aproximar muito mais das características reais do seu público-alvo.

2. Personalize seu atendimento

Ninguém gosta de ser tratado como apenas mais um número em uma planilha. Trabalhar com marketing de relacionamento significa considerar as particularidades dos seus clientes ao atendê-los. Felizmente, é possível se basear em informações objetivas para fazer isso.

Volte a sua atenção para os dados que você possui a respeito do perfil dos seus clientes. Aprenda com essas informações e construa um discurso adaptado às características dessas pessoas. Isso vale tanto para traços de perfil quanto para interações anteriores.

Por exemplo, se um cliente já tem um histórico de comprar produtos de determinado tipo com a sua empresa, esse detalhe pode ser utilizado como base para um atendimento direcionado e até alguma ação promocional. O seu público certamente sentirá uma melhora no relacionamento com o seu negócio.

3. Trabalhe com o modelo omnichannel

Conforme a tecnologia evolui, os hábitos e as expectativas das pessoas também se transformam. É por isso que a sua estratégia de marketing de relacionamento deve levar em consideração a importância do modelo omnichannel para a sua comunicação.

Ser omnichannel significa não só estar presente em vários canais, mas oferecer uma experiência consistente e contínua em todos eles. Isso significa garantir que, por exemplo, o seu cliente comece o atendimento via Twitter e o continue por telefone sem precisar recomeçar o processo.

Para que o modelo omnichannel funcione, você precisa considerar quais são os seus canais de atuação e treinar a sua equipe de atendimento para corresponder a essa nova expectativa. Tanto a sua estrutura quanto o seu pessoal precisam se aprimorar.

4. Conte com a ajuda da tecnologia

Utilizar alguns sistemas inteligentes pode ser decisivo para você aprimorar o seu atendimento e trabalhar de forma alinhada com o marketing de relacionamento.

Um exemplo disso é o chatbot, que possibilita colocar o seu público para interagir com um robô que é capaz de responder como humano e oferecer as soluções mais adequadas para cada caso. Também pode ser benéfico trabalhar com voicebot, que é um sistema que identifica a voz do seu cliente pelo telefone e consegue atendê-lo com sucesso.

Soluções como essas ajudam a oferecer um atendimento rápido e eficaz para um grande volume de clientes sem precisar ampliar a sua equipe. Ao mesmo tempo, é algo que possibilita liberar o seu time de atendimento para lidar com casos que exigem mais atenção.

5. Crie ações personalizadas

Outra forma de aprimorar o relacionamento com o cliente é realizar ações personalizadas junto a eles. Ou seja, você deve se concentrar em iniciativas que façam referência às características únicas de seu público para que ele se sinta valorizado no contato com a sua empresa.

Promoções genéricas até atraem um bom público, mas é possível ter resultados ainda mais significativos com o marketing de relacionamento ao segmentar a sua abordagem. Considere os dados que você já possui sobre os hábitos e características do seu público para detectar oportunidades vantajosas.

Lembre-se de deixar claro que aquela ação é personalizada, fazendo com que o seu cliente saiba que foi desenvolvida especialmente para ele. Dessa forma, não só você pode cativar um novo consumidor como também fidelizar aquele que já fechou negócio.

6. Acompanhe indicadores de satisfação

O seu sucesso com o marketing de relacionamento é algo que pode ser mensurado a partir das métricas certas. São alguns indicadores que ajudam a apontar se o seu público está reagindo bem às suas iniciativas de marketing ou se é necessário rever os seus esforços.

Um exemplo disso é o Customer Satisfaction Score (CSAT), que se baseia no envio de uma pesquisa para o seu público com o intuito de avaliar a satisfação com a sua empresa em uma nota de 1 a 5. Ao final, o índice é extraído da média de resultados obtidos.

Esse esforço de acompanhar suas métricas deve sempre vir acompanhado da implementação de medidas corretivas. Fique sempre alerta em busca de oportunidades para aprimorar a sua atuação tendo os números para ajudar nas suas decisões.

Contar com estratégias de marketing de relacionamento é algo que deve fazer parte da rotina da sua empresa. Esse processo precisa ser contínuo para que sempre seja possível atrair mais público e fidelizá-lo a partir das ações certas. Inspire-se nas dicas deste artigo e comece a aprimorar a forma como a sua empresa interage com as pessoas.

Aprenda mais sobre como contar com a ajuda da tecnologia nesse processo. Veja aqui no blog qual é a importância da automação na gestão do relacionamento com o cliente.

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