Marketing de oportunidade: saiba agora mesmo o que é e como fazer!

Marketing de oportunidade

Por acaso sua empresa enfrenta dias em que falta inspiração para chamar atenção do público-alvo? Ou então os conteúdos trabalhados pela empresa já estão bastante repetitivos e têm baixa repercussão? Bom, esses são sinais de que é o momento da sua empresa pensar em implementar o marketing de oportunidade.

Como o nome já diz, é uma estratégia de pegar carona nos acontecimentos do cotidiano para realizar a promoção e divulgação da marca. Essa estratégia ajuda a aumentar sua audiência, dar mais visibilidade e até mesmo alavancar as vendas da sua empresa.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça o que é o marketing de oportunidade, como implementá-lo e quais são suas principais vantagens. Confira!

Afinal, o que é marketing de oportunidade?

Com próprio nome já indica, marketing de oportunidade é uma estratégia de aproveitar todas as oportunidades possíveis para se conectar com o público-alvo da empresa. Essa estratégia funciona principalmente a partir de acontecimentos que estão sendo comentados no momento.

Por esse motivo, os projetos de marketing de oportunidade não são trabalhados por um período de tempo muito longo. Geralmente, as estratégias são rápidas e certeiras com público, para justamente aproveitar o calor do momento.

Para os negócios, o marketing de oportunidade é uma maneira de destacar o produto ou serviço em meio aos concorrentes. Ou seja, o marketing de oportunidade é uma maneira de vender mais em épocas que provavelmente não teriam tantas vendas.

Mas é importante destacar que embora o conceito de marketing de oportunidade seja bastante ambicioso é preciso ter bastante cuidado com os assuntos a serem tratados. Nem todas as situações disponíveis serão oportunas para o estilo do negócio.

Por isso é essencial ter uma visão completa e bem definida da sua empresa e principalmente do público-alvo. Assim, na hora de escolher um tema para a estratégia de marketing de oportunidade, o retorno do público vai ser instantâneo e positivo.

Como implementar o marketing de oportunidade?

Pode parecer algo difícil, mas o marketing de oportunidade não tem muito segredo. Seguindo passos básicos, é possível criar o primeiro conteúdo de sucesso baseado nessa estratégia. Vamos conhecer mais detalhes a seguir.

Conheça o seu produto

Para que a estratégia de marketing de oportunidade tenha de fato relação com a empresa é importante que se conheça o produto que ela oferece.

Afinal de contas, é preciso que o consumidor tenha segurança sobre a solução que está sendo oferecida. Nesse sentido, é fundamental conhecer as características do produto e também suas limitações.

Conheça o público-alvo

Não tem como ter sucesso numa estratégia de marketing de oportunidade se também não se conhece o público-alvo. Como essa estratégia se baseia nos comentários recorrentes desse público, se não se conhece o que está na boca dessas pessoas, é possível que a campanha seja fracassada.

Desse modo, é fundamental realizar um estudo que consiga criar o perfil do seu público-alvo, descrevendo suas características de faixa etária, gênero, preferências e localidade.

Escolha um canal eficiente

O marketing de oportunidade funciona também por meio de um canal de comunicação. Esse canal deve estar extremamente alinhado com a usabilidade do seu público-alvo.

Por exemplo, se seus clientes costumam usar mais redes sociais do que assistir televisão, não faz sentido criar uma campanha de marketing de oportunidade na TV, certo? Nesse sentido, é importante escolher o melhor canal de comunicação onde está presente o seu público.

Quais as vantagens de implementar o marketing de oportunidade?

Além da capacidade de mobilizar o público-alvo de maneira instantânea, o marketing de oportunidade apresenta outras vantagens. Por exemplo, ele é extremamente acessível sobre o ponto de vista financeiro, ajuda a combater o bloqueio criativo e melhora a presença online da empresa. Vamos conhecer mais detalhes a seguir.

Baixo custo

Se você acha que gasta muito dinheiro com estratégias de marketing na sua empresa, deveria considerar o marketing de oportunidade. Ele é extremamente acessível pois tem baixo custo.

Isso porque você vai precisar apenas de um design e uma boa ideia para criar um conteúdo que está sendo comentado no momento. Dessa maneira, não precisa gastar meses com uma equipe desenvolvendo uma campanha tradicional que vai exigir alto investimento.

O marketing de oportunidade é tão acessível que ele é fortemente utilizado pelas empresas pequenas que não podem competir com as maiores.

Evita o bloqueio criativo

Se a sua equipe de marketing está com dificuldade de encontrar ideias criativas para os conteúdos, talvez eles tenham grande sucesso com o marketing de oportunidade. Por meio dos momentos oportunos que surgem na rotina é possível obter novas ideias para o negócio.

Aproximação com público-alvo

Se sua empresa tem dificuldade de se aproximar com o público-alvo, deveria investir no marketing de oportunidade.

Isso porque essa estratégia se baseia justamente nos assuntos mais comentados pelo seu público.

Dessa maneira, quando a sua empresa cria um conteúdo baseado em marketing de oportunidade ele garante o envolvimento direto com público. Afinal, esse público vai se sentir mais à vontade para interagir com a empresa.

Repercussão instantânea

Por acaso a sua equipe tem esperado até o fim do mês para colher os primeiros resultados das suas campanhas de marketing? Essa não é uma realidade para o marketing de oportunidade.

Por conta de suas características próprias, essa estratégia permite repercussão instantânea. Se a estratégia for bem-feita é possível que a repercussão dure por mais dias e a sua empresa vire case de sucesso.

Presença online

Existem muitas empresas que são bem conhecidas fora do meio online e fracamente conhecidas na internet. Assim, elas acabam perdendo oportunidade de negócios. Para conseguir mais presença online a empresa pode investir em marketing de oportunidade.

Essa é uma estratégia que permite ganho de visibilidade e faz com que a empresa seja lembrada nas mentes dos usuários de diferentes faixas etárias que estão presentes na internet. Essas características fazem com que a empresa fortaleça sua marca.

Essas foram algumas informações sobre marketing de oportunidade. Nesse processo é importante dar atenção especial à equipe que vai fazer a produção do conteúdo. Ela precisa trabalhar com qualidade e relevância nas informações que são usadas para campanha. Assim, a empresa tem mais chances de sucesso nessa estratégia.

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