Mercado De TI Deve Crescer Mais De 20% Este Ano, Mas O Problema É A Falta De Profissionais Qualificados

Mercado De TI Deve Crescer Mais De 20% Este Ano, Mas O Problema É A Falta De Profissionais Qualificados
Matéria publicada pelo Blog Mirian Gasparin

Com a Transformação Digital, o mercado de tecnologia é um dos que mais vem crescendo e passando por constante desenvolvimento. Até o final deste ano, uma boa parte das empresas brasileiras vai implementar Inteligência Artificial em seu modelo de negócio. E todo esse crescimento demanda a contratação de profissionais, que são insuficientes para atender a demanda.

De acordo com um relatório elaborado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a demanda de empregos em Tecnologia demandará 420 mil profissionais até 2024. Considerando que o período analisado é de seis anos, isso significa que serão contratados 70 mil profissionais por ano, o que significa a necessidade de formação profissional a curto prazo. Ainda de acordo com esse relatório, o Brasil forma anualmente 46 mil com perfil tecnológico. Ou seja, o mercado brasileiro ainda não consegue suprir a demanda de mão-de-obra.

No caso específico de Curitiba, a expansão no setor de tecnologia tem atraído mais que investidores, startups e empresas inovadoras. O mercado busca por profissionais especializados que desejam ter qualidade de vida além do crescimento profissional inerente ao setor na cidade.

Eu conversei com o diretor da empresa curitibana Nexcore Tecnologia, Ricardo Zanlorenzi (foto), e ele me disse que é grande a carência de profissionais qualificados. A sua empresa, por exemplo, há três anos não consegue fechar as vagas de desenvolvedor de software. A solução que tem encontrado é treinar e formar esses profissionais na empresa.

De acordo com Zanlorenzi, o mercado de TI cresceu entre 19% e 20%, no ano passado, e para 2020 a projeção é de um avanço de mais  de 20%. O diretor da Nexcore destaca que as pessoas estão cada vez mais conectadas e as empresas têm que atender no maior número de canais. Tudo isso vem criando uma enorme dependência da tecnologia.

Formação profissional

Para quem deseja trabalhar na área de Tecnologia, o requisito básico é buscar por formação profissional. No entanto, outros fatores também podem auxiliar no processo de contratação.

Para o diretor executivo da empresa curitibana Gateware, Francisco Luiz Ferreira, é necessário ter comprometimento para conseguir experiência prática no ramo. Segundo o executivo, o mercado de Curitiba tem profissionais com boa formação, mas poucos têm experiência prática.

Algumas empresas buscam por profissionais com carreira estabelecida, mas a demanda por recém-formados ou com senioridade Júnior é alta. Na Gateware, por exemplo, há muitas oportunidades para quem deseja crescer profissionalmente.

Compartilhe este conteúdo:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Veja também: