Geração millennials: como atender a esse novo público?

geração millennials

A geração millennials — composta por pessoas que nasceram entre 1980 e 1995 — está completamente inserida no mercado de consumo atual. Mas será que você sabe o que isso representa para a sua empresa?

O fato é que cada geração traz com ela novas particularidades de comportamento e, principalmente, exigências e expectativas no que diz respeito às relações com as marcas. Por isso, se você tem um negócio, precisa saber como alcançar e fidelizar esse público.

Neste texto, vamos falar das principais características dos millennials, sua forma de consumir e como sua empresa pode se adaptar para satisfazer esses clientes. Continue a leitura e confira.

Quais são as características da geração millennials?

Nas últimas décadas, nossa sociedade passou a categorizar as gerações, de forma a marcar épocas e compreender melhor cada grupo. Com isso, as últimas gerações são:

  • baby boomers — nascidos entre 1940 e 1960;
  • geração X — nascidos entre 1960 e 1980;
  • geração Y ou geração millennials — nascidos entre 1980 e meados dos anos 1990;
  • geração Z — nascidos entre 1995 e 2010;
  • geração Alpha — nascidos a partir de 2010.

Cada um desses grupos de indivíduos tem suas particularidades no estilo de vida, na forma de pensar, de trabalhar e de consumir. Essas características são marcadas pelos acontecimentos sociais e transformações inerentes a cada época.

Quando falamos da geração millennials, é fundamental lembrar que, apesar de não terem nascido em um contexto completamente digital, as pessoas desse grupo cresceram junto com o desenvolvimento da internet e de novas importantes formas de comunicação. Esse fato teve um grande impacto na construção social da geração Y.

Os millennials também se viram imersos em um mundo globalizado, com muito mais acesso à informação à medida que os anos passavam. Eles foram os pioneiros a testar tecnologias como redes sociais e serviços como o Google. Conhecendo a rapidez do universo digital, eles se tornaram mais imediatistas em outros aspectos da vida, alimentando a volatilidade do mundo moderno.

Em relação ao consumo, a geração Y cresceu em um Brasil e mundo mais estabilizado economicamente e com menos fronteiras comerciais, podendo ter inúmeras opções de escolha na hora de comprar. Por isso mesmo, eles se tornaram mais exigentes.

O que os millennials querem das marcas?

Diferentemente das gerações Z e Alpha, a geração Y está completamente inserida no mercado consumidor. Ela já tem poder de compra há algum tempo e preferências bem estabelecidas na hora de consumir. Por isso, já podemos compartilhar com você algumas tendências.

A geração millennials busca por mais proximidade com as marcas. As pessoas não querem apenas pagar e receber um produto, mas desenvolver uma relação pessoal e afetiva com a empresa. Para isso, o negócio precisa passar por um processo de humanização, mudando sua abordagem para uma comunicação mais leve e próxima do público-alvo.

Esses indivíduos anseiam por engajamento com as marcas. Eles querem ter suas opiniões ouvidas e suas sugestões atendidas. Criar ações que proporcionem esse contato e engajem pessoas no propósito e nos valores da sua marca é fundamental.

Como já falamos, o imediatismo é um traço significante dessa geração e, por isso, as empresas precisam se preocupar com agilidade, sem deixar a qualidade de lado, é claro. Um bom produto que não é entregue de forma rápida e fácil não traz uma experiência satisfatória. Da mesma forma, um atendimento humanizado perde seu encanto se demorar demais para acontecer.

Millennials estão completamente conectados a diversas redes sociais e tecnologias de comunicação. Para eles, é impensável que uma marca só seja acessível por e-mail ou telefone. O atendimento omnichannel se torna imperativo para garantir o acesso facilitado e otimizado que esse público busca.

Por falar em facilidade, podemos dizer que a geração Y não quer encontrar dificuldades em seu processo de compra. A jornada de consumo precisa ser fluida e prazerosa, afinal, trata-se de uma experiência completa. É necessário eliminar os ruídos na comunicação e problemas que possam desanimar o consumidor.

Como a empresa pode atender bem a esse grupo de consumidores?

Considerando o impacto da geração millennials no mercado consumidor, é possível afirmar que toda empresa que deseja continuar competitiva e não se tornar obsoleta precisa se adequar para atender bem a esse público — e também às novas gerações que começam a aparecer.

Um dos conceitos centrais para cativar a geração Y é a criação de experiências valiosas. O atendimento ao cliente precisa ser transformado em um contato pessoal e dinâmico, que resolva problemas de forma rápida, eficaz e de forma inovadora. É necessário lembrar que estamos em um cenário com muita variedade de empresas e produtos, permitindo que o consumidor tenha uma escolha muito mais livre.

Com isso, é fundamental ter uma estratégia para se diferenciar e se destacar da concorrência. Essa estratégia é o oferecimento de uma experiência completa e satisfatória de consumo e de atendimento.

Também é preciso investir em inovação, tanto de produtos que atendam a novas necessidades do público quanto na abordagem ao consumidor. É possível inovar na forma de se comunicar, elaborar o branding da marca e entregar produtos, assim como na forma de fazer o atendimento ao cliente.

O relacionamento com o cliente da geração millennials vai desempenhar um papel central na maneira como sua marca é vista pelo público. Para atrair e fidelizar essa geração, invista em ações como:

  • verdadeiro atendimento omnichannel, com plataformas que se complementam e conversam entre si;
  • adoção das plataformas de comunicação que são mais usadas no dia a dia, como WhatsApp e redes sociais;
  • uso de chatbots para conseguir um atendimento mais imediato, sem abrir mão da pessoalidade;
  • garantia de personalização, mostrando que a marca conhece cada cliente e valoriza a individualidade;
  • comunicação engajadora com temas relevantes, representatividade de diversos perfis e exposição de valores.

Esperamos que este conteúdo ajude você a estabelecer estratégias para alcançar e atender com eficiência os consumidores da geração Y. Felizmente, temos informações suficientes sobre a geração millennials para criar um plano de ação concreto e com grandes chances de sucesso.

Se você se interessou por esse tema, descubra em outro artigo do nosso blog tudo que você precisa saber sobre a nova tendência do SAC 4.0. Boa leitura!

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