DXP: entenda o que é e por que usar na sua empresa!

dxp

Diante de consumidores bem informados que avaliam e escolhem com cuidado as marcas que atenderão suas necessidades, as empresas apostam em oferecer uma experiência única e personalizada. Esses benefícios são oriundos do sistema de Plataformas de Experiências Digitais (DXP).

Desse modo, proporcionar boas vivências aos consumidores é investir em sua fidelização. Logo, ao atender suas expectativas, os negócios se mantêm competitivos. No entanto, também é preciso otimizar as jornadas para garantir resultados favoráveis e sucesso nas ações. Sendo assim, vamos entender mais sobre o assunto lendo o artigo abaixo. Podemos começar?

O que é DXP e para que serve?

Digital Experience Platform (DXP) — Plataforma de Experiência Digital — é um software que engloba inúmeras tecnologias e ferramentas visando às soluções que garantem uma melhor experiência aos clientes, independentemente dos canais digitais. Com isso, oferecem suporte à composição, gerenciamento, entrega e otimização das experiências do cliente durante sua jornada.

Logo, é indispensável para a empresa diferenciar o seu atendimento e se destacar no mercado. Inclusive, ela ajuda na gestão de contato com o consumidor, otimizando a jornada dele e elaborando abordagens personalizadas.

Dessa maneira, é possível ter uma visão completa do comportamento dos usuários, para entregar experiências consistentes e ter insights relevantes. Afinal, a empresa manterá seu foco no cliente, construindo um eficiente relacionamento com ele.

Esses dados permitem o compartilhamento de informações entre os pontos de interação para atender as necessidades dos seus consumidores, uma vez que sua vivência não deve ser só no momento da compra, mas na jornada com a marca.

Quais são as vantagens de utilizar a DXP em um negócio?

Deu para notar que a DXP objetiva melhorar a experiência dos consumidores. Assim, torna as pesquisas e compras um momento agradável, intuitivo, rico e personalizado. Isso gera um diferencial importante, mas há outros benefícios que você conhecerá a seguir.

Integração de dados

Por meio da integração de dados, é possível fazer o mesmo com os sistemas, pois ao trabalharem juntos, em um mesmo ambiente virtual, obterão mais informações dos usuários. Consequentemente, será possível analisar os dados de comportamento de uma maneira mais global, facilitando suas tomadas de decisões.

Personalização de jornada

Ao utilizar a DXP, a empresa conseguirá mapear as ações dos clientes em cada canal digital. Dessa forma, encontrará padrões entre eles. Isso favorece decisões assertivas, personalizadas e segmentadas para um público específico. Aliás, o negócio atenderá aos anseios dos consumidores, proporcionando momentos únicos.

Aumento da receita

Já que a experiência digital para os consumidores é incrível, as marcas obtêm importantes dados sobre os usuários e seus comportamentos. Portanto, a empresa conseguirá criar um relacionamento mais próximo com os clientes, aumentando sua fidelidade e, consequentemente, vendendo mais.

Nesse sentido, o crescimento dos negócios será acelerado. Antes, as campanhas de marketing focavam nos produtos e serviços. Atualmente, é indicado conhecer o consumidor, suas necessidades e expectativas para oferecer algo que solucionará a sua dor.

Entretanto, é preciso entender as jornadas e comportamentos. Para isso, a Plataforma de Experiência Digital é uma ferramenta relevante, sendo que auxilia na otimização dos processos na sua empresa.

Experiência omnichannel

Os clientes requerem personalização constante, pois seu relacionamento não se restringe ao contato, mas envolve todos os canais de comunicação. Portanto, você deve proporcionar uma experiência omnichannel ao unir todos os meios de diálogo entre o consumidor e a empresa. Por exemplo, ele faz uma compra online e retira a mercadoria na loja de sua cidade.

Construção de relacionamento

Com as Plataformas de Experiência Digital, houve o desenvolvimento da construção de um relacionamento significativo com o público-alvo durante o ciclo de vida do consumidor. Até porque as empresas podem conhecê-lo mais para entregar conteúdos, produtos ou serviços direcionados. Isso gera uma relação de prazer entre marca e cliente.

Otimização de processos e recursos

Além dessas vantagens, a Digital Experience Platform otimiza os processos e os recursos. Isso porque os dados gerados são empregados em estratégias gerais da organização, proporcionando mais resultados em cada uma das etapas da jornada de compra. No entanto, é preciso realizar uma reformulação, seguindo a transformação digital, para obter ganhos expressivos no negócio.

Quais são as dicas para aplicar a DXP em uma empresa?

Para aplicar a DXP na empresa, primeiramente, é indicado fazer uma análise interna. Todavia, se a organização não estiver pronta para essa transformação, é preciso prepará-la. Assim, você pode iniciar usando um Content Management System (CMS) para suprir as necessidades e buscar soluções mais robustas, de acordo com a estratégia da companhia.

Contudo, se já existem pontos de interação, públicos diversos e heterogêneos, a DXP poderá ajudá-lo em avaliações mais eficientes. Inclusive, implante o sistema omnichannel, pois ele une e complementa os diversos canais em que a empresa está presente.

Essas Plataformas de Experiência Digital fornecem a implementação da inteligência artificial (IA), o que ocorre no processamento de linguagem natural para marcar o conteúdo ou ao identificar automaticamente as tendências dos visitantes. Além disso, criam segmentos de clientes e modificam páginas conforme o aprendizado de máquina e a IA. Desse modo, aumentam a produtividade, a percepção do consumidor e o Retorno sobre o Investimento (ROI) dos negócios.

Todavia, antes veja as ferramentas que atenderão suas demandas. Afinal, um planejamento errado de escopo e de requisitos gera o fracasso do projeto. Assim, os negócios devem mitigar os riscos durante o planejamento.

Como verificamos, gerenciar a experiência digital dos clientes atualmente é essencial para o sucesso da jornada. Portanto, utilizar uma DXP trará ganhos ao negócio. Uma vez que, as marcas entregam experiências personalizadas segundo os perfis e comportamentos dos consumidores mediante os pontos de contato digitais.

Em suma, o ambiente digital tem transformado todos os setores, pois ele cria tantos riscos como oportunidades para as empresas em suas áreas de atuação. Logo, as Plataformas de Experiência Digital (DXP) se adaptam às soluções construídas para atender à evolução da era digital e das mudanças de comportamento dos consumidores. Por isso, é aconselhável pensar nas solicitações do público, entender as suas características e gerar as soluções mais adequadas.

Conseguiu compreender a finalidade da DXP e suas vantagens para a empresa? Se houver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, bem como sua vivência com essa tecnologia, caso já a utilize.

Compartilhe este conteúdo:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Veja também:

Receba nossas novidades

Fique bem informado e saia na frente sempre.

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados