Dúvidas sobre Chat e WhatsApp para empresas através da API Oficial?

Dúvidas sobre Chat e WhatsApp para empresas através da API Oficial?

Nós ajudamos você! Confira abaixo algumas questões que mais recebemos por aqui.

WhatsApp – O que é e como funciona o sistema receptivo e como integrá-lo?

O atendimento receptivo acontece quando é o cliente que entra em contato com a empresa, seja para conferir o andamento de alguma compra, negociar alguma dívida, tirar dúvidas sobre o produto ou serviço, entre outras necessidades que o cliente venha a ter e queira solucionar e partir desse primeiro contato receptivo inicia-se o diálogo.

Para integrá-lo ao sistema você precisa de uma API Oficial, pois é ela que permitirá o atendimento simultâneo de vários clientes através de um único número de conta WhatsApp. Para mais informações sobre a API, fale com um de nossos consultores, ou acesse o link e baixe o manual de boas práticas. 

 

WhatsApp – O que é e como funciona o HSM e quais são as Tags existentes?

High Structured Message (HSM) é um modelo de mensagem padrão e específico que obedece uma estrutura que esteja de acordo com as políticas do WhatsApp, ou seja, existem vários formatos e modelos, porém, qualquer mensagem ativa deve obedecer as regras impostas pela política do próprio Facebook. Lembrando de tomar cuidado com algumas palavras utilizadas em seu texto pois elas podem ser consideradas Spam (normalmente mensagens de venda ou promocionais acabam tendo esse problema).

Esse tipo de mensagem é centrado na experiência do cliente e deve ser aprovada pelo WhatsApp antes de serem enviadas. Outra informação importante é que você precisa da aceitação prévia do cliente para que ele receba essas mensagens e caso seja do seu interesse, é possível personalizar algumas partes, inserindo o nome, imagens e documentos para o cliente, por exemplo.

Para ter acesso a essa ferramenta, é necessário fazer uma solicitação do template, você pode fazer isso cadastrando a mensagem que deseja enviar na plataforma e solicitando à equipe de suporte que envie o HSM e seu código. Após essa etapa, é necessário aguardar a aprovação do WhatsApp e Facebook, que leva aproximadamente 10 dias úteis.

Caso seu template seja negado, possivelmente isso ocorreu por não atender alguma regra da política de comercialização do WhatsApp.

Uma vez que o template tenha sido enviado e uma conversa seja iniciada (houve resposta do cliente) você poderá se comunicar livremente, enviando textos, imagens e vídeos, sem precisar mandar um novo HSM. Porém é necessário prestar atenção ao tempo de resposta, caso ultrapasse 24 horas, a mensagem pode ser reiniciada.

Caso queira automatizar esse processo, com a API do WhatsApp é possível utilizar chatbots para fazer o envio da mensagem e proporcionar um atendimento ainda mais ágil e otimizado.

Atualmente, as Tags existentes em nossa plataforma são:

  1. Account Update – Notifica o cliente sobre alguma mudança na sua conta.
  2. Alert Update – Notifica o cliente de mudanças que ele optou por receber.
  3. Appointment Updat – Notifica o cliente de uma mudança num agendamento existente.
  4. Issue Resolution – Notifica o cliente de uma atualização no problema reportado.
  5. Personal Finance Update – Notifica o cliente sobre alguma atualização de pagamento sobre uma transação já existente.
  6. Reservation Update – Notifica o cliente sobre alguma atualização de uma reserva existente.
  7. Shipping Update – Notifica o cliente sobre alguma mudança do status do envio de um produto.
  8. Ticket Update – Notifica o cliente de uma mudança ou lembrete de um evento.
  9. Transportation Update – Notifica o cliente de uma mudança de uma reserva de transporte já existente.

 

WhatsApp – O que não pode ser vendido pelo WhatsApp?

De acordo com a política do WhatsApp, não é permitido a comercialização de produtos e serviços específicos ou ilícitos, como por exemplo:

  • Drogas ou Bebidas alcoólicas;
  • Artigos de tabacaria;
  • Suplementos alimentares de risco;
  • Armas, munições ou explosivos;
  • Animais;
  • Produtos eróticos ou de posicionamento claramente sexualizado;
  • Partes do corpo humano ou fluidos;
  • Produtos médicos e de saúde;
  • Qualquer tipo de jogo de azar o serviço de apostas;
  • Vendas de serviços digitais e assinaturas;
  • Moeda falsa, virtual ou real;
  • Modelos de negócios, bens, itens ou serviços que concluírem que podem; ser fraudulentos, enganosos, ofensivos, ilusórios, exploradores;

E de acordo com a regra do Facebook, os produtos e serviços considerados ilegais são:

  • Itens ou produtos com posicionamento abertamente sexual;
  • Conteúdo obsceno ou de baixa qualidade;
  • Medicamentos ilegais ou prescritos;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Drogas ou itens relacionados a tabaco;
  • Suplementos alimentares de risco;
  • Equipamento espião;
  • Documentos falsos;
  • Mercadorias que promovem ou facilitam o acesso não autorizado a recursos digitais;
  • Conteúdo falso ou enganoso;
  • Conteúdo controverso;
  • Leilões de um centavo;
  • Fraude financeira;

 

WhatsApp – Quais são os requisitos básicos para ter uma conta WhatsApp Business API?

Para utilizar a API do WhatsApp para empresas, é necessário ser uma PME (pequena e média empresa) e então cadastrar um novo número, isto porque são dois aplicativos diferentes. Você pode manter o número, mas as conversas serão transferidas para o novo aplicativo.

Para que comece a utilizar a ferramenta, você deve enviar as informações sobre sua empresa para análise ou entrar em contato com um representante da Nexcore, que integra seu sistema com a API Oficial.

No caso de você utilizar o WhatsApp padrão como conta pessoal e profissional, terá a chance de separar a comunicação. Afinal, amigos são amigos, negócios à parte!

Outra opção que você tem é usar uma integradora/ broker (empresa de tecnologia). Por já ter uma relação com o Facebook e com WhatsApp, a empresa vai avaliar seu caso, ver se possui os requisitos mínimos e aí, apresentar a solicitação de autorização em nome da sua empresa. Normalmente a taxa de sucesso nessa situação é bem maior.

*Com API Oficial é necessário ter um broker credenciado para realizar a integração, a Nexcore trabalha neste formato*

 

WhatsApp Chatbot – Como funciona e como integra ao sistema?

O Chatbot para WhatsApp é uma aplicação que você usa para automatizar processos. Com ele, você ajuda a melhorar a experiência do cliente através de respostas rápidas, oferecendo suporte, economizando tempo da sua equipe e dos seus clientes, além de permitir mais engajamento com a marca.

Para integrá-lo ao sistema, você precisa de uma API Oficial, pois é ela que permitirá a criação do bot. Para mais informações sobre a API, fale com um de nossos consultores e agende uma demonstração.

A liberação da API só pode ser realizada por um Solution Partner ou Solution Provider do Facebook/WhatsApp. Após conseguir a aprovação, você receberá uma conta oficial com um selo do WhatsApp (ícone verde com um tique em seu perfil), esse selo significa que o perfil foi verificado, está dentro dos requisitos e pertence a uma marca autêntica. Só depois desse processo que será possível fazer a implantação de um chatbot.

 

E agora, vamos falar um pouquinho sobre Chat? Se você é uma empresa que busca ter controle da operação e atender seus clientes de maneira eficiente sem perder histórico, conheça algumas vantagens.

 

Chat – O que é e como funciona – Quais benefícios posso obter com esta aquisição?

Um dos canais de atendimento que mais se popularizou com a expansão do acesso à internet foi o chat. Em vez de profissionais disponíveis para falar ao telefone, passamos a ver equipes de SAC no computador, realizando um atendimento digital.

Entre as vantagens desse modelo estão a agilidade na resposta e a facilidade de os atendentes falarem com os clientes ao mesmo tempo que executam buscas por informações e documentos no computador. Esse meio também favorece o registro da conversa, possibilitando que os tickets anteriores sejam revistos para um acompanhamento mais otimizado da situação.

 

Chat – É possível visualizar a conversa de todas as redes sociais?

É sim! Com o NexChat do software Nexus você mantém o histórico de todos os atendimentos, independente do canal de entrada escolhido pelo cliente. As mensagens que você mandar ficarão salvas em seu aplicativo (WhatsApp e Facebook, Telegram, Slack). Você poderá pedir o acesso à conversa através da visão corporativa ou com um atendente que fará o resgate do histórico de todas as redes sociais durante o atendimento.

Dentro da nossa plataforma, oferecemos também os relatórios do Nexchat que podem ser consultados pelos supervisores e administradores, que gerenciam através do módulo administrador.

Lembrete importante: Caro cliente, a função do Nexus é automatizar e gerenciar o atendimento, ele não é um CRM (plataforma que guarda informações de cadastro do cliente, histórico de compra e vendas), porém podemos integrá-lo a maioria dos CRMs.

 

Chat – Quantas pessoas simultâneas eu consigo conversar no Chat?

Quando for acionado pelos seus clientes e tiver a necessidade de o atendimento ser feito por um atendente, conhecido como atendimento híbrido (máquina e humano), a API te permite o uso de mais de um funcionário ao mesmo tempo, podendo atender mais de um cliente simultaneamente sem que haja engarrafamento ou fila de espera.

 

Chat – Quais arquivos consigo enviar e receber neste módulo?

Dentro da conversa, você poderá enviar todos os tipos de anexos, como por exemplo: arquivo de imagem, áudio, vídeo, texto e todos os tipos de anexo que são permitidos trocar pelos próprios aplicativos, de acordo com a sua API.

Qualquer rede social funciona com API. Tudo é integração e para que a API funcione, é necessário ter um broker (empresa que faz o intermédio). Para ter acesso a recursos específicos (específicos de cada rede social), tudo dependerá do broker escolhido.

 

Posso ter atendimento de voz e texto simultâneos?

Sim, é algo novo e viável em nossa plataforma.

 

Compartilhe este conteúdo:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Veja também:

Receba nossas novidades

Fique bem informado e saia na frente sempre.

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados