Confira quais são os principais desafios da comunicação integrada!

desafios da comunicação integrada

Hoje em dia, como o mercado está cada vez mais acirrado, as empresas precisam de alguma forma se destacar. Uma maneira de fazer isso é realizando a integração dos canais de comunicação, com o objetivo de oferecer uma experiência única ao cliente e fortalecer a marca da empresa. No entanto, nesse processo, é comum que surjam desafios da comunicação integrada.

Alguns deles dizem respeito, por exemplo, ao alto número de atendimentos que as empresas repentinamente podem vivenciar. Outra questão é a possibilidade de vazamento de dados que pode gerar problemas legais para a empresa.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça o que é a comunicação integrada, quais são seus principais desafios e como superá-los. Confira!

Afinal, o que é comunicação integrada?

Podemos considerar comunicação integrada como conjunto de ações e estratégias que pretendem integrar os canais de comunicação da empresa. O objetivo é unificar a mensagem passada da empresa para o cliente, fortalecendo a relação com os consumidores.

A comunicação integrada advém de um contexto tecnológico de transformação digital, onde as empresas se encontraram em uma situação em que é preciso gerenciar muitos canais de comunicação ao mesmo tempo.

Se em tempos anteriores bastava apenas gerenciar o conteúdo publicitário enviado para rádio e TV, hoje em dia, com a internet, ampliou-se os canais de comunicação entre a empresa e o público para promover a marca.

Dessa maneira, o conceito de comunicação integrada trabalha na articulação dos esforços de divulgação e promoção da marca da empresa. Unindo todos os meios, sejam eles online ou não.

Quais os principais desafios da comunicação integrada nas empresas?

É comum os clientes reclamarem da demora no atendimento para inclusive resolver questões simples. Esse tipo de reclamação muitas vezes pode deturpar a imagem da empresa. A seguir vamos conhecer esse e outros desafios a serem enfrentados pela comunicação integrada.

Lidar com o número crescente de atendimentos

Cada vez mais importante na empresa é o bom funcionamento do setor de suporte ao cliente. Em algumas situações é possível que esse tipo de atendimento seja sobrecarregado, tendo um aumento repentino de contatos por parte dos clientes.

Nesse caso, é preciso que a empresa atue de maneira ágil e, para isso, é necessário o investimento em tecnologia. Por exemplo, com a utilização de chatbots é possível aumentar a disponibilidade da empresa para resolução de questões levantadas pelos clientes.

Evitar vazamentos

Outro problema enfrentado pela comunicação integrada são os vazamentos. Com as empresas trabalhando cada vez mais com bancos gigantescos de dados dos clientes é possível que esses não estejam totalmente protegidos, o que favorece o vazamento de informações.

É importante lembrar que a lei geral de proteção de dados pessoais elenca uma série de punições às empresas que não cumprem esse tipo de proteção aos dados do consumidor. Por isso é indispensável que a empresa trabalhe com plataformas seguras e com uma cultura entre os funcionários de prevenir qualquer tipo de ataque aos dados

Padronizar as mensagens, mas sem engessar

Cada canal de atendimento da empresa deve ser tratado de maneira particular. Isso quer dizer que, por exemplo, as equipes que trabalham em cada um desses canais devem desenvolver estratégias que sejam adaptadas aos diferentes meios. Mas sem perder o padrão de conversa elaborado pela empresa.

Como superar os desafios e realizar uma comunicação integrada e eficiente?

Como vimos, a comunicação integrada pode enfrentar muitos desafios. Para tentar superá-los, a empresa pode promover a união dos objetivos de marketing e da comunicação no mesmo planejamento. Descubra essa e outras dicas a seguir.

Conheça seu público-alvo

O ponto inicial para uma comunicação integrada é conhecer profundamente o público. Para isso, a empresa pode, por exemplo, utilizar a técnica de buyer personas, a qual consiste em construir personagens que são similares às características dos seus clientes reais.

Esse tipo de estratégia ajuda a definir os traços principais dos clientes e como a empresa pode trabalhar com eles em prol do aumento das vendas. Com público definido, a comunicação integrada tende a ser mais fácil, pois as estratégias vão ser direcionadas às pessoas certas.

Estabeleça estratégias de unificação

Uma vez os objetivos traçados, chegou o momento então de começar a criar as táticas de comunicação integrada que vão direcionar as ações de modo geral. Isso quer dizer que é preciso elaborar um discurso único que crie bases para todos os propósitos da empresa.

Isso vale tanto para o tipo de conteúdo a ser distribuído pelo e-mail marketing quanto pelas campanhas publicitárias tradicionais.

Mapeie todos os canais comunicação

O outro passo para realizar a comunicação integrada é justamente fazer um mapeamento de todos os canais de comunicação que a empresa faz uso. Nesse sentido, vale tanto considerar as mídias sociais quanto aquelas mídias físicas que ainda empresa possui.

Basicamente é preciso elencar os pontos de contato da empresa e com seu público. Em seguida, analisar esses dados e deixá-los detalhados no planejamento.

Realize a integração dos canais

Com todos os canais de comunicação mapeados é o momento da empresa partir para a tarefa mais relevante: a integração de todos os canais em uma única abordagem. Isso se torna mais facilitado quando se usa uma plataforma omnichannel.

Essa consiste em fazer o alinhamento dos canais da empresa para entregar uma melhor experiência do cliente. É importante destacar que cada canal deve sempre levar a mensagem essencial da empresa, transmitindo a sua identidade com clareza e coerência.

Logicamente que cada canal de comunicação pode adotar estratégias próprias, no caso das táticas de marketing digital e o marketing feito para os pontos de venda. É importante deixar evidente que todos os discursos da marca da empresa estão presentes em todos esses conteúdos.

Essas foram algumas informações sobre como enfrentar os desafios da comunicação integrada. É fundamental destacar que essa estratégia terá sucesso quando também articulada às métricas de monitoramento. É preciso que a empresa acompanhe de perto os resultados da comunicação integrada e com isso ter mais controle sobre o impacto das mensagens passadas ao público-alvo.

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