Custo de retenção de clientes: listamos 6 estratégias para reduzir

custo de retenção de clientes

Considera-se custo de retenção de clientes os custos dispendidos ​​no processo para manter um consumidor na sua empresa. Reduzir esse custo é uma questão importante para qualquer porte de negócio, uma vez que é uma maneira de continuar gerando receitas especialmente em momentos de crises.

Além de ser uma estratégia muito importante para a empresa como um todo, esse custo acaba sendo relevante para a tomada de decisão do setor de vendas.

É sobre esse assunto que vamos falar aqui. Neste texto, reunimos as melhores dicas para reduzir o custo de retenção de clientes. Confira!

1. Saiba como calcular o custo de retenção de clientes

Para reduzir o custo de retenção de clientes, primeiro você precisa ser capaz de calculá-lo. Basicamente, essa métrica é o resultado da relação do custo médio que você gasta em um período de tempo para um novo usuário adquirido.

O custo total inclui todos os orçamentos de marketing, o salário de sua equipe de vendas e qualquer outro alcance ou trabalho que você está fazendo para adquirir novos usuários.

2. Crie campanhas de marketing (como retargeting)

Uma das maneiras mais fáceis de trazer os usuários de volta ao funil e ter um custo de retenção de clientes ideal é utilizar o retargeting. Trata-se da fase seguinte do processo de direcionamento.

Por exemplo, pense no usuário de aplicativo que visita o site da sua empresa, mas não conclui a ação que você deseja dele. O retargeting é justamente tentar pegar de volta esse possível cliente.

Essa estratégia pode ser facilmente executada aproveitando, por exemplo, a rede de exibição do Google Ads ou os anúncios do Facebook.

O uso de uma combinação dos dois canais garante que você alcance seu público em todas as etapas do funil, aumentando a probabilidade de retenção.

3. Defina o cliente ideal

Se você definir melhor seu alvo, aumenta a chance de ter um consumidor fiel. Com isso, reduz o custo de retenção de clientes. É simples assim. Tudo que você precisa fazer é definir seu alvo o mais rápido possível.

Em seguida, crie uma buyer persona que corresponda ao seu objetivo. A persona do comprador é simplesmente um modelo de seu cliente perfeito e ideal. Depois de fazer isso, molde todos os seus esforços de marketing em torno dessa persona.

4. Ofereça opções de autoatendimento online.

As pessoas gostam de servir a si mesmas. Elas querem estar no controle. Por isso que oferecer opções online para que os clientes tenham suas perguntas respondidas, iniciem um processo de devolução e solucionem problemas aumenta a satisfação e reduz o custo de retenção de clientes.

É o caso, por exemplo, da empresa recorrer a automação do atendimento com respostas rápidas a qualquer momento, utilizando chatbots. Essas respostas são emitidas a partir de um banco de dados ou algoritmos.

Na prática, o chabot responde as dúvidas dos usuários de maneira automática, sem a necessidade de intervenção de pessoas reais, o que já reduz o custo com pessoal. Sendo assim, torne essa funcionalidade amigável e intuitiva. Quanto mais simples isso for, mais felizes serão os clientes e menor será o custo.

5. Observe os sinais de desistência do cliente

A maneira mais óbvia de garantir a retenção é impedir que um cliente desista da sua empresa. Se você realmente prestar atenção, sempre poderá detectar os sinais da partida iminente do seu cliente.

Para capturar esses sinais de “alerta”, você precisa identificar as principais variáveis ​​do comportamento do cliente, como padrões de compra, uso do produto e histórico de consultas de atendimento.

Em seguida, você precisará analisar esses sinais e tomar medidas para interromper seus clientes antes que eles se desliguem.

Tudo isso é possível com um sistema de CRM. Por exemplo, digamos que você queira saber quantos de seus clientes não compraram nada nos últimos 6 meses, o que pode ser um sinal de que eles estão pensando em encerrar seus serviços e entregar seu dinheiro aos concorrentes.

Primeiro, crie uma lista de todos os seus clientes e, em seguida, outra com todas as vendas feitas nos últimos seis meses. Ao comparar essas listas, você obtém um relatório de clientes que não compram de você há mais de meio ano.

Agora você pode enviar e-mails de acompanhamento para esses clientes e descobrir os motivos pelos quais eles não estão comprando, evitando que saiam de sua empresa.

6. Atraia clientes com ofertas especiais

Quanto mais você sabe sobre seus clientes, melhor pode personalizar sua abordagem para cada indivíduo.

O software CRM permite que você visualize o histórico de compras de um cliente, para que possa determinar que tipo de oferta será mais atraente para cada um deles e aumentar a relevância, o que manterá sua marca na mente de seus consumidores.

O que você precisa agora é identificar maneiras de reavivar o interesse deles e convertê-los em uma compra real! Você pode fazer isso oferecendo descontos especiais ou algum valor adicional pelo seu produto.

Por exemplo, digamos que você queira acompanhar os clientes que mostraram interesse ativo em seu produto, mas não compram nada há algum tempo.

Usando seu software de CRM, você pode criar uma lista de todos os clientes que não compram nada há mais tempo e compará-la com uma lista de todos os contatos que assinaram seu boletim informativo.

O resultado é uma lista de contatos que estão ativamente interessados ​​no seu produto, mas que há algum tempo não dão sinais de vida.

Envie a eles uma oferta especial ou um desconto em um novo produto e faça-os sentir que você se preocupa e não os esqueceu.

Essas foram algumas dicas para reduzir o custo de retenção de clientes. Quando a empresa trabalha com a automação dos canais de comunicação, esse processo é facilitado. Afinal, as tecnologias podem oferecer dados a respeito do cliente, os quais podem ser estudados a fim de fomentar novas e mais assertivas estratégias de vendas.

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