CRO: saiba como pode ajudar na sua taxa de conversão

CRO

O CRO é um conceito que tem como objetivo aumentar a taxa de conversão do seu negócio e trazer cada vez mais clientes para conhecerem a sua marca e adquirirem o seu produto ou serviço. 

Se você possui um blog ou perfil nas redes sociais para produzir conteúdo sobre a sua marca, é normal que essas plataformas se tornem meios importantes para que novos clientes cheguem e para que o seu negócio alcance muitas outras pessoas. 

No entanto, transformar seguidores em clientes não é uma tarefa fácil, muitos querem consumir o que você tem para oferecer, mas não querem pagar por isso. 

Por esta razão, foi criado o CRO, que é um conceito onde se encontra a possibilidade de converter clientes de uma maneira mais simples e objetiva, e é sobre ele que iremos falar hoje. 

 

O que é CRO? 

CRO é a sigla para o termo em inglês chamado Customer Rate Optimization, que em português significa Otimização da Taxa de Conversão. Isso significa que ele é responsável por aumentar a taxa de conversão de sua empresa. 

Quando falamos de conversão, nos referimos à transformação de um simples admirador da sua marca em um cliente, ou seja, ele sai da posição de seguidor e passa a ser um personagem ativo perante a marca. 

Dentro do marketing digital é normal que as pessoas queiram vender o seu produto ou serviço, afinal de contas, as estratégias dele foram criadas para ajudar justamente nesta questão. 

O CRO surgiu justamente com o objetivo de tornar as vendas ainda mais simples do que parecem, seja de peças infantis ou de cursos onlines sobre como anunciar no Google Ads

Ele é um dos meios mais eficientes para te ajudar a obter os resultados que espera, e mesmo que eles não venham, você terá resultados mensuráveis para calcular a sua taxa de conversão.  

Contudo, quando se fala de taxa de conversão, poucas pessoas entendem este conceito e quando descobrem que é necessário realizar um cálculo, saem correndo. Mas hoje vamos te explicar isso de uma maneira muito simples. 

 

Aprenda a calcular a taxa de conversão com o CRO

A taxa de conversão é o resultado que você obtém para saber quantas pessoas realmente se interessam pelo seu produto ou serviço e fizeram a compra dele. Para isso, usamos a boa e velha regra do três para obter este resultados. 

Vamos a um exemplo, imaginemos que você realizou a divulgação de um produto por meio do Instagram Ads que levou 20.000 pessoas ao site de compras da sua marca, porém, apenas quinhentos deles compraram o seu produto. 

A taxa de conversão é contada em %, por isso, precisamos saber quantos daqueles 20.000 usuários realmente compraram o seu produto. E para isso realizamos o seguinte cálculo. 

Número de acessos multiplicado pelo resultado que queremos descobrir (X), e 100 multiplicado pelo número de vendas que foram realizadas. No caso do exemplo que demos, o cálculo ficaria da seguinte maneira: 

20000x = 100 . 500 

Primeiro resolvemos a multiplicação entre os dois números: 

20000x = 50000

Após isso, isolamos a letra X e passamos o número que a acompanha para dividir o valor do outro lado, da seguinte forma: 

X = 50000 / 20000

Com isso, basta dividir os valores e descobrir o valor do X que é correspondente à porcentagem da taxa de conversão do seu anúncio. Neste caso, o resultado seria 2,5%, ou seja, você obteve este resultado de conversão em seu último anúncio. 

Esse é um cálculo que pode parecer difícil, mas que se torna prático com o passar do tempo e com o uso dele constantemente. 

Ele é essencial para te ajudar a entender mais sobre as vendas do seu produto ou serviço, como uma mentoria sobre como funciona o Facebook Ads

 

Benefícios e ferramentas do CRO 

Dentre tantos benefícios que essa estratégia traz para uma empresa, destacam-se:

 

Economia de tempo e dinheiro 

Com o CRO, você consegue economizar uma grande quantidade de tempo que seria gasta em diversas outras estratégias para tentar converter mais leads e economizar mais dinheiro ao invés de investir em anúncios ou meios que não te ajudariam tanto quanto o conceito de CRO. 

 

Mensuração de resultados 

Com o CRO, nunca foi tão simples obter resultados que antes eram quase inacessíveis. Com estratégias, como a da taxa de conversão, você consegue ter em suas mãos, e em tempo real, os resultados obtidos e o que fazer para que eles continuem assim. 

E com tantas ferramentas espalhadas pela internet para te ajudar a otimizar sua conversão de leads, selecionamos algumas: 

  • Google Analytics;
  • Mixpanel;
  • Kissmetrics;
  • CrazyEgg;
  • Unbounce;
  • Qualaroo;
  • Optimizely. 

 

O CRO é um meio para te ajudar a construir um negócio cada vez mais segmentado, com a certeza do sucesso e de que existem meios como este para te ajudar a ver onde está e aonde deseja chegar.

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