Quem é o consumidor 5.0 e como conquistá-lo?

consumidor 5.0

Pode-se dizer que o tema da nossa época que impacta as empresas é o engajamento. Esse termo é utilizado para descrever ações de aproximação entre empresas e clientes, criando um relacionamento mais duradouro. Essa mudança veio graças ao novo perfil de cliente: o consumidor 5.0.

Trata-se de um grupo de pessoas que busca comodidade, está sempre conectado e prefere dar prioridade às marcas que estejam alinhadas ao seu propósito ou personalidade. O grande desafio dos gestores é justamente proporcionar a esse público produtos que não tenham apenas qualidade, mas também que permitam experiência inesquecível.

É sobre esse assunto que vamos abordar hoje! Acompanhe este texto e descubra com mais detalhes o perfil do consumidor 5.0. Perceba como identificá-lo e conquistá-lo. Também descubra o papel da tecnologia nesse contexto. Confira!

A evolução por trás do consumidor 5.0

É inegável que a relação do consumidor com as empresas mudou muito com o passar dos anos. Para compreendermos a constituição do consumidor 5.0 vamos entender como eram os comportamentos dos consumidores anteriores.

Consumidor 1.0

O consumidor de origem ou 1.0 era aquele que utilizava apenas os espaços físicos das lojas para realizar sua compra. Ele procurava o endereço físico do estabelecimento comercial utilizando a antiga lista telefônica e também utilizando referências da rua para conseguir algum contato com o lojista.

Além disso, o consumidor 1.0 não tinha uma compreensão sobre o conceito de valor agregado de um produto. Por conta disso, essa característica impactava pouco as relações de consumo.

Consumidor 2.0

Com passar dos anos houve o desenvolvimento do comércio, o que acirrou a concorrência entre as empresas. Além disso, os meios de comunicação de massa surgiram e se tornaram os principais responsáveis pelas divulgações das marcas e produtos das empresas.

Dessa forma, essas pessoas têm decisão de compra a partir do preço do produto ou serviço. Assim, as empresas precisavam se destacar, mostrando os diferenciais dos seus produtos em relação aos concorrentes.

Consumidor 3.0

O consumidor 3.0 tem muitas características em comum com o consumidor 4.0 e o 5.0. Uma forte semelhança é a busca pelo pertencimento. Isso quer dizer que o cliente começou a exigir das marcas uma maior aproximação.

Em consequência disso, as marcas começaram a focar em campanhas que revelavam muito mais posicionamento e personalidade, ao invés de investir em atributos meramente técnicos dos produtos.

Consumidor 4.0

Uma das características mais marcantes do comportamento do consumidor 4.0 é ter acesso às informações. Isso é, um consumidor que está evoluindo a partir do desenvolvimento da internet.

De modo prático, esse consumidor passou a ser mais ativo e à procura de informações a respeito dos produtos de uma empresa, geralmente acessando blogs e redes sociais ainda pouco desenvolvidas. Sendo assim, esse consumidor 4.0 é mais informado e tem um pouco mais de controle sobre a sua decisão de compra.

Consumidor 5.0

De forma resumida, o consumidor 5.0 utiliza as tecnologias não apenas para se informar sobre os produtos que deseja, mas também para efetivar as contas em modo virtual.

Um fator que explica isso é que a maioria das pessoas desse grupo são efetivamente nativos digitais, algo que ainda era bastante transitório na fase dos consumidores 4.0. Esse novo cliente, por exemplo, adoraria ser atendido por videoconferência. Sobre o consumidor 5.0, vamos conhecer com mais profundidade a seguir.

Quem é o consumidor 5.0?

O consumidor 5.0 inaugura uma nova era no comércio. Ele é mais conectado com o mundo digital e procura as lojas que tenham o mesmo pensamento e propósito que ele possui.

O consumidor 5.0 também leva em consideração o seu bem-estar próprio e quer ter produtos de alta qualidade com preço acessível ou justo. Vamos conhecer mais detalhes desse consumidor a seguir.

Foco na experiência

O consumidor 5.0 tem o interesse de ter uma troca vinculada à inteligência emocional das empresas. Ou seja, ele deseja ter uma relação mais próxima, de modo que o relacionamento seja mais duradouro e que gere uma ótima experiência.

Para essas pessoas, a experiência vale muitas vezes mais do que a questão do valor do produto. Por isso é importante entender qual abordagem deve ser usada para conseguir esse cliente, a fim de se aproximar dele e também criar uma forte conexão.

É mais ativo no processo de comunicação

Em tempos atrás, os clientes recebiam as promoções das lojas ou visitavam essas para decidir o que comprar. O consumidor 5.0 já é bastante proativo, faz as pesquisas na internet e também busca interagir com outros compradores.

Ou seja, o consumidor 5.0 é extremamente ativo no processo de comunicação com a compra e pode também influenciar outras pessoas a adquirirem ou não o produto da empresa.

Por isso que esse tipo de consumidor deve ser tratado com cuidado ao longo de todo o funil de vendas, principalmente no pós-vendas. Assim vai ser possível fidelizar esse tipo de cliente e fazer com que ele promova os produtos junto com a sua rede de contatos.

Está disposto a trocar de marca

Consumidor ou 5.0 é mais do que qualidade e preço. Ele precisa conhecer os valores que a marca defende para si. Muitas vezes, ele compra produtos pelo lado emocional e não se preocupa muito em gastar até mais um pouco graças ao conceito que o produto transmite.

Por isso que esse é um fator de muita atenção para as empresas. O consumidor 5.0 pode facilmente trocar de marca se perceber que a empresa concorrente está oferecendo mais valor agregado do que a outra empresa.

Considera a opinião dos outros consumidores

O consumidor 5.0 gosta de saber a opinião de outras pessoas antes de comprar um produto. Ele fica sempre atento a sites de avaliações e reclamações para se informar a respeito da reputação da marca do produto. Era um tempo que não se preocupava com o tempo médio de resposta.

Por isso que com esse tipo de cliente é preciso trabalhar constantemente para que ele tenha sempre melhor impressão da empresa. Assim, publicações positivas sobre a empresa podem influenciar mais pessoas.

Modular produtos e serviços da empresa

Em tempos atrás, as marcas pouco influenciavam o comportamento de compra dos seus consumidores. O desenvolvimento de novos produtos e serviços se baseavam apenas no que o dono da empresa ou departamento de inovação imaginava que seria interessante para o consumidor.

Na era do consumidor 5.0, isso mudou bastante. Isso porque esse consumidor é extremamente crítico e consegue facilmente indicar os erros e quais as melhorias que uma marca precisa ter para agradá-lo. Dessa forma, esses clientes conseguem mudar os produtos e as estratégias das marcas.

Como identificar o consumidor 5.0 no mercado?

Em tempos atrás seria bastante difícil de identificar como se manifesta o consumidor. Às vezes as empresas recebiam, por exemplo, cartas ou telefonemas. Mas nesse caso era para fazer reclamações pontuais sobre algum problema com os produtos.

Hoje em dia o consumidor 5.0 é facilmente rastreável. Ele está praticamente em toda parte. Utilizando as redes sociais, esse tipo de cliente está sempre comentando sobre a sua experiência com os produtos e serviços de uma empresa.

Nesse sentido, uma maneira de identificar os consumidores 5.0 é verificar as redes sociais da empresa e também dos seus seguidores. Certamente vai haver algum comentário sobre a empresa, seja ele positivo ou negativo.

Como conquistar esse novo perfil de consumo?

Conhecidas essas características do consumidor 5.0, é importante a empresa arregaçar as mangas e começar a alcançar esse público. A seguir vamos conhecer algumas estratégias que podem funcionar perfeitamente para isso.

Mudar as estratégias de marketing

Uma certeza temos a respeito da postura das empresas em relação ao consumidor 5.0: as estratégias de marketing têm que mudar.

Isso porque investir exclusivamente em publicidade tradicional é o que a maioria das empresas fazem, não vale mais a pena. Afinal de contas, além de ser um tipo de publicidade difícil de ser mensurado, elas costumam ter um curso de investimento bastante elevado.

Nesse sentido, as propagandas da televisão e do rádio estão cada vez mais perdendo espaço nas estratégias de marketing. Até porque é preciso considerar que o consumidor 5.0 gasta mais tempo nas redes sociais do que nas mídias de massa tradicionais.

Além disso, a publicidade digital garante que a empresa possa fazer análise dos dados, identificar o público-alvo e muitos fatores, por exemplo, segmentando a campanha a partir de faixa etária e estilo de consumo.

Oferecer mais experiência do que apenas produto

Como vimos, o consumidor 5.0 adora o engajamento. Ele prefere comprar com a marca que mantém um contato direto com ele, ou seja, sem intermediários .

Esse consumidor quer que a marca fique mais próxima dele. Isto é, o produto fica praticamente em segundo plano, sendo que a experiência é mais importante. Afinal, o consumidor 5.0 quer se sentir parte da marca.

No entanto, para alcançar esse objetivo é preciso disponibilizar ferramentas para realizar análise de dados. Isso ajuda a empresa a entender os valores e os desejos do consumidor 5.0.

Porém, é importante que os profissionais de marketing saibam lidar com esses dados por meio de um planejamento estratégico assertivo. Isso vai exigir bastante treinamento e busca de tecnologias adequadas para a empresa.

Adote um posicionamento claro

O consumidor 5.0 não tem vergonha de comentar sobre sua experiência com produto, e essa também é uma postura de clareza que a empresa também precisa ter.

Afinal, o consumidor 5.0 consome por identificação. Então, quanto mais clara, engajada e personalizada a comunicação da empresa, melhor vai ser a relação dela com seu público.

Dessa forma, é preciso investir numa comunicação que evita rodeios e trabalha principalmente com os temas mais recorrentes do seu público.

Adote o marketing de oportunidade

Como o próprio nome já indica, o marketing de oportunidade é uma estratégia de aproveitar todas as oportunidades possíveis para se conectar com o público-alvo da empresa. Essa estratégia funciona principalmente a partir de acontecimentos que estão sendo comentados no momento.

Para os negócios, o marketing de oportunidade é uma maneira de destacar o produto ou serviço em meio aos concorrentes. Ou seja, o marketing de oportunidade é uma maneira de vender mais em épocas que provavelmente não teriam tantas vendas.

Essa é uma estratégia que permite ganho de visibilidade e faz com que a empresa seja lembrada nas mentes do consumidor 5.0. Essas características fazem com que a empresa fortaleça sua marca.

Como a tecnologia pode ajudar o consumidor 5.0?

As novas relações de consumo garantidas pela tecnologia impactam muitas empresas. Afinal, não importa o segmento ou porte da empresa, é preciso atender as necessidades do consumidor 5.0.

Dessa maneira, as empresas devem implementar estratégias para garantir a satisfação desse cliente. Dentre as saídas está a criação de cronograma de trabalho e organização de processos. O objetivo é aumentar a produtividade com novas tecnologias.

Também vale a pena considerar que o consumidor 5.0 gosta muito de interação. Dessa maneira a tecnologia pode ser agradável a esse consumidor quando ela se mostra mais dinâmica.

Pensando nisso é bom considerar a tecnologia voicebot. Trata-se de robôs digitais que conseguem ouvir, falar, ler e escrever utilizando tecnologias de machine learning.

Além disso, essa tecnologia se comunica por linguagem natural. Assim, o consumidor 5.0 utiliza essa tecnologia sem passar por fases de menus, fazendo diálogo com a empresa de forma ágil, eficiente e mais natural.

Qual o papel da mobilidade na era do consumo 5.0?

Com a democratização da tecnologia, principalmente por meio de smartphones, tornou-se capaz que os consumidores tivessem mais liberdade para consumir onde e quando quiserem.

Esse comportamento aliás é muito comum entre os consumidores 5.0. Eles adoram comunidade e por isso se adaptaram fortemente com uso de tecnologias móveis em suas rotinas diárias.

Esse tipo de consumidor realiza transações das mais diversas por meio de dispositivos móveis, transferência de valores, contratação de serviços e produtos e até mesmo questões que envolvem o trabalho, que podem ser solucionados por meio do celular conectado na internet.

Por esse motivo a mobilidade é extremamente importante para ser considerada pelas empresas nas suas estratégias de aproximação com o público consumidor 5.0.

Essas foram algumas informações sobre consumidor 5.0. É importante sempre analisar o retorno feito pela empresa para o atendimento. Uma maneira de mensurar isso é por meio do ROI de atendimento. Ele ajuda a empresa a entender como é preciso maximizar o retorno obtido com os investimentos realizados no negócio.

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