Comunicação unificada: conheça 6 benefícios dessa estratégia

comunicação unificada

Nos dias de hoje existe uma quantidade enorme de canais de comunicação que podem ser utilizados por uma empresa. E-mails, WhatsApp, telefone, por exemplo, podem ser úteis e importantes, já que têm funcionalidades específicas. No entanto, torna-se muito complexo gerenciar cada ferramenta de maneira individualizada. É nesse contexto que surge a comunicação unificada. 

Trata-se de uma novidade tecnológica que tem permitido a otimização do tempo e trabalho das equipes de atendimento. Também tem revolucionado a maneira de armazenar dados e a comunicação multiplataforma.

Quer conhecer mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e descubra afinal o que é a comunicação unificada, como funciona e quais as vantagens. Por fim, descubra como uma empresa especializada por ajudar a implementá-la. Confira!

A comunicação unificada e seu funcionamento

A comunicação unificada, também conhecida pela sigla em inglês (Unified Communication) é uma nova arquitetura tecnológica que permite integrar ferramentas de comunicação em uma única interface. 

Seu maior objetivo é facilitar a troca de informações entre pessoas que utilizam diferentes produtos comunicacionais, todos esses agora agrupados por uma ferramenta em uma plataforma unificada. A seguir algumas características desse tipo de sistema: 

  • mensagens unificadas e de multimídia: qualquer formato de comunicação, seja por voz, escrita ou visual, integram perfeitamente ao sistema;
  • comunicação em tempo real: existe a possibilidade do gestor acompanhar o processamento imediato das mensagens enviadas e recebidas;
  • serviço de dados: é feito o armazenamento de dados da web e de outros serviços online;
  • transações: transações realizadas tanto pela web ou quanto por aplicativos empresariais estão conectadas aos serviços bancários online.

6 benefícios de adotar a comunicação unificada na empresa

1.Possibilidade de armazenamento de dados

A primeira vantagem da comunicação unificada é possibilitar o armazenamento de dados. O sistema registra as trocas de informações de todas as fontes nele cadastradas. Isso facilita o processo de backup das informações pois qualquer dado pode ser recuperado a qualquer momento. 

2.Redução de custos

Certamente a implementação de uma comunicação unificada vai requerer um investimento inicial. Porém, esse investimento, se for considerado a longo prazo, é extremamente interessante no aspecto da economia que é feita.

Isso porque o custo da comunicação unificada se torna inferior aos gastos necessários para manter canais independentes, tais como telefones e acesso à internet. Dessa maneira, a comunicação unificada vai garantir a redução dos custos a longo prazo. 

3.Aumento da produtividade

Outra vantagem inerente à comunicação unificada é o aumento da produtividade dos colaboradores. A começar pelo setor de tecnologia da informação (TI), que vai perceber de imediato as melhorias no fluxo de trabalho.

Essa equipe é responsável pelo gerenciamento dos sistemas de comunicação e logo vai perceber que a comunicação unificada deixa mais simples essa tarefa de gestão. Sendo assim, é possível aumentar a produtividade do setor de TI, o qual poderá dedicar mais tempo em outras atividades e projetos. 

Também será possível observar o aumento da produtividade nas outras equipes da empresa. Isso porque a comunicação unificada otimiza fluxos de trabalho, fazendo com que a comunicação interna e externa seja mais efetiva.

4.Mais segurança

Também esse tipo de sistema permite que os dados fiquem mais seguros, uma vez que as informações são guardadas com senhas específicas que impedem vazamento de dados.

Essa iniciativa é bastante importante no contexto de aprovação recente da Lei Geral de Proteção de Dados. Com essa nova legislação, as empresas têm agora maior responsabilidade na gestão e o armazenamento de dados. 

5.Maior praticidade e mobilidade

A comunicação unificada é extremamente flexível no sentido de permitir que as pessoas acessem o sistema em qualquer momento e em qualquer lugar.

Isso é possível porque esse sistema está integrado à via web e pode ser acessado por aplicativos móveis, por exemplo. Essa característica ajuda bastante no acesso feito a distância, otimizando o trabalho de forma contínua. 

6.Geração de mais oportunidades de negócios

Com todos esses benefícios é possível identificar que a comunicação unificada tem o potencial de gerar novas oportunidades de negócios.

Fatores como redução de custos, aumento da produtividade das equipes e otimização das tomadas de decisões ajudam a empresa a ganhar competitividade no mercado. 

Como deve ser o início do processo de implementação da comunicação unificada

São muitas as possibilidades da comunicação unificada e elas devem estar de acordo com as necessidades da empresa. Mas como saber disso? Para o início do processo de implementação dessa nova metodologia pode ser altamente recomendável a contratação de uma empresa especializada.

É o caso de solicitar os serviços da Nexcore Tecnologia. Essa empresa desenvolveu um software que permite uma nova experiência de atendimento para o cliente.

Trata-se de uma plataforma omnichannel, que como o próprio nome indica, reúne todas as formas de atendimento em um único lugar, garantindo o controle e a gestão da informação por meio de um histórico de atendimento centralizado.

A empresa que passa pela transformação omnichannel detém novas características, tais como;

  • ampliação da experiência do cliente: a experiência de atendimento pode passar por todos os canais de contato ofertados pela empresa;
  • alinhamento do contato físico e online: o fluxo de dados entre os atendimentos offline e os pontos online são diretos e funcionais;
  • investimento em tecnologia: as plataformas que permitem coletar, processar e analisar dados são ferramentas tecnológicas;
  • personalização: todas as experiências de atendimento de um cliente são salvas em uma base de dados, permitindo levantar suas preferências de atendimento e demandas;
  • melhora no atendimento: vendedores e atendentes podem ter um acesso rápido ao perfil do cliente e entender suas preferências;
  • foco no cliente: a empresa tem mais chances de buscar interagir com seus clientes e continuar uma busca constante em melhorias.

Essas foram algumas informações sobre comunicação unificada. No atual contexto de pandemia do Covid-19, torna-se ainda mais importante esse tipo de integração, pois o uso de uma plataforma unificada e online permite o trabalho remoto. Dessa forma, a empresa não perde clientes ou oportunidades diante de um momento de crise.

Quer conhecer uma solução em comunicação unificada? Entre em contato com a Nexcore Tecnologia. Essa empresa possui uma equipe especializada para compreender as demandas da sua empresa e com isso oferecer o que há de melhor.

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