Comunicação integrada: conheça 6 vantagens!

comunicação integrada

Você conhece as vantagens da comunicação integrada? Em tempos atuais, com uma concorrência cada vez mais ampla, é preciso buscar alternativas que destaquem a sua empresa das demais.

Uma melhoria constante nos processos é fundamental para que um negócio possa crescer, alcançar melhores resultados e bater suas metas. A comunicação dentro de uma empresa é um desses processos que demanda de constante investimento, com uma série de inovações tecnológicas e novas formas de se comunicar. Vamos falar mais sobre o assunto ao longo deste post. Confira!

O que é comunicação integrada?

É comum que as empresas tenham uma série de canais de comunicação, como perfis nas redes sociais, intranet, SAC e vários outros. Existe uma gama de possibilidades para a organização transmitir e receber informações.

Esses canais podem ser utilizados para a comunicação entre a empresas e seus consumidores, entre a empresa e seus funcionários e entre os próprios colaboradores.

A principal dificuldade aqui, é juntar a informação que chega por cada um desses canais, evitando a perda de dados e a confusão na comunicação. De nada adianta investir em uma grande gama de canais se não há conformidade nos dados, certo?

É preciso pensar em uma comunicação integrada, criando um planejamento e uma política única para integrar todos os canais de comunicação de uma empresa. Essas ações permitem que as informações sejam mais organizadas, o que gera uma experiência mais positiva para todos os envolvidos no processo.

Quais são as vantagens da comunicação integrada?

Separamos algumas das principais vantagens de investir em uma comunicação integrada. Vamos analisar cada uma delas.

1. Fortalecimento e reconhecimento da marca

Quanto melhor é a comunicação de uma empresa com seus consumidores, mais respeitada no mercado ela será. Grandes marcas sabem como se comunicar com os clientes.

Para o consumidor, ter bons canais de comunicação e atendentes que conheçam os seus problemas mostra que a empresa tem um trabalho sério e se preocupa com seus clientes. Por conta disso, alinhar todos os canais de comunicação é fundamental.

Um atendimento pode começar pelo telefone e ser finalizado pelo WhatsApp, mas é essencial que exista o mesmo padrão nos dois canais. Nada é mais frustrante para o consumidor do que buscar contato com uma empresa sem sucesso ou tentar acessar a empresa e não ser atendido adequadamente.

2. Auxílio na fidelização dos clientes

Conquistar a fidelidade dos clientes não é uma tarefa fácil, e todo gestor sabe disso, mas a fidelização do consumidor passa por um atendimento padrão, que resolve seus problemas.

Integrar a comunicação da sua empresa permite conhecer a fundo o seu cliente, o histórico de contatos, os negócios anteriores e os atendimentos ocorridos. Dessa forma, você tem uma ideia geral do que aquele consumidor já passou.

Com base nessas informações, os atendimentos se tornam muito mais personalizados, uma vez que os colaboradores poderão resgatar informações anteriores para resolver as solicitações do consumidor.

Esse cuidado e a personalização do atendimento geram a fidelidade do cliente, que fica satisfeito em ser atendido de forma rápida e eficiente.

3. Redução de custos

Falhas de comunicação estão diretamente ligadas ao retrabalho, à perda de oportunidades de negócio, à desistência de clientes e aos desperdícios.

A comunicação integrada garante que nenhuma informação se perca e tudo possa ser resolvido de forma muito mais eficiente. Além disso, essa integração permite a aplicação de soluções de automação, que geram ainda mais economia.

Por meio da integração da comunicação, as ações de marketing da empresa também ganham mais alcance, sendo distribuídas de uma só vez em vários canais, centralizando os resultados.

4. Aumento da produtividade

Ter que atender, simultaneamente, uma grande quantidade de canais de comunicação prejudica a produtividade do time de atendimento — afinal, são várias plataformas diferentes, e isso tem impacto sobre a qualidade do serviço prestado ao usuário.

Em uma comunicação integrada, é utilizada uma única plataforma, que agrega todos os canais, o que facilita o controle de todos os atendimentos e melhora o trabalho da equipe. Há mais tempo, portanto, para dar atenção a cada situação de forma individual.

5. Geração de novas oportunidades de negócios

A redução de custos, o aumento de produtividade e as demais vantagens abrem portas para a geração de novas oportunidades de negócios e investimentos em expansão e crescimento.

Isso tudo traz ainda mais competitividade para a empresa, que passa a se destacar no mercado e atrair mais clientes. A identificação de oportunidades para entrar em novos mercados, criar novos produtos e explorar novos nichos se torna natural.

6. Efetividade na promoção de ações

Quando a comunicação da sua empresa passa a funcionar de forma fluida, todas as ações podem ser promovidas facilmente e com agilidade, sejam elas de engajamento do público, sejam elas de vendas.

Todos na empresa estarão muito mais alinhados se a comunicação for integrada, afinal, terão acesso direto aos objetivos e às metas da organização. Isso evita a falta de organização no negócio, já que todos estão cientes do funcionamento e das informações que estão circulando nos canais de comunicação.

Como a tecnologia pode auxiliar?

Unificar as comunicações de uma empresa é um desafio enorme, uma vez que estamos falando de várias plataformas diferentes, que devem trabalhar de forma unificada.

Para que essa empreitada tenha sucesso, é preciso investir em um sistema sólido, que permita controlar os dados gerados pelos vários canais de comunicação da empresa.

Existem várias soluções no mercado que permitem fazer esse trabalho, mas é preciso ter cuidado na hora de escolher a melhor ferramenta para a sua empresa.

Nem sempre as opções mais “badaladas” do mercado serão a melhor alternativa para a sua empresa. Algumas soluções podem se mostrar muito mais interessantes do que outras. É fundamental buscar empresas parceiras que possam analisar todas as suas demandas e trazer a melhor opção do mercado para a sua necessidade.

Profissionais especialistas vão realizar uma leitura completa de todas as suas demandas de comunicação, identificar os canais utilizados, os dados principais e uma solução adequada.

A comunicação integrada é uma evolução, e busca melhorar ainda mais o contato direto entre a empresa, seus funcionários e os consumidores, trazendo cada vez melhores resultados e mais oportunidades de crescimento.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas entendam do que se trata a comunicação integrada!

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