Veja as principais mudanças no comportamento do consumidor com a pandemia!

A expressão “novo normal” se tornou um clichê em pouco tempo para demonstrar a situação que enfrentamos desde março de 2020. No entanto, uma coisa devemos admitir, o comportamento do consumidor foi alterado com a pandemia.

Comércios de portas fechadas, restrições de circulação e outras situações fizeram com que o consumidor adotasse a uma nova forma de suprir suas necessidades. E a internet tem sido uma das suas principais ferramentas durante esse tempo.

Ao longo deste post, nosso objetivo é mostrar para você quais foram as principais mudanças no comportamento do consumidor durante o período da pandemia e o que se pode esperar daqui para a frente. Boa leitura!

A realidade da pandemia

Desde março de 2020, estamos vivendo uma realidade diferente, na qual nada mais foi como antes. O governo, na tentativa de frear a disseminação do vírus em nosso país, adotou uma série de medidas de controle.

Algumas delas trouxeram restrições ao funcionamento de uma série de empresas, como regras rígidas para circulação de pessoas, demanda de ações de prevenção nos comércios, horários diferenciados de funcionamento e, em alguns casos mais pontuais, a interrupção completa das atividades.

Contudo, a demanda de consumo dos clientes não diminuiu. Todos os consumidores mantiveram suas necessidades. No entanto, é preciso se adaptar a uma nova realidade, uma vez que todas essas restrições mudaram a forma como o consumidor se relaciona com as empresas.

As principais mudanças

Todo esse cenário, que mais parece um roteiro de filme de Hollywood, nada mais é que nossa realidade; e ela fez com que as pessoas mudassem a forma de interação com as empresas e a maneira como consomem. Entre as principais mudanças, podemos destacar algumas.

Busca por atendimento mais personalizado

Navegar pela internet e pelas redes sociais não é como passear por um shopping. Enquanto se utiliza de um dispositivo, dezenas de anúncios aparecem na tela em poucos minutos, buscando chamar a atenção do consumidor.

Como então se destacar dentro de um ambiente tão competitivo? Entregar o básico não é mais suficiente, e a qualidade se tornou algo já esperado. Assim, encantar o cliente passa pelo processo de personalização do atendimento.

Não basta responder às perguntas do comprador de forma genérica, a fidelização passa pela personalização. O cliente tem que se sentir conhecido e entendido pela sua empresa. O consumidor atual, devido à oferta do mercado, se tornou mais exigente.

Ele busca empresas que estejam de acordo com a sua visão de mundo, alinhadas com seus gostos e estilo de vida. O vendedor que entender esse conceito e prover esse tipo de serviço será capaz de sair na frente em relação às outras marcas.

O ambiente digital permite a coleta de dados e análise de informações. Com isso em mãos e boas ferramentas de tecnologia, é possível construir experiências únicas para o seu consumidor.

Preferência por meios de pagamentos diversos

Nada mais frustrante para um cliente do que perder muito tempo escolhendo produtos em uma loja virtual e, na hora de realizar o checkout, não encontrar um meio de pagamento adequado para a sua realidade.

Isso faz com que ele abandone o carrinho e não volte mais, por acreditar que não existe um meio de pagamento adequado para ele.

Aqui, um bom atendimento é essencial para evitar que clientes insatisfeitos abandonem as suas compras. O ideal, para lidar com um grande volume de contatos é manter a automação de atendimento. Dessa forma, podemos tratar das desistências, apresentando alternativas de pagamento.

Preferência pela agilidade nos processos

Mesmo que todos nós tenhamos ficado um bom período em casa, e muitos ainda estão nessa situação, o tempo ainda é algo precioso, já que muitas pessoas acumularam trabalho, tarefas domésticas, filhos, pets e outras atividades.

Por conta disso, a demanda por comunicação com as empresas se tornou mais comum, já que todos tem tempo de sobra para buscar um relacionamento diferenciado com as organizações.

O problema é que, muitas empresas mantiveram setores de atendimento ao cliente, desorganizados e pouco eficientes, trazendo frustração para esses clientes, que buscam por maior agilidade nos processos.

Preze pela agilidade e organização de seus canais de comunicação para atrair a atenção e conquistar consumidores de forma dinâmica.

Procura pela entrega rápida

A compra online se tornou a queridinha dos consumidores durante a pandemia. Contudo, quando se consome pela internet, há um problema para lidar de forma direta: o tempo de entrega.

Problemas pontuais podem ocorrer, afinal, somos um país de proporções continentais e com várias adversidades em questão de infraestrutura. Porém, o padrão de uma empresa que busca crescer na internet deve ser a entrega rápida.

Segundo a Fiocruz, a ansiedade se tornou um problema comum durante a pandemia, e a demora da entrega de compras realizadas online pode trazer uma experiência ainda mais negativa para as pessoas que já estão tendo esse tipo de problema.

Demanda por mais interação

Por fim, com todas essas mudanças, um padrão vem se apresentando: a demanda por interação. Muitas empresas já notaram que não basta estar presente em redes sociais; é preciso interagir com seguidores para humanizar uma marca. Os consumidores acham incrível serem ouvidos quando realizam uma reclamação no Twitter ou fazem um comentário no Facebook.

Essa interação mostra que atrás daquela marca também existem pessoas, que buscam resolver os problemas, aceitar sugestões e entender a situação de cada um dos consumidores. No entanto, isso só é possível com uma estratégia omnichannel.

Interagir com seus clientes nos mais variados canais é um diferencial de marca que atrai a atenção e fideliza consumidores.

O papel da tecnologia

Você deve ter observado, ao longo deste post, que a tecnologia é o ponto central de todas as mudanças e o que permite que as empresas continuem suas atividades, mesmo em meio à pandemia.

Alguns negócios até mesmo cresceram graças aos recursos tecnológicos. Além disso, empresas nasceram nesse período, aproveitando as mudanças no comportamento do consumidor e a possibilidade de concorrer de forma direta com grandes marcas ao aplicar as tecnologias certas.

Mesmo que a vacina já tenha chegado e a vida, aos poucos, possa voltar a ser parecida com o que era, essas mudanças impactaram demais o consumo. Assim, muitos hábitos foram alterados para sempre.

Para preparar a sua empresa para essa nova realidade, é preciso investir em tecnologia. Mas isso não significa adotar quaisquer ferramentas, pois é preciso buscar as tecnologias certas. É aqui que a Nexcore Tecnologia pode ajudar.

Para buscar uma ótima comunicação com seus clientes e criar a interação certa para esses novos tempos, uma plataforma omnichannel se torna indispensável. Ela permite que você e sua equipe mantenham contato com todos os seus clientes e potenciais consumidores de uma forma simples e fluída.

O comportamento do consumidor mudou; essa é uma realidade que deve ser aceita em primeiro lugar. Agora, chegou a vez de a sua empresa mudar também para aproveitar todo o potencial do mercado digital e continuar crescendo.

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