Aprenda como usar o Telegram para oferecer suporte ao cliente

Como usar o telegram

Estamos na era do imediato e se algo não for instantâneo ou não for veloz, faz com que percamos tempo. Qualquer que seja a forma de comunicação, se não proporcionar agilidade no envio de informações se torna insuficiente para a atualidade. Diante disso: você sabe como usar o Telegram na sua empresa?

Nesse contexto, o Telegram se apresenta como uma opção inovadora de contato para impulsionar o negócio e otimizar a comunicação da empresa com o cliente e o inverso. Você sabe como funciona e quais os benefícios do aplicativo? Quer saber como usar o Telegram para o seu negócio e para se comunicar melhor com seus clientes? A gente sabe que sim! Pensando nisso, preparamos esse texto para te ajudar: continue a leitura e saiba mais!

O que é o Telegram?

Os aplicativos de mensagens instantâneas ocuparam um espaço gigantesco na nossa rotina, quase que deixando de lado os serviços dos smartphones para realizar chamadas e enviar SMS. Entre os aplicativos mais baixados, está o Telegram.

O Telegram é um aplicativo de troca de mensagens que foca, principalmente, a velocidade e a segurança. Com ele, você pode enviar mensagens com todos os seus dispositivos simultaneamente, enviar mensagens de texto, áudio, fotos, vídeos, qualquer tipo de arquivo. Além da possibilidade de criar grupos e canais de transmissão e até sincronizar os contatos da sua agenda.

É como se o aplicativo combinasse e-mail e SMS e, você já deve imaginar, transformar a comunicação do seu negócio. Comparado com o WhatsApp, o Telegram se difere na quantidade máxima de pessoas permitida nos grupos (200.000 pessoas), permite que arquivos de até 1,5 gb sejam enviados e tudo isso sem que o seu celular esteja conectado (é possível usar o Telegram independentemente do smartphone).

Quais são os benefícios do Telegram?

É certo que os apps têm se tornado essenciais para o nosso dia a dia, principalmente os de envio de mensagens, que mudaram a forma como nos conectamos, enviamos e recebemos informações e como nos relacionamos com os nossos clientes.

Você já deve saber, mas é bom comentar: quanto mais meios de acesso à empresa os clientes tiverem, mais fácil será de entender suas necessidades, resolver problemas e desenvolver estratégias. Portanto, investir em novos meios de atendimento também é focar na satisfação do público.

Mas o Telegram não precisa ser apenas um meio de comunicação com o cliente. É possível utilizar o app internamente, afinal, os processos de comunicação interna nas empresas nem sempre são eficazes.

Muitas vezes, uma informação transmitida de maneira incorreta gera uma grande dor de cabeça para os líderes e colaboradores. Já dizia o ditado “melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo? Eis aqui a importância de também investir em um meio de comunicação eficiente internamente.

Diante disso, o Telegram apresenta benefícios como:

  • fundamento de segurança, o usuário pode optar por cadastrar uma senha de acesso ao aplicativo;
  • histórico unificado;
  • busca instantânea, de uma mensagem específica ou de mensagens de um autor;
  • personalização de notificações;
  • mensagens fixadas;
  • ferramentas de moderação, possibilidade de definir o que será permitido aos administradores;
  • grupos públicos, qualquer pessoa pode visualizar o histórico do grupo, participar e postar mensagens.

A lista de benefícios do Telegram é realmente enorme. Além de tudo que foi citado, é possível que mais de uma pessoa utilize a mesma conta simultaneamente, as conversas são sincronizadas na nuvem em tempo real, a versão Telegram Web funciona independentemente do celular estar conectado etc.

Como usar o Telegram na corporação?

Para usar o Telegram na empresa, o primeiro passo é criar a conta com o nome da sua empresa, personalizando de forma que seja facilmente encontrada pelos usuários. Assim que isso for feito, um link da sua conta será disponibilizado e você poderá disponibilizá-lo no site da empresa ou até nas redes sociais.

Grupos no app

Além da facilidade de entrar em contato com o seu negócio, é válido considerar as vantagens dos grupos do Telegram: eles podem ajudar o setor de vendas e no setor de suporte, divulgando as novidades e informações da sua marca, compartilhando vídeos institucionais, documentos ou campanhas de marketing.

Canal de transmissão

Você também pode criar um canal para transmitir mensagens para grandes audiências públicas, assim, as mensagens enviadas serão assinadas em nome do canal criado. Como sempre comentamos, “delegar é essencial”. O Telegram te ajuda nessa tarefa, possibilitando que você aponte administradores para auxiliar no envio das mensagens e gerenciamento do canal.

Há funcionalidades únicas dos canais de transmissão, como: possibilidade de “apagar para todos” e histórico mantido mesmo para os novos membros.

Bots e suas funções

Com auxílio do Bots, que é um recurso de automação já pronto ou criado e customizado pelos administradores dos grupos, você pode ir além com a interação com o cliente, equipe ou fornecedores. É possível criar enquetes, customizar mensagens automáticas para perguntas frequentes, fazer buscas de vídeos no Youtube dentro do app e assistir os vídeos sem sair do Telegram. Legal, não é?

Chats secretos

Como você pôde conferir, há inúmeras formas de implantar o app na sua empresa. Além de criar os canais, enviar áudios e mencionar pessoas específicas nas mensagens, você também pode criar chats secretos que permitem o envio de mensagens sigilosas. Nessa função, não é possível encaminhar as mensagens, que são automaticamente apagadas depois do período configurado.

A ferramenta de chat secreto pode ser usada principalmente para dar suporte a um cliente específico, sem que outras pessoas consigam acessar a conversa e todas as informações que são passadas são de acesso apenas do remetente e do destinatário.

Agora você já conhece e sabe como usar o Telegram, os benefícios dele para a sua empresa e a segurança que ele oferece! Já deu para perceber que o app integra facilidade e agilidade na comunicação da empresa com os clientes e colaboradores, não é? Para ficar ainda melhor, a Nexcore Tecnologia conta com o sistema Nexus incorporado ao Telegram para facilitar o contato com o cliente por meio de um atendimento otimizado, ágil que, além de tudo, possibilita o registro das mensagens para aprimorar e gerenciar as vendas.

Investir em novas tecnologias e automatizar os processos da nossa empresa é muito importante e agiliza vários processos. A atualização tecnológica transforma o universo da empresa tornando tudo mais ágil e descomplicado. Que tal começar agora? Quer saber muito mais sobre como as ferramentas da Nexus pode transformar a comunicação da sua empresa? Entre em contato e conheça mais soluções inovadoras para o seu negócio!

Compartilhe este conteúdo:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Veja também:

Receba nossas novidades

Fique bem informado e saia na frente sempre.

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados