Bot para WhatsApp: quais os benefícios desse tipo de atendimento?

bot para whatsapp

Você sabia que já existe bot para WhatsApp? A tecnologia de inteligência Artificial tem evoluído muito, e já é possível contar com chatbots de vários tipos. Nos últimos tempos, essa ferramenta está disponível também no app de mensagens mais famoso de nosso país.

O brasileiro adora o WhatsApp e utiliza o aplicativo para se comunicar o tempo todo e, acredite, não são só memes que circulam por esse app. Muitas empresas já contam com canais de comunicação oficiais no WhatsApp para fazer atendimentos e fechar negócios.

Contudo, um desafio acaba surgindo: como lidar com uma enxurrada de mensagens e não deixar ninguém aguardando por atendimento? A resposta está exatamente no uso de bots. A seguir, entenda mais detalhes sobre como funciona essa ferramenta!

O que é um bot

Podemos definir o “chatbot”, ou apenas “bot”, como um software que visa automatizar o atendimento ao cliente por meio da interação online com usuários reais. Alguns bots são munidos de uma base de dados que cresce conforme são aplicados, tornando a interação com os usuários cada vez mais eficiente.

O principal ativo de um bot é a Inteligência Artificial (IA), que lhe permite simular um atendente humano. Por meio da aprendizagem de máquina, o bot analisa a sua base de dados de interações e é capaz de responder a perguntas para as quais foi programado. Isso torna a ferramenta mais “inteligente” e ágil, garantindo uma melhor experiência ao cliente.

O bot pode ser utilizado para iniciar o contato com o usuário e sanar dúvidas simples, de modo que o atendimento com outro ser humano seja realizado quando realmente houver necessidade. Em alguns casos, o bot pode acompanhar o usuário ao longo do processo de compra de um produto.

Como o bot para Whatsapp funciona

O WhatsApp é um aplicativo de troca instantânea de mensagens que você já deve conhecer. Então, vamos partir diretamente para como um bot funciona no WhatsApp.

Os chatbots mais simples para Whatsapp são programados para funções repetitivas, ou seja, baseiam as respostas em informações predeterminadas. Esses modelos são capazes apenas de manter um atendimento inicial, visto que qualquer dúvida mais complexa exige o repasse do atendimento para a equipe de atendentes.

Já os chatbots munidos de IA aprendem a cada interação, tendo em vista que possuem uma programação diferenciada e contam com grandes bancos de dados para pesquisa das melhores respostas possíveis, tornando-se mais precisos conforme a quantidade de contatos realizados.

Quando o bot inicia um atendimento no Whatsapp, ele verifica o histórico de interação com o número, os dados acerca do cliente e outras informações que possam auxiliá-lo a simular um atendente.

Quais são os benefícios

O uso de chatbots para Whatsapp apresenta uma série de implicações positivas. Veja!

Retorno mais ágil

Quando a empresa abre um canal de comunicação como o Whatsapp, a tendência é de que haja uma quantidade enorme de interações, uma vez que o cliente conta com a facilidade de uso dessa ferramenta.

Os bots nos garantem maior agilidade de resposta e, mesmo que não sejam capazes de responder a questões mais complexas, podem filtrar os atendimentos e reduzir o tempo de retorno, melhorando a satisfação do cliente.

Controle de interações

Caso você tenha uma plataforma omnichannel para integrar os canais de atendimento da marca, é possível também integrar o bot, aumentando o controle acerca dos contatos realizados.

Maior alcance

Há empresas que não utilizam o WhatsApp como meio de comunicação com o público por não contarem com uma equipe de atendimento suficiente para lidar com tantas interações. Trata-se de uma preocupação que encontra saída fácil com o uso de bots.

Com o bot para WhatsApp, os atendimentos são filtrados e não precisam esperar muito tempo para obter respostas. Assim, a comunicação da sua empresa consegue alcançar mais pessoas sem um grande aumento de custos.

Melhor experiência do usuário

Muitos brasileiros utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação. Essas pessoas podem não se sentir totalmente a vontade para interagir via outros meios, como as ligações telefônicas. Por essa razão, priorizar o atendimento via WhatsApp vai melhorar significativamente a experiência do consumidor com a sua empresa.

Personalização

Após o primeiro contato, o bot colhe uma série de informações sobre o cliente, dados pessoais, problemas, necessidades etc. Na segunda interação, a ferramenta já pode personalizar o atendimento, chamando o cliente pelo nome e antecipando a sua demanda, por exemplo.

Caso o atendimento seja repassado a um atendente, a equipe já conta com um panorama da situação, além de poder entender melhor o pode ser feito para resolver o problema do cliente.

Atendimento escalável

A capacidade de atendimento de um bot é estabelecida pela capacidade de processamento do servidor no qual ele está instalado.

Para aplicar a escalabilidade, basta inserir maiores recursos de tecnologia. Quando utilizamos bots baseados em nuvem, isso fica ainda mais simples e barato. Dessa forma, não é necessário investir em servidores locais, apenas em manter uma assinatura mensal, o que pode ser feito com poucos cliques.

Eficiência

Uma das principais vantagens, e o que está fazendo muitas empresas aplicarem os chatbots para WhatsApp, é a eficiência no atendimento ao cliente. Um bot pode realizar simultaneamente milhares de contatos e resolver uma série de problemas de forma rápida, otimizando os esforços do time de atendimento.

Como colocar em prática e medir os resultados

Adquirir e aplicar um chatbot para WhatsApp é algo relativamente simples. Já temos no mercado empresas que atuam no desenvolvimento de soluções como essa, e algumas organizações também investem na criação de suas próprias IAs.

Poder usufruir ao máximo de todos os benefícios de uma bot, o ideal é buscar a aquisição de uma plataforma omnichannel e a consultoria de uma empresa especializada no assunto.

Com isso, você pode medir os resultados não apenas dos atendimentos realizados via WhatsApp, mas de todas as interações feitas nos seus mais diversos canais de atendimento, melhorando sua capacidade de tomar decisões estratégicas acerca dos rumos do negócio.

A experiência do cliente se torna muito mais agradável quando você investe em tecnologias da comunicação. Como vimos, o bot para WhatsApp é uma realidade que pode ajudar a sua empresa a atingir um público ainda maior, sem aumentar custos com o time de atendimento. O que acha dessa ideia?

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