Entenda os impactos da automação de atendimento na satisfação dos clientes

Entenda os impactos da automação de atendimento na satisfação dos clientes

A automação de atendimento é uma realidade no mercado. As empresas notaram o quanto os consumidores estão esperando por respostas cada vez mais ágeis e personalizadas, de forma que a tecnologia se tornou indispensável para dinamizar as interações entre pessoas e organizações.

Nesse cenário, quem ainda não se adaptou a essa tendência precisa ficar atento, pois o momento de mudar é agora. Para os que já iniciaram o processo ou ao menos reconhecem a importância, este texto traz esclarecimentos sobre as vantagens de automatizar o atendimento e como fazer isso. Que tal se inteirar sobre o assunto? Continue lendo!

Como o atendimento impacta a satisfação dos clientes?

Os clientes estão cada vez mais exigentes e criteriosos: o atendimento eficiente é o básico. Quando a sua empresa presta um atendimento rápido, esclarecedor, coeso e expert no produto ou serviço, está apenas cumprindo o requisito mínimo para os consumidores. O que você faz que vai além nesse sentido?

Além de entregar a qualidade do atendimento, é fundamental pensar nos fatores de retenção e fidelização de clientes. Esse encantamento ou o “elemento x” que só o seu atendimento tem ou faz, o seu diferencial, isso sim é o que vai fortalecer o relacionamento com os seus clientes. Planejar isso é fundamental.

Sendo assim, quanto mais alinhado o seu atendimento for ao seu propósito, maior será a satisfação dos clientes. A lógica é simples: um atendimento eficiente, encantador e surpreendente faz com que as expectativas sejam superadas, gerando uma relação próxima com clientes, que se tornam verdadeiros promotores da sua marca.

Por que investir em automação do atendimento?

Principalmente quando é necessário fazer atendimento em larga escala, pode ser bastante complicado entregar toda essa qualidade da qual dialogamos sobre. Nesse contexto, a tecnologia é imprescindível: ela é o meio para conseguir gerenciar todos os seus contatos, sem perder o seu tom de voz e nem o seu propósito na comunicação.

Reafirmamos: as pessoas estão cada vez mais exigentes, mais conectadas, querem tudo para ontem. Um cliente demorar para receber uma resposta da sua empresa já é um fator para que ele considere o atendimento ruim. A organização precisa estar constantemente presente, acessível e pronta para atender as demandas.

Agora imagine ter que designar uma equipe para ficar 24 horas disponível em cada canal de comunicação. Além dos custos altíssimos, seria muito difícil manter tudo alinhado. A automatização de atendimento funciona nesse sentido: encaminha recursos de forma realmente relevante, gerando valor para o cliente e para os processos da empresa.

Quais são as vantagens da automação de atendimento?

Para explicar melhor quais são os impactos da automatização de atendimento, você precisa entender quais são os benefícios estratégicos que essa tecnologia traz para a gestão e como isso consequentemente melhora os resultados. Conheça a seguir quais são as principais vantagens e como elas podem mudar sua rotina!

Redução de custos

Comentamos que a automação do atendimento libera o tempo da equipe para de fato ser produtiva, deixando tarefas mecânicas para que a tecnologia resolva. Time trabalhando em tarefas que fazem parte do business gera alto desempenho, que promove alto retorno, que impacta na atuação da empresa como um todo, alavancando os resultados.

Essa é também uma forma de cortar excessos, percebe? Recursos como papel, arquivos etc. são evitados quando tudo é integrado em um sistema. Então, além de economizar literalmente com materiais que são dispensáveis, você também evita perda de tempo e aplica seu pessoal na orientação para resultados, inclusive na operação em home office.

Aumento da produtividade

Quando você aplica recursos no que realmente importa, o aumento da performance é evidente. Se a sua equipe está preocupada em gerar valor em vez de gastar tempo e energia em questões burocráticas e confusões que a falta de integração pode causar, o desempenho aumenta muito, resultando em um serviço melhor e cliente satisfeito.

Quais são os indicadores que você utiliza para medir a performance do seu atendimento? É hora de selecionar todas as métricas e traçar metas e planos de melhoria, envolvendo a automação nesse processo. A partir do momento em que a tecnologia agiliza todas as conexões e integra os setores, tudo muda. Faça testes A/B para comprovar!

Diminuição de erros e retrabalhos

O cliente entrou em contato por um canal, iniciou uma solicitação, mas depois falou com um outro atendente por outro canal: você tem dois colaboradores se aplicando na mesma tarefa. Em outro caso, em que a solicitação precisa passar de um setor para o outro, a chance de as informações se perderem também é altíssima.

Nesse sentido, a automação do atendimento é muito necessária, uma vez que os canais ficam integrados. Isso gera muita produtividade, afinal, evita situações de retrabalho e também erros por falta de comunicação ou ruídos na hora de passar as informações. Percebe como as vantagens são todas relacionadas? Um benefício implica em outro.

Integração dos canais

Falando nisso, a integração de canais é também uma vantagem estratégica. Na hora de gerenciar dados e informações para fazer campanhas de marketing, fidelidade e relacionamento, por exemplo, é ideal ter tudo que é necessário centralizado, tanto para agrupar, quanto para segmentar, analisar etc.

Como automatizar o atendimento da empresa?

O mais importante é que, ao utilizar diversos canais — isso é essencial —, a gestão consiga manter o relacionamento integrado, por meio de um sistema que opere toda a comunicação com o cliente. Essa centralização da gestão dá poder para tomar decisões em relação aos processos, à equipe etc.

Há diversas ferramentas que você pode utilizar para fazer a automatização do atendimento: respostas automáticas personalizadas, no WhatsApp, por exemplo, chatbots nas redes sociais, autoatendimento (que pode evitar muitas solicitações em que o problema é simplesmente resolvido com alguma informação ou envio), entre tantos outros.

O seu foco deve ser encontrar um bom parceiro de negócios nesse sentido, que entregue toda essa qualidade em um sistema super integrado de uso simples e estratégico. Agora, que tal descobrir do que se trata e como funciona? Leia o post sobre Software All In One que preparamos especialmente para você e fique por dentro!

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