Como o API oficial do WhatsApp pode ajudar no aumento das vendas?

api oficial do whatsapp

Com 2 bilhões de usuários no mundo, atualmente o WhatsApp é utilizado por empresas como canal de comunicação com o cliente. No entanto, algumas empresas enviam mensagens por meio de contas pessoais. Isso pode colocar em risco a imagem da marca, ficar vulnerável a falhas no sistema e dificultar na gestão da comunicação. O ideal para empresas é usar o API oficial do WhatsApp.

Trata-se de uma tecnologia que oferece recursos exclusivos para as empresas desempenharem de maneira mais eficiente o atendimento ao cliente. Integração de dados, conta verificada e uso ilimitado de atendentes estão entre algumas vantagens desse sistema.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e descubra como essa tecnologia evoluiu em relação ao WhatsApp comum e quais são as vantagens principalmente para as empresas. Confira!

Qual a diferença entre as versões do WhatsApp?

O WhatsApp surgiu em 2009 e cinco anos depois foi comprado pelo Facebook no valor aproximado de 16 bilhões de dólares. Inicialmente essa ferramenta servia para a comunicação entre pessoas comuns.

Mas em 2018, foi desenvolvida uma nova tecnologia que permitia fazer com que empresas tivessem maior autonomia e facilidade para realizar o atendimento ao cliente. Assim, estava criado o WhatsApp Business.

Porém, no mesmo ano, observou-se que ainda era possível realizar melhorias nesse aplicativo. Foram desenvolvidas alterações mais robustas nesse aplicativo, oferecendo mais recursos para gerenciamento de usuários, mais funções e interface exclusiva, entre outros.

Assim foi criado o API oficial do WhatsApp. A seguir, algumas diferenças entre essas três modalidades.

  • WhatsApp padrão: versão desenvolvida para o usuário comum, possui funcionalidades limitadas.
  • WhatsApp Business: desenvolvido para empresas de pequeno porte, facilitando o contato com seus clientes. Em relação a versão comum, estão disponíveis recursos adicionais, como adicionar nome, site, descrição e horário de funcionamento da empresa.
  • API oficial do WhatsApp: desenvolvido especialmente para médias e grandes empresas com o objetivo de facilitar a comunicação eficiente com os clientes. Somente nessa versão é possível encontrar recursos que permitem a comunicação unificada e outras vantagens exclusivas.

Quais os benefícios de utilizar o API oficial do WhatsApp?

Como vimos, o WhatsApp aprimorou suas ferramentas para facilitar e aprimorar o atendimento com cliente e oferecer recursos extras para as empresas. Você deve estar se perguntando quais são essas melhorias. Vamos conferir algumas a seguir.

Atendimento automatizado

O API oficial do WhatsApp permite que sejam utilizados chatbots. Trata-se de uma ferramenta que diminui as filas de espera, descongestiona o atendimento, melhora a captura de clientes em potencial e aumenta a disponibilidade da empresa para o atendimento.

Com esse recurso atrelado ao API oficial do WhatsApp é possível que a empresa seja mais eficiente e rápida na hora de oferecer um serviço de suporte ao cliente. Afinal, não custa lembrar que o tempo que o cliente leva para ser atendido pode ser um fator determinante para ele adquirir um serviço ou desistir.

Número ilimitado de atendentes

A empresa que possui apenas o WhatsApp Business geralmente tem dificuldade em gerenciar atendimento nesse aplicativo. Afinal, nessa condição a empresa tem apenas um atendente por número de telefone cadastrado.

Algumas empresas até tentam driblar essa situação disponibilizando mais de um número de telefone. No entanto, isso dificulta ainda mais gerenciamento do atendimento.

Com o API oficial do WhatsApp, essas situações simplesmente não acontecem. Isso porque essa ferramenta permite a integração de um número a uma plataforma de atendimento digital no qual pode conter quantos atendentes quiser, todos trabalhando simultaneamente.

Além do mais, a empresa com essa ferramenta consegue identificar de maneira fácil o histórico das conversas e qual atendente fez contato com o cliente.

Integração com outros canais de comunicação

É bem verdade que o avanço da tecnologia permitiu ampliar os canais de comunicação. Um tempo atrás as pessoas costumavam fazer contato com a empresa apenas por ligações telefônicas.

Hoje é possível perceber que o usuário, além do telefone, pode entrar em contato com a empresa via Facebook, no site da empresa e até mesmo pelo WhatsApp. É bom lembrar que quanto mais canais diversos a empresa apresentar, mais alcance ela terá no atendimento ao público.

Nesse sentido, o API oficial do WhatsApp permite a integração de todos os canais de atendimento em um só lugar. Dessa maneira, a equipe de atendimento não esquece de atender o cliente em determinado canal ou demorar muito para respondê-lo.

Emissão de relatórios de atendimento

Outra vantagem do API oficial do WhatsApp é a emissão de relatórios de atendimento. Isso quer dizer que essa ferramenta fornece estatísticas e permite a extração de relatórios referentes aos atendentes.

Essa comodidade auxilia a empresa a verificar se os procedimentos padronizados adotados no atendimento estão sendo cumpridos. Por exemplo, se a linguagem utilizada para abordar o cliente é adequada ou se as perguntas que devem ser feitas durante o contato estão de fato sendo feitas.

Verificar esse tipo de padronização é fundamental para que a empresa tenha uma postura unificada e coerente com os seus valores e a proposta da marca. Sem contar que as estatísticas geradas pelos relatórios podem servir de parâmetro para indicadores de produtividade da equipe de atendimento.

Selo de confiabilidade

Com a popularização do uso do WhatsApp e a utilização deste por empresas, um efeito colateral tem sido constatado: o uso mal intencionado de dados.

É o caso, por exemplo, de fraudadores entrarem em contato com clientes pelo WhatsApp dizendo representar determinada empresa. Dessa forma, o cliente pode ser enganado e fornecer seus dados para eventuais usos inapropriados.

Para evitar essa atividade fraudulenta, o API oficial do WhatsApp oferece, de maneira exclusiva, o selo de autenticação. Ele permite verificar que aquele telefone está realmente vinculado a uma empresa. Dessa maneira, a empresa passa mais segurança ao cliente no momento em que deseja se comunicar com ele.

Essas foram algumas informações sobre o API oficial do WhatsApp. É importante reforçar a necessidade de manter o público conectado e buscar uma experiência diferenciada. Isso quer dizer, por exemplo, estudar o público e saber quais as técnicas de atendimento mais adequadas para comunicá-lo via WhatsApp.

Quer conhecer mais uma possibilidade tecnológica para sua empresa? Leia agora mesmo este texto e descubra o que uma gestão omnichannel pode oferecer ao seu negócio. 

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