Qual a importância de um agente digital para sua empresa? Confira agora!

agente digital

Você provavelmente já deve ter ouvido dizer que nós estamos vivendo a era da informação. Mas o que esse termo impacta nas mudanças do comportamento dos clientes? E ainda sendo mais específico, como afeta o atendimento ao cliente? É nesse contexto que podemos compreender o agente digital.

Trata-se de um recurso tecnológico que ajuda a automatizar os atendimentos pela internet. O agente digital funciona graças à integração com outras tecnologias, como a inteligência artificial, que simula atendimento humano e trabalha sozinha sem a necessidade de intervenção humana.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e descubra o que é agente digital, como ele pode melhorar o atendimento ao cliente e como pode ser utilizado nas mais variadas formas. Confira!

Afinal, o que é agente digital?

O agente digital é uma tecnologia que permite realizar o atendimento ao cliente por meio de sistemas automatizados. Utilizando-se da inteligência artificial, os agentes digitais conseguem entender a necessidade do usuário e oferecer uma solução adequada, sem a necessidade de ter uma intervenção humana.

Dessa maneira, o agente digital consegue replicar por meio da tecnologia o que um atendente humano poderia fazer. Quando implementado de maneira eficiente, o agente digital garante que a empresa realize um atendimento ao cliente mais agradável de maneira objetiva e reduz as chances de erros de comunicação.

Quais são as vantagens de utilizar o agente digital?

Como se trata de um software, o agente digital deixa que a empresa fique livre de possíveis problemas com a equipe de trabalho. Porque quando programado de maneira correta o agente digital consegue dar respostas aos clientes cada vez mais claras e sem os ruídos de comunicação que geralmente ocorrem quando o atendimento é feito por um ser humano. Mais detalhes sobre as vantagens dessa tecnologia a seguir.

Otimização do trabalho dos atendentes

Muitas vezes o atendimento o cliente feito de maneira tradicional acaba demorado e pouco eficiente. Porque atendente gasta um tempo tentando perceber quais são as necessidades do cliente e pode ser que não consiga acertar no alvo.

Com o uso do agente virtual isso não acontece porque ele é programado para resolver as questões mais simples e objetivas que são recorrentemente levantadas pelos clientes da empresa. Sendo assim, ele consegue reduzir o quadro de atendentes humanos, transferindo esses colaboradores para trabalharem em estratégias mais complexas da empresa.

Nesse sentido, a rotina de trabalho dos colaboradores melhora consideravelmente, pois não se perde tempo com atendimentos prolongados e exaustivos.

Inteligência artificial

Você pode se assustar com esta informação, mas ela é verdadeira: sabia que o agente digital consegue de fato escutar o que o cliente tem a dizer? Isso acontece graças à inteligência artificial, que utiliza ferramentas especiais no reconhecimento de voz do cliente.

Basta o consumidor utilizar algumas frases para que a inteligência artificial consiga direcionar a informação necessária para o cliente. Logicamente que esse tipo de estratégia funciona de maneira eficiente quando devidamente programada e quando reúne uma boa pesquisa das questões mais levantadas pelos clientes. A principal vantagem desse tipo de tecnologia é justamente reduzir a ligações que ficam retidas no atendimento ao cliente.

Maior conhecimento sobre o cliente

Por mais que o atendente humano trabalhe por longos anos da empresa possivelmente ele não vai conhecer todos os detalhes dos clientes. Isso não se deve à falta de pesquisa ou habilidade do atendente, mas simplesmente porque ele não tem acesso aos dados que uma tecnologia consegue ter.

Com a utilização do agente digital, é possível criar um banco de dados que reúne as informações dos clientes dos mais variados canais da empresa. Esses dados armazenados conseguem criar um repertório capaz de fomentar novas estratégias de atendimento ao cliente.

Nesse sentido, o agente digital consegue de maneira inteligente articular quais são as necessidades daquele consumidor e com isso oferecer a melhor resposta.

Redução do tempo de chamada

Com o agente digital, o cliente tende a gastar menos tempo ao telefone. Isso porque esse tipo de agente consegue fazer o atendimento de maneira ágil sem necessitar que o cliente fique parado numa linha telefônica para ser atendido.

Como resultado disso, os problemas podem ser resolvidos de maneira mais fácil e rapidamente a empresa aumenta as chances de fidelização do cliente. Isso porque este a consegue elogiar a marca para outras pessoas devido ao bom atendimento recebido por um agente digital.

Como agentes digitais podem ser utilizados?

Para que as empresas comecem a utilizar o agente digital no atendimento ao cliente, é fundamental investir tempo e recursos para a implementação dessa ferramenta. A seguir elencamos quais são os tipos de utilização dessa tecnologia para a empresa.

Agente digital para o SAC

Ele atua no suporte de serviço de atendimento ao cliente (SAC), sendo uma das aplicações mais comuns do agente digital. Ele tem como principal objetivo tornar automático o atendimento de maneira que os contatos de maior volume sejam direcionados para o atendimento para o agente digital.

Nesse tipo de atendimento vão estar presentes por exemplo dúvidas mais frequentes sobre o produto e os serviços oferecidos pela empresa. O agente digital consegue reduzir a fila de espera e também diminuir o tempo que o cliente leva para ser atendido.

Captação de leads

O agente digital também pode ser utilizado para angariar mais clientes. Isso acontece porque o agente digital utiliza-se dos bancos de dados de contato da empresa fazendo um cruzamento com as informações já recolhidas dos clientes.

Em termos práticos, o agente digital consegue saber qual o produto ou serviço da empresa está mais de acordo com o perfil daquele cliente. Nesse sentido, o contato com novos leads vai ser mais certeiro, o que é muito interessante para equipe de vendas.

Essas foram algumas informações sobre agente digital. É importante perceber que acompanhar e aderir as tendências tecnológicas é uma condição indispensável para angariar mais clientes. Nesse sentido, a empresa deve sempre buscar parcerias com outras organizações que tenham uma experiência em utilizar tecnologias modernas para empresas.

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