A sua empresa precisa ser omnichannel?

A sua empresa precisa ser omnichannel

Atender na loja, responder uma dúvida por telefone, responder por e-mail e realizar uma troca pelo site. Calma, pode parecer muita coisa, mas já é a realidade de muitas empresas conectadas na Era Digital. Conhecido como omnichannel, essa prática já é bem conhecida até mesmo dos clientes e tem sido cada vez mais comum.

Existem muitos conceitos surgindo hoje em dia e em alguns casos é até difícil acompanhar todos. Um dos mais importantes, e que já é tendência, é o omnichannel. Não sabe o que significa? Não se preocupe, pois hoje vamos te explicar tudo sobre esse assunto super atual e porque você precisa ficar por dentro dele.

O que é omnichannel?

Esse conceito vem para quebrar aquela ideia de que uma empresa com loja física deve ser apenas isso ou que um e-commerce só deve atender pelo site e nada mais. Esqueça isso, o futuro é estar em todos os lugares.

Uma empresa omnichannel é aquela que atende os clientes por todos os canais possíveis. Seja presencialmente, por e-mail, telefone, sinal de fumaça… Não importa por onde, o que interessa é estar presente e atender seus clientes sempre que possível.

Quais as vantagens do omnichannel?

É cada vez mais comum que seu clientes estejam conectados o tempo todo, principalmente nos smartphones. Essa mudança de hábito do consumidor fez com que as empresas também se adaptem, ou pelo menos quem deseja acompanhar este ritmo deve fazer isso.

Imagine que seu cliente resolveu de última hora que ele precisa do produto que sua empresa vende. Se você só atende em horário comercial e só responde e-mail enquanto seu concorrente possui uma loja online, qual você acha que o consumidor irá escolher?

 

empreendedora usando plataforma omnichannel

Esse conceito serve até mesmo para resolver problemas em momentos ruins, como uma reclamação. Empresas omnichannel possuem diversos canais para receber as queixas do cliente, bem como mais agilidade para responder.

Por exemplo, ter um chatbot pode resolver um problema do seu cliente rapidamente e a qualquer hora do dia. Isso faz com que ele fique satisfeito com o serviço e até volte a fazer novas compras com você, algo impensável se a resposta demorar algumas horas ou até mesmo dias.

Quem precisa de omnichannel?

Muitos acreditam que apenas grandes corporações precisam do omnichannel para empresas, porém isso não é verdade. Pequenos negócios, grandes companhias e até mesmo órgãos governamentais devem abraçar essa prática.

Ser omnichannel está cada vez mais no cotidiano de clientes de diversos segmentos, e as empresas que incorporarem isso terão inúmeros benefícios. É importante destacar que o custo para a implantação de um sistema omnichannel é muito mais barato do que parece e tem um excelente custo benefício.

Para entendermos as vantagens e as necessidades do omnichannel para empresas basta nos colocarmos como clientes. É inegável que essa tendência já está se estabilizando em todos os portes e segmentos de negócios. Adotar o omnichannel já está sendo até mesmo obrigatório em alguns ramos, talvez o seu seja um deles.

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